Cante alentejano é Património da Humanidade

Amigos da Concertina São Bento, Póvoa de Lanhoso, Concertinas Minho, grupos minhotos, musica popular, grupo de musica tradicional
Amigos Concertina São Bento
26 Outubro, 2014
vinho de Portugal, desgarradas do Canário, João Paulo Rodrigues, Sic, Televisões, Canário, Toy, Desgarrada, Televisao, Vinho Português, cantores, Populares
Homenagem ao vinho de Portugal
5 Fevereiro, 2015
+

Cante alentejano é Património da Humanidade

Cante Alentejano, Cante, Património, cultural, Unesco, Património Cultural, Portugal, Alentejo

Cante alentejano é Património da Humanidade

27/11/2014

O cante alentejano, um canto colectivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A distinção foi aprovada, esta quinta-feira de manhã, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, que está reunido esta semana em Paris (França).

O comité aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. A declaração do cante alentejano como Património da Humanidade foi aprovada às 11.18 horas (10.18 horas em Portugal continental), cinco minutos depois de ter começado a sua avaliação. Durante a fase de análise, na reunião do comité da UNESCO, a candidatura portuguesa foi considerada como um dos “bons exemplos de candidaturas seleccionadas pelo comité”. Logo após a decisão, as vozes de cantadores alentejanos fizeram-se ouvir na sala onde está reunido o comité, na capital francesa, tendo a actuação sido amplamente aplaudida, no final. A candidatura do cante alentejano a Património da Humanidade foi entregue à UNESCO em Março de 2013, depois de, em 2012, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter decidido adiar a sua apresentação, por considerar que o processo não reunia condições para ser aceite. No final de Outubro deste ano, uma comissão internacional de especialistas da UNESCO deu um parecer positivo à candidatura, que classificou como “exemplar”.

A candidatura foi promovida pela Câmara Municipal de Serpa/Casa do Cante, com o contributo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Casa do Alentejo, em Lisboa, da Confraria do Cante Alentejano e da Moda – Associação do Cante Alentejano.

(in JN)

CANTE ALENTEJANO JÁ É PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE.

Video Serpa Digital

À hora que se anunciou que o cante alentejano foi reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade, mais de 400 crianças, da escola Mário Beirão, envolvidas no projecto cante na escola, Herança com raízes, cantaram a moda “Castelo de Beja”.

Publicação de Diário do Alentejo.

 

O “Diário do Alentejo” acompanhou, na sede da Unesco, em Paris, o momento do reconhecimento do cante a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Depois da aprovação, ouviu-se, no palco da Unesco, “Alentejo, Alentejo”, interpretado pelos cantadores de Serpa.