Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem, Gouveia, Distrito da Guarda, Filarmónicas, Bandas de Musica, Contactos, Banda de V N Tazem, Bandas Filarmónicas, Serra da Estrela, Portugal
Banda Filarmónica de Vila Nova de Tazem, Distrito da Guarda
1 Outubro, 2016
Sociedade Filarmónica Recreio Alverquense, Banda de Musica, Alverca do Ribatejo, Distrito de Lisboa, Portugal, Bandas Portuguesas, Contactos, Bandas, Filarmónicas, Bandas de Musica, Zona de Lisboa
Banda da Sociedade Filarmónica Alverquense, Alverca do Ribatejo
1 Outubro, 2016

Banda Filarmónica de Ferreira do Alentejo

A origem da Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa de Ferreira do Alentejo remonta a 8 de Maio de 1925.
O que nasceu de uma brincadeira carnavalesca, é hoje uma referência para a população ferreirense e concelhia.
Ao longo de mais de nove décadas de existência, inúmeras gerações de músicos passaram pela S.F.R.F.A.

Atualmente é composta por músicos de várias idades e tem a funcionar a Escola de música, que se encontra aberta a todas as pessoas dos 8 aos 80!

A nível artístico, a Banda apesar de não querer perder o espírito tradicional das bandas Filarmónicas, tem vindo a assumir-se como uma banda virada essencialmente para a vertente de concerto. Com um repertório variado, situado entre o clássico e o contemporâneo, a banda tem vindo a apresentar concertos inovadores que não só cativam o público que assiste, como motivam os seus músicos, levando-os a atingir cada vez mais, um maior nível de qualidade musical.

A SFRFA é um bom exemplo de boas práticas ao nível do associativismo local, não só porque tem sido uma boa dinamizadora de cultura no concelho, bem como todo o trabalho social e artístico que desenvolve com as camadas mais jovens.
Na banda preservamos e desenvolvemos o espírito de responsabilidade e entreajuda, bem como um sentimento de pertença e comunidade, onde a música é o elo de união. (2018 in faceboook)

Banda Filarmónica de Ferreira do Alentejo

Foi fundada em Maio de 1925, na mesma data da criação da Colectividade em que se insere. São seus objectivos a organização de grupos dramáticos e musicais, proporcionar o recreio dos seus associados, por meio do concertos, recitas, “soirees”, jogos, bem assim como a sua instrução, organizando uma biblioteca. Entre 1963 e 1978 a Banda e a Colectividade sofreram um interregno nas suas actividades. No fim de 78 conseguiu-se reaviva-las, com a criação da Escola de Música, a qual, até hoje, vem “alimentando” a Banda com os executantes que forma. Hoje, a Banda é composta por 37 elementos e a Escola é frequentada por 30 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. A Banda da Sociedade Recreativa de Ferreira do Alentejo tem actuado em eventos, da mais variada índole, um pouco por todo o país.
Historial 2008 (in)