Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines, Algarve

Rancho Etnográfico de Cebolais de Cima, Distrito, Castelo Branco, Contactos, Ranchos Folclóricos, Rancho de Cebolais de Cima, Ranchos do Interior, Portugal, Beiras
Rancho Etnográfico de Cebolais de Cima, Castelo Branco
18 Dezembro, 2016
Rancho Folclórico do Calvário, Estômbar, Lagoa , Algarve, Ranchos Folclóricos, contactos, Algarvios, Rancho Folclórico do Calvário de Estômbar, Ranchos do Algarve, Portugal, Historial, folclore, Portugal
Rancho Folclórico do Calvário, Estômbar, Lagoa, Algarve
18 Dezembro, 2016

Rancho Folclórico S. Bartolomeu de Messines

 

O Rancho Folclórico de S. B. de Messines foi fundado em 5 de Outubro de 1976.
S. B. de Messines é uma freguesia do concelho de Silves, situa-se no centro interior do Algarve, onde a serra acaba e o barrocal começa.
As suas danças e os trajes que os seus elementos ostentam, representam a época de finais do século XIX, princípios do século XX, mais concretamente o período compreendido entre 1880 e 1920 e são fruto de uma intensa pesquisa e de recolha dos usos e costumes, danças e cantares, trajes e utensílios utilizados nas lides diárias, junto das gentes da serra e do barrocal algarvio.
Actualmente este Rancho é membro:
– da Federação Nacional de Folclore Português;
– do INATEL;
– da Associação de Folclore e Etnografia do Algarve.
Este Rancho é composto por pessoas das mais variadas faixas etárias e, tem efecuado diversas actuações, de Norte a Sul do País e ilhas da Madeira e dos Açores, e no estrangeiro, nomeadamente, Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América, Alemanha, Holanda e Marrocos. O primeiro local onde os seus elementos começaram a ensaiar, foi na Casa do Povo, que actualmente já não existe, entretanto o Rancho já tem sede própria, onde guarda os seus pertences.
Em 1981 o Rancho iniciou uma recolha exaustiva, de “porta em porta”junto da população local, para uma representação o mais fiel possível, tendo sido o primeiro grupo no Algarve a fazer um trabalho desta natureza.
O Rancho tem 60 participantes, entre eles, 18 pares que dançam, pertencendo os restantes elementos à tocada (que cantam e tocam).As danças são: Bailes de Gana (ao som da garganta), Bailes de Roda, em Despique, Encadeados e Mandados; Danças Valseadas e Marcadas; Corridos e o Estravanca (ex libris deste Rancho, pela sua originalidade). (in)

Esta grande instituição, que é o Rancho Folclórico de S. Bartolomeu de Messines, formalmente, é uma Associação sem fins lucrativos tendo como principal objectivo, o de preservar e difundir os usos e costumes da freguesia em que se insere, isto é, dar a conhecer as tradições dos seus antepassados. Cantar, dançar e tocar, eram formas que o povo utilizava para se divertir e esquecer os problemas do dia-a-dia, porque, segundo o ditado popular: “quem canta seus males espanta”, embora ainda muito actual, o certo é que, hoje em dia, existem outros interesses e muitas solicitações que tendem a influenciar, negativamente, a vida dos nossos jovens. Ligados ao folclore, faz com que estejam mais ocupados, nos ensaios, nas actuações e noutras iniciativas desenvolvidas durante todo o ano por este Rancho. Como nem só de jovens se faz um Rancho Folclórico, não nos podemos olvidar, do contributo, que este Rancho presta aos mais idosos, o que faz com que se sintam menos sós, numa sociedade em que a população está cada vez mais envelhecida e em que a “correria” do dia a dia não nos permite dar-lhes o acompanhamento desejado, e, aliás, que merecem os mais idosos.

Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines - Actuação no Folkfaro 2018, na cidade de Faro, sul de Portugal.

Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines com a moda "Corridinho do Ti Ferreira" no programa Verão Total da RTP 1 (31.07.2012)

Ti Anica Bailarica - Rancho S. B. Messines em Armação Pêra 2017

Aqui fica o registo da participação do Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines no programa da RTP 1 “Aqui Portugal”, transmitido no passado dia 16 a partir do Castelo de Silves 😊 Foi com o baile de roda “Abraços Apertadinhos” seguido do “Jogo do Estravanca” (ex-libris do grupo) que quisemos demonstrar um pouco das tradições da nossa querida Terra e das nossas gentes! Esperamos que tenham gostado

FOLKFARO 2018 - Portugal - Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines

Neste vídeo encontra-se um espetáculo do Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines, apresentado no Palco do Passeio da Doca, no dia 23 de Agosto de 2018. Este grupo foi fundado em 1976, na vila de São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves. Em 1981, este rancho iniciou um trabalho de recolha dos costumes, danças, cantares, trajes, artesanato e utensílios utilizados no dia a dia e nas atividades típicas do barrocal e da serra da região do Algarve. Reapareceu com trajes do período compreendido entre 1880 e 1920, tais como os de noivos, de ir à missa, de ir à feira, domingueiros, camponeses, corticeiros, moleiros, etc. A tocata é composta por ferrinhos, acordeões, bitoque, viola e castanholas algarvias. As suas coreografias abrangem os bailes de gana, bailes de roda, despique, encadeados e mandados, danças valseadas e marcadas, corridos e o estravanca

Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines

III Festival Nacional de Folclore de Vila Nova de Gaia (1988),
Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines. As modas: Balho de Roda, Abraços Apertadinhos e o Jogo da Estravanca, Corridinho do Ti Ferreira, Balho de Roda Mandado.

Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines