A Banda Filarmónica da Mamarrosa foi constituída em 31 de Dezembro de 1916 pelo Maestro fundador, Jayme de Oliveira Pinto de Sousa. A Banda inicialmente era composta por elementos que este Maestro ensinara.
Após a sua morte, esta Associação foi gerida pelos seus filhos que garantiram a continuidade da mesma.
Em 1978, a Associação Beneficente, Cultura e Recreio da Mamarrosa tomou posse desta associação com o objetivo principal de a revitalizar e dar uma nova dinâmica através dos músicos, Álvaro Ferreira e Armando Vida que contribuíram de uma forma eficaz promovendo de novo novos elementos que eles formaram.
Atualmente, esta Banda contém uma escola de música que garante a formação e continuidade da transmissão de conhecimentos dos elementos mais velhos para os mais novos.
Com já 100 anos de existência sempre soube representar com dignidade o nome da sua freguesia (Mamarrosa), o seu concelho (Oliveira do Bairro) e o seu país (Portugal) nos momentos que se internacionalizou.
Apresentada em público pela primeira vez em 31 de Dezembro de 1916, a BANDA FILARMÓNICA DA MAMARROSA chamou-se nessa altura Banda Escolar, por ser constituída pelos alunos da Escola Primária onde leccionava o seu Maestro fundador, JAYME DE OLIVEIRA PINTO DE SOUSA.
Após a morte do seu Maestro fundador, ocorrida em 1940, passou a Banda a ser dirigida sucessivamente pelos seus filhos José, António e Orlando.
Após um período de algumas vicissitudes, um grupo de Mamarrosenses, alarmados com o rumo que as coisas estavam a tomar e receando o pior para a sua já sexagenária Banda, fundam em 1978, a Associação Beneficente Cultura e Recreio da Mamarrosa, com o objectivo primeiro de a revitalizar, dando-lhe uma nova orientação e procurando imprimir-lhe uma nova dinâmica. É então que, pela mão de dois músicos, Álvaro Ferreira e Armando Vida, mas principalmente o primeiro – pessoa de imensa generosidade, inexcedível amor à sua Banda e à sua terra, dotada de infinita paciência, começam a entrar para a Banda dezenas de jovens e crianças inoculando o sangue novo indispensável à sua desejada revitalização.
A Banda Filarmónica da Mamarrosa, possui, desde então, uma Escola de Música que assegura assim a continuidade da sua própria existência, pelo lançamento constante de novos músicos nas suas fileiras.
(in facebook)
Centenário da Banda da Mamarrosa
2016
Banda Filarmónica da Mamarrosa – 99 anos
2015
2015-09-13 – Ponte de Lima :
Feiras Novas 2015 –
Banda Filarmónica da Mamarrosa – ABBA MIA.
2010
BANDA FILARMONICA MAMARROSA