Rancho Folclórico Alegrias do Campo de Carnide, Pombal

Ranchos Portugueses, France, Grupo Folclorico Meu Pais, Mon Pays, contactos, Rancho Folclórico, Ranchos Portugueses, Ranchos da França, contactos
Grupo Folclorico “Meu Pais” de Maisons de Alfort, França
2 Dezembro, 2016
contactos de artistas, cantores, artista portuguesa, artista Pedro Migueis, espectaculos Pedro Migueis, artista, Cantor portuguesa, musica portuguesa
Pedro Migueis
1 Dezembro, 2016

O Rancho Folclórico “Alegrias do Campo” é natural de Carnide, uma aldeia verdejante, sede de freguesia, fazendo parte do conselho de Pombal, bem no centro do país.

O seu percurso teve início em 1962 com a organização de um pequeno cortejo de oferendas a favor da construção da nova Igreja paroquial.

Desde então tem sido desenvolvida toda a actividade inerente à defesa do folclore da região da Alta Estremadura, na qual está inserido. Em 1998 torna-se membro efectivo da

Federação de Folclore Português, filiando-se também no INATEL.

As suas danças e cantares, com muita beleza e simplicidade, como simples é o povo de Carnide, são originais de recolhas efectuadas na região da beira litoral, entre o Mondego e o Liz.

Os seus trajos representam essencialmente a classe rural: o resineiro, o moleiro, o pisador de uvas, o serrador, o agricultor, o noivo, o domingueiro e o rico domingueiro.

Este grupo tem participado em festivais de folclore, festas e romarias, de norte a sul do país, ilhas e no estrangeiro. Todos os anos organiza com sucesso o seu festival internacional de folclore, inserido nas festas religiosas da paróquia, promovendo o intercâmbio saudável de diversificadas culturas etnográficas. (in)

CARNIDE é uma aldeia verdejante, sede de Freguesia com o mesmo nome, que tem por padroeiro SANTO ELIAS, profeta do Antigo Testamento, e que foi criada em 01.07.1952, sendo desmembrada da Freguesia de VERMOIL, fazendo parte do concelho de POMBAL, bem no centro do País. Dada a carência de actividades culturais em CARNIDE, foi em 1962 lançada a ideia da Fundação do Rancho, com a prestimosa e imprescindível ajuda do então pároco da Freguesia Reverendo Padre David Pedrosa Gaspar com a organização de um pequeno grupo para participar num cortejo de oferendas a favor da construção da nova Igreja Paroquial. Foi a semente lançada.
Os componentes na época da fundação eram apenas trabalhadores dos campos, embora nessa data, a maioria ainda seja desta classe, já fazem parte do Rancho elementos formados com cursos médios e superiores. Com o andar dos anos, mercê de várias vicissitudes e da ausência de alguns, por motivos profissionais, o Rancho foi decaindo até que chegou à inactividade, no início da década de oitenta .

Em 1992 ressurge, de novo, o actual grupo que tem desenvolvida toda a actividade inerente à defesa do folclore da região em que se insere, chegando então a 1998 onde se tornou sócio efectivo da Federação de Folclore Português, filiando-se também no Inatel.
As nossas danças e cantares com muita beleza e simplicidade, como simples é o povo da nossa terra, são originais de recolhas efectuadas na região da Beira Litoral, entre o Mondego e o Liz.

Os trajes representam a classe rural : o Resineiro, o Moleiro, o Pisador de uvas, o Serrador, o Noivo, o Domingueiro, e o Rico Domingueiro. Compõem este grupo cerca de 40 elementos com idades compreendidas entre os 13 e os 65 anos. Este rancho tem actuado em vários Festivais de Folclore, Festas e Romarias ao longo de todo o País e no estrangeiro, e tem realizado todos os anos o seu Festival Internacional de Folclore.

Neste âmbito tem vindo a convidar sempre um rancho estrangeiro para passar cerca de 10 dias na nossa freguesia, o que já sucedeu com ranchos provenientes de Itália, Grécia, Bulgária, Açores e outros.

In Facebook

Rancho Folclórico Alegrias do Campo de Carnide

Festival das Flores em Pombal – Teatro cine de Pombal – 01 de maio de 2012

Rancho Carnide


Actuação na Festa da Ranha de Baixo – Pombal em Abril de 2008.
Grupo folclórico de Carnide – Pombal