Grupo Folclórico das Camélias, Furnas, Povoação, Ilha de São Miguel, Açores

Viana do Castelo, Folclore, Minhoto, Contactos, São Lourenço da Montaria, Ranchos do Minho, Grupo Folclórico de São Lourenço da Montaria
Grupo Etnográfico de São Lourenço da Montaria, Minho
11 Dezembro, 2016
Grupo de Folclore Cantares da Eira, Vila das Lajes, Ilha Terceira, Açores, Grupo Folclórico Cantares da Eira, Praia da Vitória, Ranchos dos Açores, Açorianos, Contactos, Folclore
Grupo de Folclore Cantares da Eira, Vila das Lajes, Ilha Terceira, Açores
11 Dezembro, 2016

Grupo Folclórico das Camélias

Historial

O Grupo Folclórico das Camélias, da Freguesia das Furnas, Concelho da Povoação – ilha de S. Miguel, foi criado no dia 27 de Fevereiro de 1976.
Esta agremiação cultural, que teve como fundadores as senhoras Eugénia Moniz e Cecília Frazão, tem como objetivos a preservação e divulgação do folclore açoriano, primando por valorizar sempre nas suas atuações a riqueza desta vertente cultural popular. Neste sentido, o grupo tem vindo a atuar nos eventos culturais, para os quais é convidado, dentro e fora da ilha de S. Miguel.

O Grupo Folclórico das Camélias tem participado em diversos festivais nacionais e internacionais de folclore, pelo que já atuou em todas as ilhas do Arquipélago dos Açores, em Portugal Continental, Espanha, Canadá e Estados Unidos da América.

Das suas participações salientam-se; II Jornada Cultural de Carnide; IV Festival de Gondomar e Marco Canavezes; Festival Nacional de Vila Boa do Bispo e Celorico de Basto; Festival Internacional de Zebreiros de Gondomar; Festival Internacional de Santo das Areias e Feira de Artesanato de Castelo de Vide.

O Grupo efetuou uma digressão pelas comunidades açorianas radicadas no Canadá e Estados Unidos da América e deslocou-se, também, a Espanha, onde realizou várias exibições em diversas localidades.

Constam ainda do seu curriculum intercâmbios realizados com os Grupos de Folclore de Portomar – Mira, Sampaio de Gramaços, entre outros.

 

Fundado por: Eugénia Moniz e Cecília Frazão

Folclore dos Açores

(in: folcloreazores.com)

FESTA DE NSMD 2019 - GRUPO FOLCLÓRICO DAS CAMÉLIAS

Memória do Vale | Grupo Folclórico das Camélias | Pezinho da Vila 2013

Freguesia de Furnas

A freguesia de Furnas é uma das mais belas localidades do arquipélago açoriano, vulgarmente conhecida como a “Sala de Visitas dos Açores”, atualmente com 1.439 habitantes.

O seu nome está intimamente relacionado com os fenómenos de vulcanismo secundário que se fazem sentir nesta localidade, denominados por “ fumarolas ou caldeiras”.

No entanto, há quem diga que a maior riqueza das Furnas está na diversidade das águas das suas nascentes, sendo considerada, por especialistas, a maior hidrópole do mundo com 22 qualidades de águas mineromedicinais classificadas.

Neste paraíso idílico podemos observar a Lagoa, de margens floridas e verdejantes, onde se encontra, de um lado, a ermida de Nossa Senhora das Vitórias e, do outro, a zona onde é confeccionado o famoso cozido das caldeiras com o calor do interior do solo vulcânico, um manjar, de paladar inigualável, que atrai milhares a este local, por muitos deveras encantado.

O Ex-libris do Concelho da Povoação é igualmente conhecido pela magnificência dos seus Parques e Jardins. Aqui, podemos encontrar um vasto e diversificado número de parques privados e alguns públicos, dos quais destacamos o do José do Canto, o da D. Beatriz, o da Fonte Bela, o do António Borges e o da Florestal, este último aberto ao público todos os dias da semana. No entanto, e sem retirar a beleza e importância de todos estes, há que dar especial atenção ao Parque Botânico Terra Nostra, também aberto todos os dias, local onde se pode encontrar uma grande variedade de arbustos e árvores, algumas com mais de 200 anos de existência, bem como uma piscina de água férrea, dominada pela imponente casa do Parque, antiga residência de Verão do seu fundador, o inglês Thomas Hickling.

Apelidada também de “Capital da Camélias” é aqui nesta localidade que se realiza anualmente, na época baixa, uma conceituada exposição de camélias que já recebeu visitantes dos quatro cantos do planeta, aficionados por esta flor que é considerada a rainha dos jardins e pomares da época invernal. No entanto, ao longo do ano outras festividades religiosas constituem igualmente um grande chamariz para esta freguesia de si já muito atrativa, nomeadamente as festividades da Primeira Dominga, do Senhor dos Passos e a festa da Padroeira Santana, que se realiza no último fim de semana de julho.

É ainda nesta localidade que podemos visitar e observar as deslumbrantes vistas dos vários miradouros à disposição ou então experimentar o Campo de Golfe da Achada das Furnas, constituído por 18 buracos e rodeado de uma enorme beleza paisagística envolvente.

(in: www.cm-povoacao.pt)

Quadragésimo Aniversário do Grupo Folclórico das Camélias 2016