Ranchos, Cascais, Contactos, Rancho Coral e Coreográfico da Sociedade Musical de Cascais
Rancho Coral e Coreográfico da Sociedade Musical de Cascais
2 Dezembro, 2016
Ranchos Portugueses, France, Grupo Folclorico Meu Pais, Mon Pays, contactos, Rancho Folclórico, Ranchos Portugueses, Ranchos da França, contactos
Grupo Folclorico “Meu Pais” de Maisons de Alfort, França
2 Dezembro, 2016

Rancho Folclórico Camponeses de Portugal

O Rancho foi criado 1973 através de uma brincadeira de festa junina,sem representar uma região específica deu-se então o nome Rancho Folclórico Camponeses de Portugal. Passado um ano criou-se o Clube Social Camponeses de Portugal, que hoje contamos também com a sede campestre.

Os primeiros trajes foram de improviso pela dificuldade da época em confeccionar os trajes no Brasil. Com o passar dos anos foram aprimorados até chegarmos aos dias de hoje, cada traje para uma região específica “essa era uma forma de dizer que aqui estava Portugal.”

Representamos os costumes e tradições portuguesas não só no seu cantar e dançar mais também como as vindimas, as desfolhadas e as romarias. Buscando o aperfeiçoamento estamos sempre em busca do aprendizado para chegarmos o mais próximo possível dos usos, costumes e tradições do Folclore Português.

Hoje somos filiados a Federação do Folclore Português!

Grupo Folclórico Camponeses de Portugal do Rio de Janeiro - Tirana

Fundação

Tudo começou em 1973 com o grupo “Os Lusitanos de Caxias”. Em 1974, o grupo foi rebatizado com o nome – CAMPONESES DE PORTUGAL. Era o mês de junho na comemoração da Festa do Arraial do Pico Nico. Seus organizadores pensaram em trazer para o Rio um Rancho Folclórico Português para abrilhantar os festejos, mas devido as dificuldades, três entusiastas portugueses, Constantino da Silva Ramos, Antonio Oliveira Corrêa e Carlos Marques Almeida, decidiram formar um grupo local para se apresentar na festa. Em 24 horas estava formado “Os Lusitanos de Caxias” composto por dez moças, dez rapazes e quatro componentes de orquestra. A bandeira desfraldada tinha a Cruz de Malta no centro e foi feita de saco de farinha
(in: www.camponesesdeportugal.com.br)

Rancho Folclórico Camponeses de Portugal