Maria Lisboa, contactos com a Maria lisboa, cantora Maria Lisboa, espetaculos Maria Lisboa, musica, portuguesa, artistas, Artista Maria Lisboa
Maria Lisboa
13 Fevereiro, 2015
uskadabila, Os ca da vila, Banda uskadabila, Banda os cá da vila, Grupo Musical Uskadavila
Grupo Uskadabila
21 Dezembro, 2014
+

Orxestra Pitagórica – Coimbra

Orxestra Pitagorica, coimbra, tunas, musica, popular, portuguesa, universidade, grupos, musicais, populares

Orxestra Pitagórica

Orxestra Pitagórica é um grupo da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. Tocam músicas conhecidas com letras a satirizar aspectos da vida Académica e Política portuguesa.

Datam do final do século passado as primeiras actuações da Orxestra Pitagórica. Em 1981, pouco depois da fundação da Secção de Fado da AAC, ressurge com o objectivo primordial de preencher um lacuna muito grave em termos académicos, ou seja, o de não haver ninguém capaz de dizer coisas serias a rir, o que equivale a dizer que a irreverência académica já não se manifestava genuinamente, isto é, que o estudante havia esquecido o que de mais sério há: a alegria e o espírito académico. Assim, para o Sarau da Queima das Fitas de 1981, organizou-se a “Orxestra Pitagórica” retomando o agrupamento em tempos existido no seio da academia. Dotada de instrumentos sérios como violas, acordeão, cavaquinhos e bandolins, etc… e de instrumentos seríssimos como sanitas, sinais de transito, autoclismos, cântaros, chapéu de chuva de guizos, etc. …, a Orxestra Pitagórica lançou ao público o seu repertório cénico e musical de cariz vincadamente “gargalhorico” e popular, dando o toque estudantil a algumas pitorescas músicas que popularmente são entoadas por esse Portugal alem. Dos seus últimos 19 anos de vida, sem interrupções, a Orxestra Pitagórica já calcorreou todo este Portugal de norte a sul e vários programas de televisão assim como na Expo ’98. La por fora, Espanha, Franca e Itália foram os países visitados.
(in:wikipedia)