Banda Filarmónica de Ferreira do Alentejo, Banda Alentejanas, Distrito, Beja, Contactos, Sociedade Filarmónica Recreativa de Ferreira do Alentejo, Bandas, Filarmónicas
Banda Filarmónica de Ferreira do Alentejo, Distrito de Beja
1 Outubro, 2016
Sociedade Musical Mindense, bandas de Musica, Portugal, Distrito Santarem, Leiria, Contactos de bandas, Musica, Filarmonica, Bandas Filarmonicas, Contacto
Banda da Sociedade Musical Mindense
30 Setembro, 2016

Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, Banda de Musica, Alverca do Ribatejo, Distrito de Lisboa, Portugal, Bandas Portuguesas, Contactos, Bandas, Filarmónicas, Bandas de Musica, Zona de Lisboa

História da SFRA

Fundada a 6 de Outubro de 1874, a Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense é uma Instituição de utilidade pública com um passado digno de ser incluído na história da cultura do país.

A sua primeira sede, situou-se na Calçada do Terreirinho, na parte alta da então Vila de Alverca. Por volta de 1895 nasceu a Banda Filarmónica, também já centenária, ainda hoje o porta-estandarte da Instituição.

Com a inauguração do Cine-teatro de Alverca em 1933, a Sociedade Filarmónica passou a dispor de condições para alargar as suas actividades. Como corolário de uma época áurea, destaca-se a participação da sua Banda Filarmónica no célebre filme português “Aldeia da Roupa Branca”.

Em 1967, por dificuldades financeiras, a SFRA vendeu a sua sede a uma empresa cinematográfica, interrompendo as suas actividades. Em 1980 reorganizou-se e com a colaboração da Autarquia reinstalou-se em sede provisória situada no Parque 25 de Abril em Alverca.

A 31 de Maio de 2003, a Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense inaugurou a sua nova Sede Social, dando nome à Praça onde está sedeada. Possui hoje, sem sombra de dúvida, um dos melhores e mais modernos auditórios do País, para além de outros espaços. Esta obra constitui um orgulho para a Cidade de Alverca.

Sociedade Filarmónica Alverquense

Hoje, a Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense é uma referência para a população alverquense e concelhia. Contando com perto de três mil sócios, a Filarmónica no seu dia-a-dia permite o convívio entre crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, nas diversas actividades que promove.

A partir de 1991, altura em que alargou a prática a novas modalidades, a SFRA viu reconhecido o esforço, através do aumento de praticantes, embora diversos factores estejam a influenciar uma diminuição de frequência desde há dois anos.

Proporcionamos as seguintes ofertas: Banda Filarmónica, Orquestra Ligeira, Grupo Música Popular Portuguesa, Xadrez, Artes Plásticas, Escola de Música, Aulas de Piano, Ballet, Basquetebol, Danças de Salão, Danças Sevilhanas, Dança-Jazz, Ginástica Aeróbica, Ginástica Infantil, Ginástica de Manutenção, Hidroginástica, Judo, Natação, Karaté, Voleibol, Yoga.

Procurando ir ao encontro de novas tendências desportivas, foram introduzidas outras modalidades: BTS (Body Training Systems), Body Combat e Body Balance.

Estamos convictos de que a nossa Instituição contribui de forma efectiva para a melhoria da “saúde física e mental” da população em geral, no nosso Concelho. Estamos empenhados na preservação do património cultural do nosso país. A cultura Portuguesa, as suas tradições, serão sempre mantidas nos nossos projectos de divulgação.

Continuaremos a fomentar a prática desportiva, como forma de contribuir para a melhoria física e mental de cada um. Para uma população cada vez mais informada e exigente há que adoptar soluções que vão ao encontro do seu bem-estar. Tentaremos dar a melhor resposta a todas as solicitações.

O recrutamento dos técnicos, monitores e professores das diversas áreas tem de ser criterioso e exigente. A aposta firme na formação é fundamental. Só com empenho e envolvimento de todos será possível dar continuidade à qualidade do trabalho evidenciado. O “fruto” das actuais escolas será o nosso estandarte nas próximas gerações, bem como o passar do testemunho.

Só uma gestão criteriosa dos recursos financeiros, e a implementação de novas dinâmicas de rentabilização dos equipamentos, poderão garantir o prosseguimento do trabalho iniciado há já 132 anos. Há que apostar na qualidade dos espectáculos como forma de despertar a atenção dos interessados e trazer mais público às sessões.

A divulgação da música seja através da Banda, Orquestra Académica, Orquestra Ligeira, Música Popular Portuguesa, ou de outros grupos musicais que nos queiram visitar será sempre bem acolhida.
É de referir que as Artes Plásticas, Dança, e Xadrez continuam a representar o nosso Concelho por todo o País. No que respeita a Artes Plásticas, damos oportunidade aos artistas que o pretendam, de exporem os seus trabalhos na nossa Galeria, ao longo de todo o ano.

No desporto, o Torneio de Basquetebol Cidade de Alverca é uma das actividades que a Instituição organiza, sendo referida como uma das mais importantes a nível nacional, quando se fala de equipas de formação.

 

(in site)

Recordações do Musical de Outono de 2007 na Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense

Banda da Sociedade Filarmónica Recreio Alverqunse 2014

Banda da Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense