Cláudia Martins nasceu a 9 de Julho de 1991. Desce de muito nova começou a construir a carreira artística. Aos 8 anos aprendeu a tocar concertina e pouco depois no mundo das cantigas ao desafio. Desde cedo revelou a sua graça e a suas aptidões artísticas.
Em 2001 pertenceu ao grupo “Amigos de Guimarães” onde partilhou momentos de grande alegria e festa.
Em 2005, fez a parceria “Tiago & Cláudia”, experiência que a amadureceu, pessoal e profissionalmente. A partir daí aventurou-se na criação das suas próprias letras, brincando com as palavras e com as melodias.
No entanto, sentiu que devia mais aos seus fãs e optou por criar, em 2009, a banda “Minhotos Marotos”, nome selecionado, por um lado, como homenagem à região que a viu nascer e, por outro, dando um duplo sentido às letras que utiliza nas suas canções.
As comunidades portuguesas têm uma enorme influência na sua carreira profissional, pois desde 2006, passou a ser convidada a mostrar o seu trabalho, um pouco por todo o mundo. Simultaneamente os Minhotos Marotos, têm percorrido o país de lés a lés actuando em eventos diversos como grandes feiras, festivais, arraiais, romarias, festas académicas e apresentações na TV e Rádios.
A banda foi crescendo e actualmente tem sete elementos em palco. Os músicos são todos jovens e tocam vários instrumentos proporcionando a quem os ouve momentos de boa disposição, alegria e entusiasmo.
Este é um tipo de espectáculo muito procurado por quem gosta de dançar e ouvir cantigas “marotas” de improviso.
No ano de 2009 lançou o seu primeiro álbum intitulado “Minhotos Marotos”, onde se popularizou a música “Marotos”. O álbum de estreia foi um grande sucesso em Portugal e além fronteiras levando Cláudia Martins a realizar vários espectáculos por todo o mundo.
Desde essa altura, não tem parado, apresentando anualmente um álbum com originais que fazem as delícias do seu público.
Formação da banda:
Cláudia Martins – Vocalista principal, cantadeira ao desafio e tocadora de concertina; Isa – Teclista; Nando – Baterista; Pêga – Cantador ao desafio, tocador de guitarra, cavaquinho, flauta e braguesa; Ricardo Ferreira – Tocador de concertina e acordeão; Valter São Martinho – Cantador ao desafio e tocador de concertina; Zeca – Baixista;
Tiago & Claúdia, são os dois responsáveis por esta nova atitude e presença na música popular portuguesa. Eles são parte integrante de um grupo de música, onde as cantigas ao desafio e as melodias acompanhadas à concertina, cavaquinho, guitarra, bateria e outras percussões, marcam pela diferença. Um grupo composto por 5 elementos com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos de idade. Desvendado que foi um dos segredos deste trabalho, a constituição e idade dos seus elementos, convidamos agora a escutar faixa a faixa este cd. Prometemos doses maciças de boa disposição, jovialidade, alguma provocação e irreverência, que certamente irá ser uma mais-valia na música tradicional e popular portuguesa.
“Todos Queriam Tocar Nela” é o 2ª álbum desta banda que sem quaisquer margem para dúvida será um sucesso na música popular portuguesa, por entre as 10 faixas que compõem este cd podemos escutar canções como: “Encaixa a torneira na pipa”, “Cozer pão no teu forno (Desgarrada)”, “Martelão”, “Passarito”, “Compra-me frutas e legumes (desgarrada)” ou ainda uma desgarrada em desafio com Jorge Ferreira que não pode deixar de ouvir 10 temas que o vão surpreender e que serão presença constante em festas, romarias e bailes que acontecem um pouco por todo o país.
