Grupo Folclorico “Meu Pais” de Maisons de Alfort, França

Rancho Folclórico Camponeses de Portugal, Duque de Caxias, Brasil, Rio de Janeiro, Ranchos Portugueses, Brasil, Grupo Folclorico, contactos, Rancho Folclórico, Ranchos Portugueses, Ranchos do Brasil, contactos
Rancho Folclórico Camponeses de Portugal, Brasil
2 Dezembro, 2016
Rancho Carnide Pombal, Rancho Folclórico Alegrias do Campo, Carnide, Ranchos, Folclore, Beira Litoral, Distrito Leiria, Contactos
Rancho Folclórico Alegrias do Campo de Carnide, Pombal
2 Dezembro, 2016

O Grupo Folclórico “Meu País” de Maisons-Alfort, em França, é um verdadeiro embaixador da etnografia e do folclore fafense pelas terras de França, tem levado o Nome, a História, as Tradições, os Usos e Costumes, e as crenças do concelho de Fafe para dentro e fora do nosso País. Tem-se afirmado como um dos principais grupos Folclóricos de França a apresentar o Baixo Minho.

Desde a sua fundação é ponto de honra preservar as danças, cantares, trajes, utensílios e tudo o que possa ter interesse cultural do concelho de Fafe, tendo este grupo uma procura constante em elementos que possam contribuir para as suas boas actuações e de acordo com a tradição desta terra.

O Grupo Folclórico “Meu País” de Maisons-Alfort organiza anualmente um festival internacional de folclore e diversos outros festivais durante o ano, tendo mesmo sido convidado pela Federação Francesa do Folclore.

É membro efectivo da Federação do Folclore Português, de onde recebe o apoio técnico.

Maisons-Alfort é um cidade de 54 milles habitants situada a Sul Est de Paris. A cidade esta indiscutivelmente ligada a escola national de veterinária fundada em 1765, mas é também nesta cidade, que esta cedeada a Associação Cultural Luso-Francesa « La Joie de Vivre » cujo o Grupo Folclórico « Meu País » faz parte.

O Grupo Folclórico “Meu País” de Maisons-Alfort (França) subiu ao palco pela primeira vez em 10 de Fevereiro de 1997, com a intenção de divulgar a Etnografia e o Folclore da Cidade de Fafe.

O Grupo Folclórico “Meu País” de Maisons-Alfort foi o primeiro rancho folclórico português em França a representar a cidade de Fafe, tendo por recolha o próprio Rancho Folclórico de Fafe e também o Grupo Folclorico da Casa do Povo de Arões-Fafe.

Teve como Fundador, António Avelino Leite, que assumiu a função de Conselheiro Tecnico para o Baixo-Minho na delegação do Folclore Portugues de França, até ao princípio de 2014, hoje assume o cargo de Conselheiro Técnico da Federação de Folclore em Portugal na região do Baixo Minho – Ave.

O Grupo tem levado, por terras de França e Portugal, a alegria, a vivacidade e a riqueza do folclore baixo-minhoto.

Em 2002, o Grupo Folclórico decide começar o processo de afiliação a Federação de Folclore Português tornando-se membro efectivo da Federação do Folclore Português a 1 de Maio de 2003 em Arcozelo-Vila Nova de Gaia, federação de onde recebe todo o apoio técnico, sendo o único Grupo Folclórico em França do Baixo-Minho federado.

Publicou o seu primeiro disco, com 13 gravações em 2003, uma edição da “Trevo da Musica”.

O Grupo Folclórico “Meu País” é constituído por 60 elementos que demonstram grande preocupação em preservar os usos e costumes da cidade de Fafe e dos seus antepassados.

O Grupo Folclórico “Meu País” de Maisons-Alfort apresenta os seguintes trajes : Noivos, Senhorinha, Mulher abastada, Lavradeira e Lavradeira rica, Domingueiro, Festa ou Romaria, Feirante, Trabalho (Moleiro, Ceifeiro, Campo, Negociante de Gado, Poda, Leiteira, Chamadeira de gado, Fiandeira, Guardadeira de Gado).

Os instrumentos utilizados são tradicionais, entre os quais se encontram concertinas, cavaquinho, viola braguesa, bombo, reque-reque e castanholas.

(in http://meupais.free.fr)

Grupo Folclórico Meu País de Maisons-Alfort