Um Rancho que foi fundado em 1998, é sócio efectivo da Federação do Folclore Português , O Rancho tem participado em várias actuações por todo o pais, já actuou na Suiça , em New Jersez (EUA), na Maia(Açores), RTP 1 e na RTP Açores.
O Rancho Folclórico e Etnográfico da vila de Pias, concelho de Ferreira do Zêzere foi fundado a 19 de Abril de 1998, com o objectivo de unir os jovens e preservar os uses e costumes dos nossos antepassados.
As suas danças têm várias influências beirãs, Alto e Baixo Ribatejo e são compostas por viras, fados, fandango e danças de roda.
Os seus trajes reportam ao fim do século XIX, princípios do Século XX, foram reproduzidos através de pesquisas efectuadas as pessoas de mais idade da nossa freguesia e em dados que se encontram nas quintas da nossa freguesia. São compostos por traje de Noivos, trajes de Domingueiro, trajes de Trabalho, criada, entre outros.
O Rancho Folclórico e Etnográfico da vila de Pias tem participado em várias actuações por todo o país. No estrangeiro já actuou na Suiça em 2001, em New Jersez (Estado Unidos da América) em 2005 , nos Açores (Maia) e já participou em programas televisivos na RTP 1 e na RTP Açores.
É sócio efectivo da Federação do Folclore Português desde 2002, Filiado no INATEL desde 1998 e é sócio da Associação de Defesa de Folclore da Região de Turismo das Templários.