Grupo Folclórico das Camélias
Historial
O Grupo Folclórico das Camélias, da Freguesia das Furnas, Concelho da Povoação – ilha de S. Miguel, foi criado no dia 27 de Fevereiro de 1976.
Esta agremiação cultural, que teve como fundadores as senhoras Eugénia Moniz e Cecília Frazão, tem como objetivos a preservação e divulgação do folclore açoriano, primando por valorizar sempre nas suas atuações a riqueza desta vertente cultural popular. Neste sentido, o grupo tem vindo a atuar nos eventos culturais, para os quais é convidado, dentro e fora da ilha de S. Miguel.
O Grupo Folclórico das Camélias tem participado em diversos festivais nacionais e internacionais de folclore, pelo que já atuou em todas as ilhas do Arquipélago dos Açores, em Portugal Continental, Espanha, Canadá e Estados Unidos da América.
Das suas participações salientam-se; II Jornada Cultural de Carnide; IV Festival de Gondomar e Marco Canavezes; Festival Nacional de Vila Boa do Bispo e Celorico de Basto; Festival Internacional de Zebreiros de Gondomar; Festival Internacional de Santo das Areias e Feira de Artesanato de Castelo de Vide.
O Grupo efetuou uma digressão pelas comunidades açorianas radicadas no Canadá e Estados Unidos da América e deslocou-se, também, a Espanha, onde realizou várias exibições em diversas localidades.
Constam ainda do seu curriculum intercâmbios realizados com os Grupos de Folclore de Portomar – Mira, Sampaio de Gramaços, entre outros.
Fundado por: Eugénia Moniz e Cecília Frazão
(in: folcloreazores.com)