Banda de Angeja, Albergaria-a-Velha, Distrito de Aveiro, Bandas Filarmónicas, Bandas de Musica, Contactos, Banda da Angeja, Banda de Musica, Músicos, Bandas
Banda de Angeja, Albergaria-a-Velha, Distrito Aveiro
10 Outubro, 2016
Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, Azaruja, São Bento do Mato, Évora, Banda de Música da Azaruja, Alentejo, Bandas Filarmónicas, Bandas de Musica
Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense, Azaruja, São Bento do Mato, Évora
10 Outubro, 2016

Banda Filarmónica Ilhense, Ilha, Pombal, Filarmonica da Ilha, Banda, Contactos, Filarmónica Ilhense, Banda de Musica, Filarmónicas, Centro, Portugal

Filarmónica Ilhense

A Associação Banda Filarmónica Ilhense, foi fundada em 1924, por Manuel do Couto Júnior, Manuel Pedrosa Capela e Manuel Pedrosa Boiça. Participou na primeira festividade em Junho de 1926, no lugar de Água Formosa em honra de Santo António, e desde então tem participado em serviços de ordem religiosa, cultural e didáctica.
Durante vários anos, a Filarmónica Ilhense viveu momentos muito difíceis, desde a simples falta de energia eléctrica, até à necessidade de comprar instrumentos para os seus executantes e, só em 1930 é construída a primeira sala de ensaios, pois até então, esta ensaiava em casa dos seus executantes.
Em 1974,a Filarmónica festejou o seu cinquentenário. É nesse mesmo ano, que se começou a construir a nova sede, tendo sido inaugurada em Novembro de 1978, em 24 de Outubro de 2004 é inaugurada a reconstrução e ampliação.
Esta Associação Cultural, desenvolve paralelamente outras actividades culturais, tais como: Escola de Música, Banda Juvenil e Ensembles, grupos estes fundamentais para a formação e continuidade da banda filarmónica.
Do tempo em que os músicos ensaiavam à luz das velas esta Banda Filarmónica tem feito história…com avós, pais, filhos e netos que dedicaram a esta associação tudo, contribuindo para o que ela é hoje. São 90 anos de dedicação, sacrifício, espírito de grupo, disciplina, amizade, lealdade, rigor, promoção do povo e da cultura da sua terra e sobretudo da música. 90 anos de ensaios, procissões, arruadas, concertos, cerimónias, Igrejas, andores, foguetes, Kms e Kms palmilhados, com uma farda vestida andando à chuva ao vento ao frio e ao calor insuportável do Verão.
Estando associada ao INATEL, à Federação Portuguesa de Bandas Filarmónicas, à Delegação Regional da Cultura do Centro a Banda Filarmónica Ilhense participa em projectos musicais a convite das instituições acima referidas, realiza serviços religiosos, concertos na sua terra mas também por todo o país, no Arquipélago dos Açores e recentemente no Luxemburgo no dia de Camões de das Comunidades.
Participa em encontros de Bandas, dinamiza a Escola de Música e a Banda Juvenil, que tem participado com a Biblioteca Municipal de Pombal em actividades de promoção do livro e da leitura para crianças.
Atualmente com 52 executantes, esta banda conheceu na sua história maestros como Manuel Francisco Ascenso (maestro fundador), António Carreira, António Oleiro, Carlos Pinto e Miguel Alves, que contribuiriam com a sua mestria e saber.
Esta associação de caris cultural está inserida numa comunidade rural com muitas tradições onde a Banda Filarmónica Ilhense ocupa um papel importante a todos os níveis, no desenvolvimento cultural da comunidade, no complemento da formação dos
jovens que integram a banda e até um pequeno contributo na micro economia que a rodeia. Para além disso, contribui também para a divulgação das suas gentes, suas tradições e de todo o concelho com as inúmeras prestações de serviços por todo o país e pelo estrangeiro.(in)

Banda Filarmónica Ilhense, muito mais que uma banda, uma família.

Video de apresentação da Banda Filarmónica Ilhense.
2015

Amor a Portugal (2016)
Serenela com a

Banda Filarmónica Ilhense

Banda Filarmónica Ilhense