Festival da Canção, Portugal (2ª semi-final)

Festival da Canção 2019, RTP, finalistas, Matay, Conan Osíris, Calema, Ana Cláudia, Festival da Canção, musica portuguesa
Festival da Canção, Portugal (1ª semi-final)
18 Fevereiro, 2019
Noite de Fados, Pombal, 2019, Fado Humorístico, Fadistas, Noites de Fados, Associação, Fados, Espectáculos, Ao vivo, Fadistas Amadores, contactos
Noite de Fados em Pombal
28 Fevereiro, 2019
+

Festival da Canção, Portugal (2ª semi-final)

Festival da Canção, 2ª Semi-final. Finalistas, Canções, Portugal, Portuguesa, Festival, Cantores, Musica Portuguesa, Israel, Finalistas do Festival, 2019

Foram escolhido mais 4 finalistas para representar Portugal no Festival da Euro-visão da Canção 2019.

São eles Mariana Bragada – Mar Doce – 2ª Semifinal | Festival da Canção 2019,

NBC – Igual a Ti – 2ª Semifinal | Festival da Canção 2019
,

Surma – Pugna – 2ª Semifinal | Festival da Canção 2019

e Madrepaz – Mundo a Mudar – 2ª Semifinal | Festival da Canção 2019

Festival 2019

A canção “Igual a ti”, composta e interpretada por NBC, recebeu maior votação na segunda e última semifinal do Festival da Canção, que apurou os quatro temas que faltavam. A final do concurso é a 2 de Março, em Portimão.
Além de “Igual a ti”, de NBC, entre os temas apurados esta noite estão igualmente “Pugna” (Surma), que ficou em segundo lugar, na votação global – que soma os votos do júri e do público – “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz), e “Mar Doce” (composta e interpretada por Mariana Bragada).
Os quatro temas juntam-se à canção “Telemóveis”, composta e interpretada por Conan Osíris, “Perfeito”, da autoria de Tiago Machado e interpretada por Matay, “A dois”, composta e interpretada pelos Calema, e “Inércia”, dos D’Alva, e interpretada por Ana Cláudia.
Os oito temas vão ser apresentados na final do Festival da Canção a 2 de março, em Portimão, e o vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Israel.
A RTP1 transmitiu mais uma vez em direto, a partir dos estúdios de Lisboa, a segunda semifinal do concurso, apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato.
“Igual a ti” (NBC) conquistou um total de 22 pontos (10 do júri e 12 do público), “Pugna” (Surma) recebeu 18 pontos (12 do júri e 06 do público), “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz) ficou com 16 pontos (06 do júri e 10 do público), e “Mar Doce” (composta e interpretada por Mariana Bragada) recebeu 15 (08 do júri e 07 do público).
“Mar Doce” e “Lava” (Miguel Guedes/Dan Riverman) ficaram empatadas com 15 pontos, mas a primeira seria a escolhida, já que, segundo o regulamento, nas semifinais prevalece a canção com mais votos do júri. “Lava” tinha obtido 07 votos do júri e 08 do público.
Nesta segunda semifinal competiam ainda “O Lugar” (composta por André Tentúgal e interpretada por Lara Laquiz), “O Jantar” (Pedro Pode/João Couto), e “Debaixo do luar” (Rui Maia/Mila Dores).
Na primeira semifinal, que se realizou a 16 de fevereiro, “Telemóveis” recebeu a pontuação máxima do público, e “Perfeito” a do júri.
Nas semifinais, o peso das votações é repartido entre os telespetadores e um júri presidido por Júlio Isidro, cujos elementos foram escolhidos pela RTP, e do qual fazem parte as cantoras Rita Redshoes, Isaura, Maria João e Selma Uamusse, o radialista Álvaro Costa e o encenador e ator Pedro Penim.
Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.
Em caso de empate, na final, prevalece a escolha do público.
Os temas a concurso podem ser ouvidos, desde 21 de janeiro, no ‘site’ da RTP.
O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio em Israel. (in DN)