Filarmónica União Matense, Sociedade Filarmónica União Matense, Torres Novas, Banda Filarmónica da Mata de Torres Novas, Bandas do Distrito de Santarém, Contacto
Sociedade Filarmónica União Matense, Torres Novas
23 Outubro, 2016
Banda Marcial de Almeirim, Distrito Santarém, Bandas Filarmónicas, bandas de musica, Filarmónica, Almeirim, Bandas Santarém, Bandas Musicais, Contactos, Bandas do Distrito de Santarém, Bandas, Orquestras
Banda Marcial de Almeirim
22 Outubro, 2016

Sociedade Filarmónica Ereirense, Ereira, Cartaxo, Banda da Ereira, Bandas Filarmonicas, Bandas de musica, Contactos, bandas do Ribatejo, bandas, Musicais

Sociedade Filarmónica Ereirense

Fundada em 5 de Janeiro de 1920, a Sociedade Filarmónica Ereirense (SFE), teve na sua origem a vontade de um “punhado de homens que briosamente lutaram para que na Ereira houvesse uma Música”. Um deles, João Damião dos Santos, por na altura não haver dinheiro para a compra de instrumentos, não hesitou em empenhar as suas próprias propriedades para conseguir um empréstimo para esse fim. Foi também este ereirense o primeiro Presidente eleito da coletividade.

Por volta de 1950, a Banda foi integrada na Casa do Povo de Ereira, ficando a denominar-se, Sociedade Filarmónica da Secção Cultural da Casa do Povo de Ereira, da qual veio a separar-se alguns anos mais tarde.

Durante a sua longa história tem cumprido sempre a sua missão, a de proporcionar aos seus sócios aprender música. Tem atuado em inúmeras festividades por todo o país, sendo um dos pilares do desenvolvimento cultural da freguesia de Ereira.

Passou também por alguns momentos difíceis, que levaram em alguns casos à suspensão da sua atividade (de 1927 a 1937 e de setembro de 1998 a junho de 1999), mas graças à boa vontade de todos que têm passado pela SFE, músicos e diretores, conseguiu vencer-se as dificuldades e voltar a dar vida à associação.

Recentemente, por não haver quem quisesse assumir a direção da associação, devido à desistência de muitos músicos e à falta de receitas por não ter possibilidade de realizar ou participar em atividades, a associação esteve quase a extinguir a sua atividade, o que só não aconteceu devido à vontade demonstrada por alguns jovens músicos em continuar a tocar.

Organizou-se assim um pequeno Grupo de Sopros com 10 elementos, o qual permitiu manter viva a música na nossa associação. Desenvolveu-se ao mesmo tempo a atividade da Escola de Música para formar novos elementos para a Banda. Conseguiu-se, assim, com os novos elementos e a ajuda de alguns amigos de Bandas vizinhas, recuperar a Banda Filarmónica.

A associação tem crescido nos últimos anos, estando atualmente em funcionamento mais ou menos regular uma Banda Juvenil, um Grupo de Sopros, uma Bandinha de Animação e a Banda Filarmónica.

Comemorou em 5 de janeiro de 2020 o Centenário.

(in www.cm-cartaxo.pt)

BANDINHA DA SOCIEDADE FILARMÓNICA EREIRENSE no MANIFESTIVAL 2016

Sociedade Filarmónica Ereirense