Fadista Emanuel Moura, Fados Humorísticos, Fadistas, Fado, Musica portuguesa, Espectáculos, Emanuel Moura, Fado Humorístico, Fado mal Criado, Humor, Fados
Emanuel Moura, Fados Humorísticos
15 Dezembro, 2019
Belito Campos, artistas, cantores, Portugal, Cantores, contactos Belito Campos, Musicas do Belito Campos, vídeos, artistas
Belito Campos
6 Novembro, 2019

Espectáculos TOY

António Manuel Neves Ferrão, é este o nome de Toy, que começou muito cedo a sua carreira artística. Com 5 anos apenas actuou numa festa organizada por uma colectividade Setubalense. Setúbal, cidade de onde Toy é natural, teve uma grande influência no seu carácter. Aos 11 anos passou a integrar o grupo de teatro da sociedade musical Capricho Setubalense ao qual se manteve ligado durante cerca de 5 anos.

Após concluir as suas obrigações académicas na escola Comercial de Setúbal emigrou para a Alemanha, onde viria a editar o seu primeiro trabalho no qual colaborou um grupo de músicos alemães – os “Prestige”.

Vivendo oito anos na Alemanha teve a oportunidade de trabalhar em vários estúdios de gravação, onde exerceu a função de produtor de vários artistas e grupos. Em simultâneo desenvolvia os seus próprios trabalhos. Em 1984 trouxe para Portugal uma gravação de dois temas que deram origem ao seu primeiro single, “Dias de Paz”. Seguiu-se outro single “Depois de Ti” e em 1998 usando já o nome de Toy nome que escolheu para a vida artística visto este ser o nome que todos os seus amigos e familiares lhe chamavam, lançou-se para um terceiro trabalho intitulado “Mulher Latina”.

Em Abril de 1989 é lançado o single “Mãe (Três Letras de Saudade)”, juntamente com uma cassete que incluía nove temas, editados posteriormente em LP. Oito meses depois sai um novo LP com 10 temas – “Por Ti”.

Em simultâneo com várias participações em diversos programas televisivos e radiofónicos juntamente com os mais variados espectáculos na África do Sul, no Canadá e em vários países europeus, desenvolve na editora a que estava ligado trabalhos de produção de vários artistas, como trabalhos seus como autor e compositor.

É de realçar que Toy foi o primeiro português a escrever e a cantar Lambada, do qual foram vendidas acima de 1.000.000 cópias.

Cantor TOY

Em 1990 participou com “Mais e Mais” no Festival da Canção da RTP, obtendo o 2º lugar e o prémio de interpretação. Um ano mais tarde foi editado um single de promoção, “E até quanto”, prevendo-se a saída de um novo LP no ano seguinte. Deve-se salientar que este trabalho já foi desenvolvido sob a égide da editora Valentim de Carvalho, com quem havia assinado contrato durante os seguintes 5 anos. Durante este período houve o lançamento de vários trabalhos discográficos deste artista, os quais tiveram bastante êxito. Trabalhos como “Anjo Vingador”, “Quem é Quem é”, “Cabana Junto à Praia”, “Champanhe e Amor” tiveram lugar no Best of Toy e foi após este trabalho que foi lançado o famoso tema “Chama o António”. Foi nesta altura que, em Portugal, chegou uma vaga de novos cantores com o intuito de chamar a atenção à opinião pública e críticos. Toy lança então este tema para mostrar o que vale e para não ser posto à margem por outro tipo de música que estava na moda.

Entretanto desenvolveu mais temas para programas televisivos, como por exemplo o “Buéréré” e o programa “1, 2, 3” entre outros nomes de grande gabarito.

Em 1997 assinou contrato com a editora ESPACIAL que ainda se mantém, onde estreou o tema “Aguenta-te com esta”.

Em 1998 gravou o tema “Estupidamente apaixonado” devido ao facto deste ser o tipo de música que mais gozo lhe dá cantar. Nos dois anos consequentes não desenvolveu nenhum trabalho visto o seu ultimo ter tido uma boa aceitação que permitiu a Toy estrear-se na televisão. Foi então convidado a participar como júri residente no programa “Ri-te, Ri-te” apresentado na TVI.

No ano 2000 desenvolveu novo trabalho com o tema “Tu foste o Grande Amor”, afirmando-se assim como o cantor romântico que realmente é. Fora convidado então para Director Musical no programa “Tic-Tac Milionário” na estação TVI.

Aceitou o convite da NBP para fazer parte da Direcção Musical da próxima novela da estação TVI, “Olhos de Água”.

Depois dos grandes sucessos em telenovelas “Olhos de Água” (que foi um grande sucesso na Venezuela), “Nunca Digas Adeus”, “Último Beijo” e “Tudo Por Amor”, lança então um álbum em 2002 denominado “Eternamente Teu” no qual se encontra o êxito “És tão sensual”. Em 2003 depois de um estrondoso êxito com o programa televisivo “Na Casa do Toy”, edita então um álbum com as melhores canções.

Em 2004 edita o álbum “É SÓ SEXO” onde explora novos estilos musicais deixando para o ano seguinte o grande sucesso “SOU PORTUGUÊS” álbum que inclui “ÁGUA NÃO” e ainda um dueto com a cantora LARISSA VULPE (moldava) cantando em português e moldavo.
Em 2007 grava ao vivo o seu concerto no coliseu dos recreios em Lisboa, e edita o DVD/CD ao vivo “DIRECTO AO CORAÇÃO”. Neste grande sucesso toy aproveitou para cantar uma rapsódia de quatro músicas internacionais (espanhol, francês, alemão e inglês) tendo sido a origem de uma série de três CDs (RECORDAÇÕES, RECORDAÇÕES 2 e RECORDACÕES 3) que entre 2008 e 2011 têm feito as delícias de todos os seus fãs.
Em 2012 grava “enquanto estou vivo” dando enfase à sua vida pessoal e profissional e motivo para a gravação do DVD (gravado este ano no Fórum Luisa Tody em Setúbal).

Este circuito foi sempre complementado com grandes êxitos televisivos como “A tua cara não me é estranha” durante duas séries.

Foi sempre ativo em programas como o “Splash” e outros de entretenimento que sempre fizeram subir as audiências nacionais.
(in. Site oficial)