No ano 2009 nasceram os Minhotos Marotos com as suas músicas divertidas e picantes. Hoje estes jovens “marotos” são já sobejamente conhecidos do público. Com apenas 2 anos de existência os Minhotos Marotos continuam a acreditar na força da música popular portuguesa e nas suas raízes. Dessa vontade nasceu o seu novo álbum de originais, “Levanta mais a perninha”, em que mais uma vez os ritmos populares se cruzam com as letras irreverentes e as tradicionais desgarradas na criação de um álbum que não vai querer deixar de conhecer. Em “Levanta mais a perninha” para além dos temas escritos por Cláudia Martins (impulsionadora e criadora deste projecto) somos presenteados com 2 “desgarradas” com 2 convidados muito especiais: Augusto Canário e Jorge Ferreira. “Homem depila”, “A minha chave no teu cofre” ou ainda “Que saudade emigrante” e “Diversão do Minho” são apenas alguns dos temas que reflectem neste novo cd o cariz, as raízes e as crenças populares de uma região ou comunidade que tão bem representam
“O Segredo dos Minhotos” está revelado ao longo das 10 faixas musicais que a banda, uma das mais divertidas da música popular portuguesa apresenta no seu novo cd… Muita malandrice e música feita à medida da diversão e boa disposição, a grande mais-valia deste grupo. Esta é a promessa, totalmente cumprida com a edição deste novo cd. 10 Temas hilariantes e divertidos que aliam o som das concertinas às joviais vozes dos elementos que compõem este grupo tão representativo de uma forma de expressar e estar, tão peculiar e característica da cultura musical portuguesa. Sem esquecer 3 desgarradas interpretadas por Cláudia Martins em conjunto com Ricardo, Jorge e Valter, somos conduzidos ao longo de um trabalho abrangente que sem qualquer dúvida constitui uma surpresa que merece ser descoberta.
“Minhotos Marotos – “5 Anos ao vivo” é o resultado da gravação de uma verdadeira festa popular que ocorreu no Multiusos de Fafe no passado dia 30 de Novembro de 2013. Os Minhotos Marotos têm mantido a constante de lançar um trabalho por ano. Após o lançamento do quinto trabalho: “Caloira do Chic Chic” os Marotos debruçam-se sobre um projeto que resultou numa noite de pura diversão que foi também registada em vídeo. E que grandes surpresas este DVD apresenta! Entre as quais, dois grandes amigos ajudaram a tornar esta noite ainda mais divertida Rúben Vieira, animador da TVI, e Mike da Gaita, grande artista da Concertina e Desgarrada. Uma retrospectiva de uma carreira preenchida de sucessos ao longo de um concerto gravado ao vivo que demonstra o porquê dos Minhotos Marotos serem um dos conjuntos mais divertidos e animados, das desgarradas às modinhas, passando pelas provocações “inocentes”, ou não… de Cláudia Martins e dos restantes elementos dos Minhotos Marotos, fazem deste novo CD+DVD um trabalho que não pode deixar de conhecer. “Minho lindo”, “Todos queriam tocar nela”, “Encaixa a torneira na pipa”, “Só mete o nariz”, “Segredo”, “Levanta ais a perninha” ou ainda “Caloira do chic chic” são apenas alguns dos temas que são o cartão-de-visita para uma festa sem igual
“A marcha da Sedução” é já o sétimo trabalho do grupo que nasceu em 2005 como uma simples “brincadeira” mas que 3 anos depois se expande tornando-se no que hoje reconhecemos como os Minhotos Marotos. “Marcha da Sedução” é a conjugação do som das concertinas com as joviais vozes dos elementos que compõem este grupo tão representativo de uma forma de expressar e estar, tão peculiar e característica da cultura musical portuguesa. Um novo álbum repleto de marotice e muitas desgarradas em que colaboram, interpretes bem conhecidos da música popular portuguesa como Jorge Ferreira, Mike da Gaita ou ainda Nel Monteiro. A juventude, a alegria, a irreverência e a boa disposição numa “Marcha da Sedução” que a todos vai conquistar. Por entre outras canções neste novo cd dos Minhotos Marotos podemos escutar: “Ai que arrepio”, “Estudar o corpo” ou “Camionista” para além das inevitáveis desgarradas a que é impossível ficar indiferente.
Com as suas inúmeras composições musicais, o Minho é o berço e talvez a região mais conhecida, de onde parte o registo musical das desgarradas/cantares ao desafio. Minhotos Marotos são dignos representantes destes cantares ao desafio e da música popular portuguesa, que desperta boa disposição e muitos sorrisos a quem a escuta. Já com uma carreira consolidada, contam na sua discografia inúmeros sucessos musicais aos quais agora se juntam mais alguns, fruto da edição do seu mais recente cd – “Faz beicinho”. Este cd demonstra em grande parte o porquê dos Minhotos Marotos serem um dos conjuntos mais divertidos e animados. Das desgarradas, às modinhas, passando pelas provocações “inocentes”, ou não… de Cláudia Martins e dos restantes elementos dos Minhotos Marotos, fazem deste novo cd um trabalho que não pode deixar de conhecer. Entre as 13 canções que o compõem destacamos temas como: “É festa, é festa”, “Mais vale dormir sozinha”, “Artesanato Português” ou ainda “Risota” e o tema que dá nome a este cd “Faz beicinho” além das inevitáveis Desgarradas, “Vou levar-te ao céu” e “Streaptease do Jorginho” que conta com a colaboração de Christophe Dias na concertina.