O Rancho Folclórico “Alegrias do Campo” é natural de Carnide, uma aldeia verdejante, sede de freguesia, fazendo parte do conselho de Pombal, bem no centro do país.
O seu percurso teve início em 1962 com a organização de um pequeno cortejo de oferendas a favor da construção da nova Igreja paroquial.
Desde então tem sido desenvolvida toda a actividade inerente à defesa do folclore da região da Alta Estremadura, na qual está inserido. Em 1998 torna-se membro efectivo da
Federação de Folclore Português, filiando-se também no INATEL.
As suas danças e cantares, com muita beleza e simplicidade, como simples é o povo de Carnide, são originais de recolhas efectuadas na região da beira litoral, entre o Mondego e o Liz.
Os seus trajos representam essencialmente a classe rural: o resineiro, o moleiro, o pisador de uvas, o serrador, o agricultor, o noivo, o domingueiro e o rico domingueiro.
Este grupo tem participado em festivais de folclore, festas e romarias, de norte a sul do país, ilhas e no estrangeiro. Todos os anos organiza com sucesso o seu festival internacional de folclore, inserido nas festas religiosas da paróquia, promovendo o intercâmbio saudável de diversificadas culturas etnográficas. (in)