Rancho A Tileira, Ranchos folcloricos, interior, Norte, contactos, Rancho Folclórico e Etnográfico A Tileira, Lourosa, São Pedro do Sul, Viseu
Rancho Folclórico e Etnográfico da Tileira de Lourosa
3 Agosto, 2015
Rancho Folclórico da Correlhã, Ranchos do Minho, Braga, Portugal, Contactos, Rancho da Correlhã, Ranchos do Norte, Contacto do Rancho, Grupos Folcloricos
Rancho Folclórico da Correlhã
26 Julho, 2015
+

Rancho Folclórico da Mugideira

Ranchos Folclóricos, Estremadura, Ranchos, Turcifal, Torres Vedras, Lisboa, Contacto, Rancho Folclórico "Danças e cantares" da Muginheira, Rancho Muginheira

Historial do Rancho

(até 2005)

O RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO “DANÇAS E CANTARES” DA MUGIDEIRA FOI FUNDADO EM 9 DE DEZEMBRO DE 1994 FEZ A SUA PRIMEIRA APRESENTAÇÃO EM PUBLICO EM 18 DE JULHO DE 1995.

ESTA SEDIADO NO LUGAR DA MUGIDEIRA, PEQUENA ALDEIA PERTENCENTE A FREGUESIA DO TURCIFAL, QUE FICA SITUADA A 3 KM A SUL DA CIDADE DE TORRES VEDRAS, SUA SEDE DE CONCELHO E A 30 KM DE LISBOA SUA SEDE DE DISTRITO.

ESTA SITUADA NUMA ZONA QUE É RODEADA POR ENUMERAS QUINTAS, NAS QUAIS ERAM PRODUZIDAS VARIAS CULTURAS, ESPECIALMENTE VINHA E CEREAIS.

FAZ PARTE DA PROVÍNCIA DA ESTREMADURA, REGIÃO SALOIA, VISTO ESTAR BEM PERTO DA CAPITAL.

QUANTO AO RANCHO FOLCLÓRICO, DESDE A PRIMEIRA HORA EFECTUOU RECOLHAS JUNTO DAS PESSOAS MAIS IDOSAS DA FREGUESIA. NESTAS PESQUISAS CONSEGUIU ALGUMAS MARAVILHAS.

NOS TRAJES DESTACAM-SE OS DE PASTOR,QUEIJEIRA,ABEGAO,CEIFEIRA,CARROCEIRO,LAVADEIRA MULHER DA HORTA,VINDIMADEIRA,ENXERTADOR,CAPATAZ,DOMINGUEIROS E DE FESTA, ENTRE OUTROS.

NAS DANÇAS E CANTARES DESTACAM-SE: AS CARREIRINHAS,VIRA CASTIÇO,BAILARICO SALOIO,ENLEIO,CHICOTE,AS SAIAS,AS POMBINHAS DA CATRINA,BAILARITO,GROJÉ EM VOLTA,QUEM ANDA NO MEIO,MANUEL,FUI AO CAMPO AS FLORES,VALSA A DOIS PASSOS,DOMINÓ,BICO E TACÃO,VERDES GAIOS…

DESDE A FUNDAÇÃO DESTE RANCHO ATE AO DIA 16 DE JUNHO DE 2001, ESTEVE INTEGRADO NUMA ASSOCIAÇÃO EXISTENTE NA ALDEIA E, SENTINDO NECESSIDADE DE IR MAIS LONGE, A PARTIR DESTA DATA TORNOU-SE AUTÓNOMO, DESEJANDO CADA VEZ MAIS RECOLHER, PRESERVAR E DIVULGAR A CULTURA DA REGIÃO SALOIA, O MAIS FIELMENTE POSSÍVEL

TEM PARTICIPADO EN INÚMEROS EVENTOS E JA PERCORREU O PAIS DESDE O MINHO AO ALGARVE, TENTANDO REPRESENTAR COM A MÁXIMA FIDELIDADE, A ZONA EM QUE SE INSERE.

EM 2004 PARTICIPOU NUM FESTIVAL MUNDIAL DE FOLCLORE EM ZARAGOZA (ESPANHA).

E EM 2005 DESLOCOU-SE PELA SEGUNDA VEZ A ESPANHA, DESTA VEZ A BOIRO (CORUNHA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.