Banda Velha de Barroselas, Banda Musical Velha Barroselas, Viana do Castelo, Bandas de Musica, Banda Musical, Minho, Contactos, Filarmónicas, Portuguesas
Banda Velha De Barroselas, Viana do Castelo
29 Outubro, 2016
Banda Musical de Cabreiros, Braga, Bandas, Minho, Bandas de Musica, Bandas Musicais, Filarmónicas, contactos, Bandas do Minho, bandas de Braga, Minhotas
Banda Musical de Cabreiros, Braga
28 Outubro, 2016

Banda de Música de Belinho, Esposende, Distrito de Braga, Bandas Filarmonicas, Bandas de Musica, Contactos, Minho, Norte, Bandas Musicais

Banda de Música de Belinho

A referência mais antiga que se conhece relativa à Banda Marcial de Belinho encontra-se no jornal “O Povo Esposendense”, em Junho de 1895. Neste ano participou nas Festas de Santo António, em Esposende, onde, na véspera, de tarde, percorreu as ruas da vila.
Depois há notícia de que em Março de 1896, em Esposende, na quadra Pascal, numa quarta-feira Santa, acompanhava a procissão do Senhor aos Entrevados e aos presos da cadeia. Com efeito, a história desta Banda está de certa forma interligada com a história das Cerimónias da Semana Santa de Esposende, visto que as famosas Marchas Fúnebres, que ainda ouvimos nos nossos dias, praticamente só eram tocadas nessa cidade nessas cerimónias Pascais.
Muita da história desta Banda ainda está por fazer. Contudo, os músicos mais idosos de Belinho ainda contam histórias alegres dos tempos em que calcorreavam a pé os caminhos e atalhos para as romarias tratadas nos concelhos limítrofes de Viana do Castelo e Ponte de Lima. Note-se que a maioria desses músicos levava uma vida árdua pois a Banda era composta na sua maioria por pedreiros e alguns agricultores.
Esta Banda também teve altos e baixos. Numa altura de crise, por volta de 1922, houve uma dissidência que deu origem à Banda de Antas, na freguesia vizinha.
De 1952 a 1969 esteve associada aos Bombeiros de Fão, chegando a ter o nome de Banda dos Bombeiros Voluntários de Fão.
Por volta de 1986 desagregou-se. Reinicou a sua actividade em Agosto de 2000. A partir daí retomou a sua participação nas festividades e romarias por várias localidades do norte do país, inicialmente regida pelo Maestro Fernando Marques e a partir de 2006 pelo Maestro Joaquim Fernandes.
Em termos organizativos depende da associação CEFORM – Centro de Formação Musical de Belinho – institucionalizada em 2003. É na escola de formação musical desta associação que se formam a maioria dos músicos desta Banda.
Já actuou em directo num programa televisivo da RTP (Portugal no coração), emitido dos estúdios do Porto e já se deslocou a Corbeil-Essones, França, no âmbito da geminação de Belinho com esta localidade francesa.
Desde 2007 tem vindo a organizar o Festival de Bandas de Música, único no concelho de Esposende. Também em Dezembro desse ano, a Direcção dos Bombeiros Voluntários de Fão e a Direcção do Centro de Formação Musical acertaram os termos de um protocolo de colaboração e intercâmbio.
No período de Outubro de 2010 a Outubro de 2014, foi sua Diretora Artística a Maestrina Ana Carolina Capitão, tendo a Banda de Música de Belinho realizado vários Concertos na Cidade de Esposende, em parceria com o Serviço de Cultura da Câmara Municipal de Esposende

Desde Novembro de 2014 é seu Director Artístico e Regente o Maestro Bruno Santos.
No ano de 2015, promoveu, com a colaboração da Câmara Municipal de Esposende, os Concertos de Ano Novo e de Natal.
Participou no I Encontro de Bandas Filarmónicas, organizado pela Associação Cultural Banda de Música de Riba de Ave e foi convidada para participar no 3º Festival Internacional de Bandas de Música, organizada pela Câmara Municipal de Gondomar e Banda Sinfónica Portuguesa.
Em 18 Junho de 2015 levou a efeito o Concerto de Verão, no Auditório Municipal de Esposende, em colaboração com os Serviços de Cultura da Câmara Municipal de Esposende.
Em 30 de Julho de 2016, participou no 7º Encontro de Bandas Filarmónicas, promovido pela Casa da Música, tendo atuado na Sala Suggia.
No ano de 2016 efetuou várias atuações não só no Concelho de Esposende, mas também nos Concelhos limítrofes, designadamente, Barcelos, Viana do Castelo, Ponte da Barca e Vila Praia de Ancora.
Em Novembro/2016 participou no 3º Concurso Internacional de Bandas “ Filarmonia D’Ouro, em Santa Maria da Feira, tendo atuado no Europarque, classificando-se em segundo lugar na Segunda Secção.
Em 26 e 27 de Novembro/2016, participou no III Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, realizado no Auditório do Parque de Exposições de Braga, tendo obtido o Prémio de “ Banda do Distrito de Braga melhor classificada” e o Sexto Lugar entre as Quinze Bandas concorrentes, tendo como prémio um contrato para a participação nas Festas de S. João de Braga/2017.(in Município de Esposende)

Banda de Música de Belinho

Banda de Musica de Belinho

Banda de Belinho - Concerto de Ano Novo

Banda de Musica de Belinho Concerto de Verão 2015