Festival da Canção, Portugal (2ª semi-final)

Quim Barreiros, Joaquim Barreiros, 100 anos, Musica Portuguesa, Artistas, consagrados, acordeão, Minho, Viana do Castelo, Vila Praia de Ancora, Tradições
Joaquim Barreiros fez 100 anos
20 Fevereiro, 2019
Noite de Fados, Pombal, 2019, Fado Humorístico, Fadistas, Noites de Fados, Associação, Fados, Espectáculos, Ao vivo, Fadistas Amadores, contactos
Noite de Fados em Pombal
28 Fevereiro, 2019
+

Festival da Canção, Portugal (2ª semi-final)

Festival da Canção, 2ª Semi-final. Finalistas, Canções, Portugal, Portuguesa, Festival, Cantores, Musica Portuguesa, Israel, Finalistas do Festival, 2019

Foram escolhido mais 4 finalistas para representar Portugal no Festival da Euro-visão da Canção 2019.

São eles Mariana Bragada – Mar Doce – 2ª Semifinal | Festival da Canção 2019,

NBC – Igual a Ti – 2ª Semifinal | Festival da Canção 2019
,

Surma – Pugna – 2ª Semifinal | Festival da Canção 2019

e Madrepaz – Mundo a Mudar – 2ª Semifinal | Festival da Canção 2019

Festival 2019

A canção “Igual a ti”, composta e interpretada por NBC, recebeu maior votação na segunda e última semifinal do Festival da Canção, que apurou os quatro temas que faltavam. A final do concurso é a 2 de Março, em Portimão.
Além de “Igual a ti”, de NBC, entre os temas apurados esta noite estão igualmente “Pugna” (Surma), que ficou em segundo lugar, na votação global – que soma os votos do júri e do público – “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz), e “Mar Doce” (composta e interpretada por Mariana Bragada).
Os quatro temas juntam-se à canção “Telemóveis”, composta e interpretada por Conan Osíris, “Perfeito”, da autoria de Tiago Machado e interpretada por Matay, “A dois”, composta e interpretada pelos Calema, e “Inércia”, dos D’Alva, e interpretada por Ana Cláudia.
Os oito temas vão ser apresentados na final do Festival da Canção a 2 de março, em Portimão, e o vencedor irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em Israel.
A RTP1 transmitiu mais uma vez em direto, a partir dos estúdios de Lisboa, a segunda semifinal do concurso, apresentada por Jorge Gabriel e José Carlos Malato.
“Igual a ti” (NBC) conquistou um total de 22 pontos (10 do júri e 12 do público), “Pugna” (Surma) recebeu 18 pontos (12 do júri e 06 do público), “Mundo a mudar” (Frankie Chavez/Madrepaz) ficou com 16 pontos (06 do júri e 10 do público), e “Mar Doce” (composta e interpretada por Mariana Bragada) recebeu 15 (08 do júri e 07 do público).
“Mar Doce” e “Lava” (Miguel Guedes/Dan Riverman) ficaram empatadas com 15 pontos, mas a primeira seria a escolhida, já que, segundo o regulamento, nas semifinais prevalece a canção com mais votos do júri. “Lava” tinha obtido 07 votos do júri e 08 do público.
Nesta segunda semifinal competiam ainda “O Lugar” (composta por André Tentúgal e interpretada por Lara Laquiz), “O Jantar” (Pedro Pode/João Couto), e “Debaixo do luar” (Rui Maia/Mila Dores).
Na primeira semifinal, que se realizou a 16 de fevereiro, “Telemóveis” recebeu a pontuação máxima do público, e “Perfeito” a do júri.
Nas semifinais, o peso das votações é repartido entre os telespetadores e um júri presidido por Júlio Isidro, cujos elementos foram escolhidos pela RTP, e do qual fazem parte as cantoras Rita Redshoes, Isaura, Maria João e Selma Uamusse, o radialista Álvaro Costa e o encenador e ator Pedro Penim.
Na final, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas.
Em caso de empate, na final, prevalece a escolha do público.
Os temas a concurso podem ser ouvidos, desde 21 de janeiro, no ‘site’ da RTP.
O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, que decorre em maio em Israel. (in DN)