Fadista Aldina Duarte, Aldina Duarte, Fado, Fadista, Fados, Fadistas, cantores de fado, artistas de fado, noites de fados, espetáculos de fado
Aldina Duarte
31 Janeiro, 2016
Victor Rodrigues contactos, música portuguesa, banda, concertina, musica popular, mão na cabecinha, artista, vitor rodrigues, concertinas, desgarradas
Victor Rodrigues
20 Janeiro, 2016

Pólo Norte, Bandas Portuguesas, concertos, Bandas, Banda Pólo Norte, Banda, Portuguesa, Miguel Gameiro, Anos 90, Contactos de bandas, contacto Artista

Miguel Gameiro e Polo Norte

Em 1994 junta-se a António Villas Boas e Tiago Oliveira para formar os Pólo Norte. Editam o primeiro álbum do grupo, “Expedição”, produzido por Fernando Cunha (Delfins) e que viria a atingir o galardão de disco de ouro. “Lisboa”, “Amor é” e “Grito” (com a participação especial de Miguel Angelo) foram algumas das canções mais marcantes.

Em 1996 e depois de dois anos em concertos sucessivos por todo o país edita, “Aprender a ser feliz”, gravado no estúdio de “Vale de Lobos” e com a produção a cargo de “Fernando Júdice” (Trovante e Madredeus). “Aprender a ser feliz” chegaria também a disco de ouro.

Em 1999 gravam o seu terceiro álbum, “Longe”, produzido por Jony Galvão.

Em 2000, o grupo sentia-se preparado para a gravação de um disco ao vivo, que viria acontecer na mítica Aula Magna, e que celebrava os inúmeros concertos realizados pela banda até esse então.

Em 2002 ruma a Madrid, para a gravação de “Jogo da Vida”, com a produção a cargo de Bori Alarcón.

Em 2005, edita “Deixa o Mundo Girar” produzido por Steve Lyon, (Depeche Mode, The Cure), aclamado como um dos melhores trabalhos do grupo até então.
Desse álbum, “Deixa o Mundo Girar”, “A Dança” e “Pele”, foram a as canções com maior destaque.

Em 2008 grava aquele que seria o disco de celebração de 15 anos de carreira, “Pólo Norte 15 Anos”, que reúne os mais marcantes êxitos do grupo e dois originais “Asa Livre” e “Jeito de Ser”.

Em 2010 Miguel Gameiro lança o seu disco de estreia a solo, “A Porta ao Lado”. “A Porta ao Lado” atinge o galardão de Disco de Ouro com mais de 13.000 unidades vendidas. “Dá-me um Abraço” é uma das canções mais tocadas pelas rádios entre 2010/2011, tendo sido nomeada para os Globos de Ouro da Sic. Seguem-se as canções “O Teu Nome” e “Alquimia”, que também obtêm grande receptividade por parte do público.

Três anos depois de “A Porta ao Lado” e de muitos concertos um pouco por todo o país, Miguel Gameiro lança o seu segundo disco a solo “11 Canções”. “Já Não Canto Essa Canção” é o primeiro single extraído deste álbum, seguindo-se “Porque é que a gente não se dá”.

Em 2013 segue-se a compilação de 20 anos de carreira com a edição de “Miguel Gameiro & Polo Norte-20 Anos”. Ainda durante este ano é convidado por Mariza, para compor uma canção, que viria a ser um dos seus maiores êxitos de sempre “ O Tempo não pára”

Em 2015 Miguel Gameiro aceita o desafio da RTP para compor uma canção para o Festival da Canção (Há um mar que nos separa) que viria a ser a escolhida do público para representar Portugal na Eurovisão. É lançado o Cd/Dvd gravado ao vivo nos Coliseus de Lisboa e Porto em duas noites inesquecíveis e onde estão registados 20 anos de música.

2017, marca o regresso de Miguel Gameiro com um novo disco a solo e com um novo espectáculo….(biografia Miguel Gameiro 2017)

Polo Norte Pura Inocência

Polo Norte E Delfins – Grito

Pólo Norte – Deixa o Mundo Girar

Estou a aprender a ser feliz – Polo Norte

Pólo Norte – Asa Livre

Música da novela ‘Feitiço de Amor’, da TVI

Banda Pólo Norte de regresso

Miguel Gameiro vai voltar a reunir os Pólo Norte. O reencontro servirá para o cantor celebrar os seus 20 anos de carreira como músico, mas também os 20 anos sobre o nascimento da banda. Esta reunião deverá efetivar-se em março deste ano com uma digressão nacional, que incluirá dois grandes concertos em Lisboa e no Porto.

Este reencontro deverá também dar a origem a um disco, não estando afastada a possibilidade de virem a ser apresentadas canções originais.

Recorde-se que Miguel Gameiro e os Pólo Norte não tocavam juntos desde 2008, sendo que dois anos depois o músico e cantor seguiria mesmo por uma carreira a solo. Agora é tempo de recordar o passado e juntar os ex-integrantes. Segundo Miguel Gameiro, os Pólo Norte irão contar mesmo com os fundadores Tiago Oliveira, que atualmente andava mais pelos caminho do fado acompanhando Gisela João, entre outros, e António Villas-Boas, que com o grupo gravou apenas dois discos e que atualmente estava mais dedicado ao lado empresarial da música.

Os Pólo Norte formaram-se em 1992 na região de Belas, concelho de Sintra, tendo lançado o seu primeiro disco, ‘Expedição’, em 1995, da qual fazem parte os primeiros sucessos: ‘Lisboa’ e ‘Grito’. Sucederam-se ‘Aprender a Ser Feliz’ (1996), ‘Longe’ (1999), ‘Jogo da Vida’ (2002) e ‘Deixa o Mundo Girar’ (2005) que seria reeditado em 2007 com disco bónus.

Ainda antes da carreira a solo de Miguel Gameiro, o grupo comemorou os seus 15 anos de carreira em 2008 com um disco contendo os seus maiores sucessos.

No que toca à carreira de Miguel Gameiro, o músico lançou dois discos em nome próprio, ‘A Porta ao Lado’, em 2010 e ‘11 Canções’ em 2013.
(info de 7 JANEIRO, 2014, in vidas

Miguel Gameiro e Polo Norte