Banda Filarmónica de Bragança, Trás-os-Montes, Filarmonica, Bragança, Bandas, Contactos, Bandas filarmonicas, Nordeste, Transmontanas, Bandas Portuguesas
Banda Filarmónica de Bragança
27 Outubro, 2016
Sociedade Filarmónica Ereirense, Ereira, Cartaxo, Banda da Ereira, Bandas Filarmonicas, Bandas de musica, Contactos, bandas do Ribatejo, bandas, Musicais
Sociedade Filarmónica Ereirense, Ereira, Cartaxo
22 Outubro, 2016

Filarmónica União Matense, Sociedade Filarmónica União Matense, Torres Novas, Banda Filarmónica da Mata de Torres Novas, Bandas do Distrito de Santarém, Contacto

Filarmónica União Matense

A Banda da Sociedade Filarmónica União Matense, fundada em 1870, foi a génese da coletividade e embora tenha atividades paralelas na área da Cultura, Recreio e Desporto, a Banda continua a ser a sua principal atividade.
Contou desde sempre com um conjunto de músicos e maestros de inegável valor de que é expoente máximo o Maestro Domingos Fernandes Gomes.

A Banda conta neste momento com 35 elementos, sendo 80% jovens com menos de 30 anos, nas suas mais diversas atividades profissionais.
É de salientar a Escola de Música, por onde já passaram algumas centenas de jovens e que atualmente está a funcionar em pleno, o que tem permitido fazer a renovação da Banda, que ao longo destes anos tem funcionado regularmente, participando em várias festas da região, festivais de música e comemorações para as quais tem sido convidada.

Em Outubro de 1870, foi solenemente fundada e inaugurada na Mata a Sociedade Filarmónica, sob a égide do ilustre musicólogo Manuel Antunes Mota, natural de Vila do Paço, que, vindo casar à Mata, aí se radicou. Este facto criou uma longa e ainda hoje profunda amizade entre as duas aldeias.

Já na regência de António Gomes, a banda efetuou um concerto em Santarém, que mereceu grande elogio num jornal da cidade. Em 1925, outro grande concerto na Praça 5 de Outubro, em Torres Novas, que viria a receber uma extraordinária crítica do saudoso musicólogo torrejano, Padre José Maia dos Santos.

António Freire, maestro natural da Mata, já idoso, ainda dirigia nos anos 40, a banda filarmónica da sua terra. Surgiu depois uma das várias crises da banda. Ultrapassou-se a mesma quando, após a vinda da sua congénere de Vila do Paço, para abrilhantar umas festas, os filarmónicos sentiram essa visita como um estímulo e se lançaram à renovação da velha Sociedade.

Na década de 50 surge novo período de esplendor, sob a batuta do maestro Domingos Fernandes Gomes, durante a qual se efetuaram imensos concertos e encontros de bandas.Em 1963 dá-se uma outra profunda crise na banda, que viria a durar até 1974. Como causa maior dessa crise terá funcionado a sangria de emigração, que levou a um esgotamento dos valores da aldeia. Porém, com o 25 de Abril, um grupo constituído por antigos músicos, ainda a tocar, arranca com uma Escola de Música, com o objetivo de renovar a Filarmónica.

Em 1985 deu-se a saída de Domingos Fernandes Gomes como maestro da banda, por motivo de doença, cedendo o seu lugar a António Lourenço. Este último teve uma breve, porém marcante, presença na S.F.U.M., onde ainda hoje existem diversas peças de sua autoria, de entre as quais se destacam as seguintes marchas: “Manuel Páris”, “Nostálgico”, “O Pejão”, “Simplicidade”, “Renovação” e “Maria Clara”. A banda Filarmónica teve como regente, na década de 80, Fernando Cabeleira que viria a ceder o seu lugar ao maestro Sérgio Poupado que foi maestro desta banda até ao ano 2001.

Atualmente, a banda filarmónica está em plena atividade, contando no seu efetivo com cerca de trinta e cinco elementos, com idades compreendidas entre os catorze e os setenta e seis anos, sendo a maioria jovens. Existe uma Escola de Música frequentada por cerca de vinte alunos, tendo em vista a sua inserção na banda filarmónica. Desde Janeiro de 2002, a Banda Filarmónica União Matense está sob a regência do maestro Paulo Guia, que tem vindo a dar uma nova musicalidade à banda sem deixá-la perder a sua já antiga identidade.

(in acontece.torrenovas.pt)

Banda da Sociedade Filarmónica União Matense