Rancho Folclórico da Correlhã

Ranchos Folclóricos, Estremadura, Ranchos, Turcifal, Torres Vedras, Lisboa, Contacto, Rancho Folclórico "Danças e cantares" da Muginheira, Rancho Muginheira
Rancho Folclórico da Mugideira
3 Agosto, 2015
Ranchos portugueses, Ranchos na Suiça, Ranchos folclóricos, Rancho Estrelas de Portugal, Geneve, Genebra, Suisse, Suiça, portugueses
Rancho Estrelas de Portugal de Genéve
24 Julho, 2015

Rancho Folclórico da Correlhã

Correlhã, uma das maiores freguesias das 51 que compõe o concelho de Ponte de Lima, esta confina com a multissecular Vila Limiana e situa-se na margem esquerda do Rio Lima em plena ribeira Lima, coração do Alto Minho.

O seu Rancho Folclórico foi fundado em Janeiro de 1960 com a finalidade de manter vivas as tradições, usos e costumes desta região. Tradições estas que se mantêm há mais de um século (datado: 4 de Setembro de 1892) quando um grupo de lavradeiras se deslocou ao Porto, apresentando-se no Palácio de Cristal com suas danças e cantigas a favor dos Bombeiros Voluntários, como descreve o Jornal “O Sorvete”, publicação da época.

No ano da sua fundação, já organizado, deu-se a primeira apresentação pública deste rancho. Esta teve lugar no dia 12 de Junho de 1960, nas festas de Stº. António, na Vila de Ponte de Lima.

O Rancho Folclórico da Correlha tem no seu palmarés apresentações nas melhores e mais conceituadas manifestações folclóricas e etnográficas nacionais e Internacionais em Portugal (Continental e Insular), bem como em vários países do Mundo, como por exemplo: Brasil, Venezuela, Mónaco, Espanha, França, Cecília, Luxemburgo, Tunísia, Hungria. Em destaque marcam-se 2º e 3º lugar a nível Mundial no World Folkdance Festival de Palma de Maiorca e o 1º lugar em Instrumental e trajes em Agrigento, Sicília (Itália).

Este Rancho tem presença marcada em todos os canais de Televisão Portuguesa e alguma estrangeiras. Em matéria de Fonografia, tem gravado quatro discos, quatro cassetes e dois cds. O seu reportório de recolhas divide-se por viras, rusgas, chulas, canas verdes, gotas, etc. Dos trajes, genuínos e de rara beleza cromática com predominância do vermelho, destacam-se os trajes de Lavradeira, de Domingar, os de Trabalho, de ir a Fonte, de ir à Feira, de Morgada, de Mordoma e de Noivos.

A tocata tradicional do grupo é composta por concertinas, cavaquinhos, violas braguesas, violões, bombo, ferrinhos e reque-reque.

O Rancho Folclórico da Correlhã organiza dois festivais por ano, um na modalidade de adulto e um outro dedicado a sua Escola Infantil de Folclore.
Tem em actividade desde 1990, a sua Escola Infantil de Folclore com actuações por todo o país e com festival próprio.

Este grupo é membro efectivo da Federação do Folclore Português e está inscrito no Inatel.

O grupo foi galardoado com a medalha de Mérito Cultural em Julho de 2010 pela Junta de Freguesia da Correlhã. Sendo depois galardoado pelo mesmo mérito em Março de 2011 pela Câmara Municipal de Ponte de Lima.

Rancho Folclórico da Correlhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.