Esta Associação tem origem no esforço e determinação do Padre Manuel (Reverendo Padre Manuel Tavares de Sousa) que, no ano de 1906, decide impulsionar a criação do primeiro grupo de Cantos Coral, constituído por raparigas Riomauenses.
Em 1920 decide criar uma pequena orquestra constituída por rapazes; assim foi dado, o primeiro passo na criação da Banda Musical de Rio Mau.
Em 1928, já com 26 executantes, e sentindo dificuldades em conciliar a sua vida com tão variadas ocupações, escolhe um dos seus alunos para o substituir na Direcção da Orquestra.
A partir de 1935 foram feitos vários recrutamentos de executantes que permitiu criar um corpo homogéneo, proporcionando um nível superior na qualidade da músico interpretada.
Em 1945, toma posse o primeiro maestro que, ao proceder à admissão de novos elementos, deu origem ao grupo de características idênticas às actuais. Estava criada a Banda Musical de Rio Mau.
É em 1946, nas festividades de Nossa Senhora de Fátima, em Rio Mau, que é feita a primeira apresentação pública. Com períodos de vigor e de dificuldades, a Banda Musical de Rio Mau, tem caminhado todas estas décadas, até ao presente, sem qualquer colapso na sua actividade.
Em 1992 a Banda deslocou-se à residência oficial do Sr. Primeiro Ministro de Portugal, onde actuou e, em 1993, fez a recepção ao Exmº. Sr. Presidente da República de Portugal, em Penafiel.
Esta Associação possui ainda uma Escola de Música, um Grupo Coral, um Grupo de Janeiras, um Grupo de Teatro e uma Orquestra de Jovens. (in Facebook)