O Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia, Associação de Utilidade Pública, fundado a 19 de Abril de 1980, na Freguesia de Alhos Vedros, Concelho da Moita, está situado na Célebre Região Etnográfica “CARAMELA”, Sul da Província da Estremadura. O Rancho desde a sua fundação dedicou-se á recolha das músicas, danças, cantares, trajes, usos, costumes e tradições dos “Povos Caramelos” que no principio do séc. XIX, povoaram a localidade rural da Barra Cheia e sua região, povos vindos da Província da Beira Litoral, especialmente dos concelhos de Mira e Cantanhede.
Ao longo da sua actividade o Rancho da Barra Cheia, tem participado nos principais Festivais de Folclore, Nacionais e Internacionais em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica e Itália, assim como em diversas Festas e Romarias.
Está Filiado na Federação do Folclore Português, o Rancho foi distinguido com a “Medalha de Mérito Artístico e Cultural do Município da Moita.
É organizador de diversos Festivais Nacionais e Internacionais de Folclore na Barra Cheia e localidades vizinhas.
Reconstituiu regularmente desfolhadas, casamentos tradicionais, Círios a N.ª Srª da Atalainha e exposições Etnográficas dedicadas ao Povo local.
(in)