Rancho Folclórico da Boa Esperança de Alhais, Carriço, Pombal

Rancho Folclorico Nossa Senhora da Alegria, Castelo de Vide, Portalegre, Ranchos Folclóricos, Ranchos Alentejanos, Grupos Folclóricos, Folclore Português, Ranchos do Alentejo, Ranchos Portugueses, Grupos Folclóricos, Contactos de Ranchos
Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide, Alentejo
15 Dezembro, 2016
Grupo Folclórico de São Torcato, Guimarães, Folclore, Português, Minhoto, Minho, Ranchos do Minho, Rancho de São Torcato, Ranchos Folclóricos, contactos, Grupos de folclore, Grupos minhotos
Grupo Folclórico de São Torcato, Guimarães
13 Dezembro, 2016

Rancho Folclórico da Boa Esperança de Alhais

(Carriço, Pombal, Leiria)

O Rancho Folclórico da Boa Esperança de Alhais, como o próprio nome indica, representa a localidade de Alhais, que pertence a freguesia do Carriço, concelho de Pombal.

Formado em Setembro de 2014 por um grupo de amigos que tinham em comum o gosto pelo folclore, conta actualmente com cerca de 55 elementos repartidos nas várias funções, com idades compreendidas entre os 4 e os 66 anos.

Inicialmente, o Rancho foi criado com o objectivo de participar apenas num evento organizado pela colectividade local, no entanto perante o sucesso obtido e dado o manifesto apoio da população decidiu manter-se em actividade, tendo efectuado diversas actuações, dentro e fora do Concelho, com participações em diversos festivais de folclore.

No decorrer das suas actuações, o Rancho Folclórico da Boa Esperança de Alhais, apresenta também um Grupo Infantil, o que representa um momento bastante divertido das suas actuações.
O Rancho procedeu a uma recolha etnológica das danças e cantares que faziam parte da memória dos mais velhos e que representavam as tradições da nossa região. Apresenta melodias que passavam de geração em geração e que “ficaram no ouvido” daqueles que as reproduzem.

Utiliza um conjunto de instrumentos típicos, de que fazem parte: o bombo, os ferrinhos, o reco-reco de cana-da-índia e o acordeão (que substitui a concertina, usada em tempos passados)
Este Rancho pretende que todos os elementos, em especial as crianças se divirtam, convivam entre si, e que tomem conhecimento da cultura dos seus antepassados, alertando-os para a necessidade de preservar esta sua herança cultural. (in Freguesia do Carriço)

Rancho Folclórico da Boa Esperança de Alhais

Rancho de Alhais, Carriço, Pombal, Rancho da Boa Esperança, Grupos Folclóricos, Beira Litoral, Ranchos Folclóricos, Folclore do Litoral, Distrito de Leiria, Ranchos Portugueses, Ranchos

Rancho Folclórico da Boa Esperança de Alhais