Fundada a 13 de Setembro de 1867, sob o nome da «Philarmónica Angejense››, teve nos seus sócios fundadores o apadrinhamento ideal para que retivesse no seu tecido social o fermento que conduziria serenamente até aos dias de hoje. Cada sócio pagou na época 1800 Reis, o que equívaha a 4 libras e ainda mais 800 Reis de luz e papel. A escritura foi efectuada no Tabelião de Sousa de Paus, lugar pertencente à freguesia de Alquerubim, mas que naquela altura era sede do Concelho de Albergaria-a-Velha. Os instrumentos para a mesma custearam no porto a quantia de 400.000 Reis. Este dinheiro foi pedido à Caixa Económica de Aveiro, sendo seu fundador o sócio Manuel Nunes Ferreira Abreu. Como primeiro maestro teve o Padre António Santos, desta Freguesia. Tendo sido elaborados e aprovados os seus Estatutos em 1909, a Philarmónica Angejense, passou a ser parte integrante de «ASSOCIAÇÃO DE INSTRUÇÃO E RECREIO ANGEJENSE››.
INSTALAÇÕES
Passado por várias casas de ensaio, hoje tem o privilégio de possuir uma sede própria, (desde 1970), a qual foi gentilmente doada pelos Sócios Beneméritos Manuel da Valente e sua Esposa, Judite Rodrigues Martins, os quais jamais serão esquecidos.
ACTUALIDADE
Com 144 anos de existência a Banda desta Associação continua hoje como ontem a ser credora dos maiores elogios, pois sempre se tem sabido impor pela cultura e arte musicai que desenvolve, prestigiando a Vila de Angeja e o seu Conceiho. Com cerca de 650 associados, prossegue hoje a sua actividade, mais do que nunca virada para a Banda de Música, Orquestra e Escola de Musica. A Escola de música forma novos músicos, gratuitamente para a manutenção da Banda e ao mesmo tempo é ocupação das crianças e jovens da nossa terra. Esta escola tem lições diárias de solfejo e adaptação aos instrumentos. A Banda de Música é composta por 63 músicos de sopro e de percussão, ensaia 2 vezes por semana, (quarta e sexta feiras). Efectua concertos em varias localidades de norte a sul do país. Tem como responsável pela Banda de Musica e Orquestra o Maestro Sr. Nuno Santos e como Presidente da Direcção o Sr. António Portela.
Membros da banda
MAESTRO – Prof. Paulo Almeida
FLAUTIM – Beatriz Cruz
FLAUTAS – Inês Paço, Karina Silva, Catarina Almeida, Cátia Neves
CLARINETES – João Tavares, Soraia Souto, Pedro Monteiro, Catarina Vinagre, Inês Vinagre, António Cavaleiro, António Linhares, Bruno Alves, Eloísa Oliveira, André Martins
SAX ALTOS – Ana Vidal, Patricia Neves, Afonso Cruz, Miguel Martins
SAX TENORES – Leandro Nogueira, Carmino Gomes, David Quinta, Silvia Vaz
SAX BARÍTONO – Raquel Raínho
VIOLONCELOS – Alexandra Cruz, Íris Santos
TROMPAS – Cláudia Guedes, Rafael Neves, Inês Cunha
BOMBARDINOS – José Fonseca, Bruno Silva
TROMPETES – Ricardo Almeida, Diogo Alegria, Daniel Monteiro, Tiago Dias, Luis Pinto, Luis Mendes
TROMBONES – Filipe Almeida, Ricardo Alves, Hugo Almeida, David Raínho, André Abreu, Augusto Pinho
TUBAS – Alberto Silva, José Fernando, Alcina Guerra, José Pinho
PERCUSSÃO – João Guerra, Faustino Pinto, Alfredo Abreu, Maria Mendes, Xavier Almeida, Lucas Silva, Nelson Matos
Banda de Angeja – Marcha de Concerto
Lisboa á noite
2009
Bourré 2009
Cantigas da Rua – Arr.: Jorge Salgueiro