Rancho Folclórico da Correlhã, Ranchos do Minho, Braga, Portugal, Contactos, Rancho da Correlhã, Ranchos do Norte, Contacto do Rancho, Grupos Folcloricos
Rancho Folclórico da Correlhã, Ponte de Lima, Minho
26 Dezembro, 2016
Rancho Folclórico de Torredeita, Viseu, Ranchos portugueses, Rancho Folclórico Torredeita, ranchos, Beira tradicional, Beira Alta, Dão, Ranchos, Contactos
Rancho Folclórico Torredeita, Viseu
25 Dezembro, 2016

Historial

Rancho Folclórico de Pindelo de Silgueiros

Viseu – Portugal

A freguesia e Vila de Silgueiros, situada no extremo sul do concelho de Viseu, estende-se por uma vasta área, com aproximadamente 37 km², de férteis minifúndios, entre os rios Dão e Asnes. A sua privilegiada situação geográfica condiciona uma rica agricultura hortícola e a excelente qualidade do seu vinho, dos melhores da Região Demarcada do Dão. Constituem-na dezasseis povoações, sendo a de Pindelo uma das maiores.
O povoamento das terras de Silgueiros é muito anterior à fundação da nacionalidade como o provam as lagaretas, as campas antropomórficas e a estrada romana existentes.

No ano de 1938, em Pindelo, nasceu o Rancho Folclórico de Pindelo de Silgueiros que nas décadas de 40 e de 50 granjeou fama devido à qualidade das suas danças e cantigas, sendo prova disso a sua participação, por várias vezes, nas Marchas da Aldeia que tinham como palco principal a Feira de S. Mateus.

O início da guerra colonial e o fluxo migratório para os países europeus foram fatores determinantes para que o Rancho Folclórico interrompesse a sua atividade desde 1959 a 1978.

No ano de 1978, com condições mais favoráveis, o Rancho Folclórico reapareceu, dotado de personalidade jurídica, sendo, desde então, um dos mais dignos representantes do folclore da Beira Alta. O seu historial regista inúmeras atuações em festas, feiras, romarias, certames culturais, jantares, receções oficiais, festivais nacionais e internacionais de folclore e algumas presenças nas televisões portuguesas e brasileiras. Levou as suas danças e cantigas a todo o país, incluindo a Ilha da Madeira. Ainda esteve presente em terras de Bulgária, Espanha, França, Itália e Suíça.
As danças interpretadas pelo grupo são simples, sem complicada coreografia, como sempre foi na Beira Alta: danças de roda com poucas marcações.

As cantigas de raiz campesina transportam-nos para vários ambientes: amor, namoro, saudade, infortúnio, beleza feminina, trabalho, romaria, sátira popular, mundo religioso.

Os trajes são cópia fiel dos usados em fins do séc. XIX e princípios do séc. XX, destacando-se: os domingueiros, os de romeiros, os de noivos, os de lavradores ricos, os de ir ao sermão e os de trabalho.

A tocata inclui os seguintes instrumentos: acordeão, violino, bandolim, viola, cavaquinho, bombo e ferrinhos.

O rigor e a verdade, com que o Rancho Folclórico de Pindelo interpreta o folclore e as tradições etnofolclóricas da região, permitiram-lhe ser admitido como membro efetivo da FEDERAÇÃO DO FOLCLORE PORTUGUÊS. É, ainda, filiado no INATEL e no Centro Cultural Distrital de Viseu.

O Rancho Folclórico de Pindelo de Silgueiros é responsável pela organização anual de dois eventos com grande projeção cultural na região: o Festival de Folclore da Beira Dão e o Encontro de Cantadores de Janeiras da Beira Dão.
O grupo de Cantadores de Janeiras é constituído pela Tuna e Cantares de Pindelo de Silgueiros, que é o suporte musical e canto do Rancho Folclórico de Pindelo de Silgueiros, a que se juntam mais alguns elementos deste Rancho Folclórico.
Este Grupo de Cantadores interpreta, de forma organizada, os Cantares de Janeiras cuja tradição nunca se perdeu em Silgueiros, cantando-se desde o Natal até aos Reis. Como diz o povo:
As janeiras são cantadas
Do Natal até aos Reis;
Olhai lá por vossas casas
Se há coisa que vós nos deis.

(in Facebook)

RANCHO FOLCLÓRICO DE PINDELO DE SILGUEIROS, VISEU

Rancho Folclórico de Pindelo de Silgueiros - Festival de Folclore da Feira de São Mateus

Rancho Folclórico Pindelo Silgueiros, Viseu