Banda de Música de Belinho, Esposende, Distrito de Braga, Bandas Filarmonicas, Bandas de Musica, Contactos, Minho, Norte, Bandas Musicais
Banda de Música de Belinho, Esposende
28 Outubro, 2016
Banda Filarmónica Bouro Santa Maria, Amares, Braga, bandas Filarmónicas, Bandas de Musica, norte, Distrito de Braga, Contactos, Santa Maria de Bouro, Bandas portuguesas
Banda Filarmónica de Bouro de Santa Maria, Amares, Braga
28 Outubro, 2016

Banda Musical de Cabreiros, Braga, Bandas, Minho, Bandas de Musica, Bandas Musicais, Filarmónicas, contactos, Bandas do Minho, bandas de Braga, Minhotas

A Banda Musical de Cabreiros foi fundada em Janeiro de 1843 com o nome de Banda Musical de S. Miguel de Cabreiros. A sua fundação é atribuída ao Sr. João Martins Oliveir que,.além de fundador foi também regente durante vários anos. Embora não exista qualquer documento ou testemunho sobre a sua fundação, chega-nos a através do livro de poemas históricos literários “A minha Aldeia”, do Reverendo e Monsenhor Alves da Rocha, neto do fundador, editado em 1949, no Rio de Janeiro. Não existem registos sobre os primeiros cem anos da banda, a não ser algumas notícias de jornal sobre a sua participação em algumas festividades. (in)

Banda Filarmónica do concelho de Braga. Fundada em 1843.
Atua por todo o país!
(Bandas Filarmónicas, Comissões de Festas, Promotores de Espetáculos, Agentes Artísticos, Autarquias, etc…)

Banda Musical de Cabreiros

Fundada a 23 de Janeiro de 1843 com o nome de Banda Musical de S. Miguel de Cabreiros.
A sua fundação é atribuída ao Senhor João Martins Oliveira. Além de fundador foi também regente vários anos. Não existe qualquer documento ou testemunho sobre a sua fundação. A única informação chega-nos através do livro de poemas históricos literários “ A Minha Aldeia “ o Reverendo e Monsenhor Alves da Rocha, neto do fundador, editado em 1949, no Rio de Janeiro. Este livro retrata a Freguesia de Cabreiros em poema, onde se pode ler no canto IV.

“Duas obras te faz imortal
Ó Cabreiros, meu berço querido:
São os Passos e a Banda, afinal,
Por que foste e serás conhecido.”

Não existem registos sobre os primeiros cem anos da Banda, a não ser algumas notícias de jornal sobre a sua participação em algumas festividades.
A Banda de Cabreiros viveu o seu apogeu nas décadas de 40 e 50, sendo, então dirigia pelo maestro Manuel Gonçalves e batia-se de igual para igual com muitas Bandas Militares dessa época. Demonstrava, nessa altura uma apetência pelas obras clássicas.

Ao longo dos anos a Banda foi resistindo a enumeras dificuldades, contrariando o destino das outras bandas do concelho de Braga. Agora, e desde há muitos anos, é a unica Banda do Concelho de Braga.
Durante a sua longa existência foi regida por afamados regentes, nos últimos 50 a 60 anos destacam-se as regências de Manuel Gonçalves, Adelino Gonçalves, Francisco Rodrigues, Arlindo Braga, Egídeo Correia, João Braz, Félix Cabrerizo novamente João Braz, Marco Maia, Augusto Fernandes, Rodolfo Maia, Bruno Pinto.
Actualmente tem como Maestro /Director Artístico Vítor Vieira. (in facebook)

⏺️ 2018 Gravação CD - Banda Musical de Cabreiros

CBFBraga 2018 - Banda Musical de Cabreiros - Muralles

Banda Musical de Cabreiros, Associação Cultural, Musical, Artística e Recreativa (2014)

Banda Musical de Cabreiros