Ultraleve, Banda Ultraleve, Contactos dos Ultraleve, Grupo musical, Bandas, Contactos, Espectáculos Ultraleve, Concertos Ultraleve, Fotos Ultraleve
Ultraleve
5 Fevereiro, 2017
Fábia Rebordão, Fadista, cantora, Musica Ligeira, Canções, cantoras Portuguesas, Artista, Portugal, Espetáculos, Fado, Cantora Fábia Rebordão, Musica
Fábia Rebordão
21 Janeiro, 2017

“Algumas das canções são das mais frescas do ano, cantadas em português” Luis Guerra, in Blitz, sobre o álbum “Salão América”
“Um verdadeiro fenómeno de culto em Portugal” Blitz especial rock in rio 2010.
“Um dos momentos altos de um festival que agora começou, mas que dificilmente será superado” RFM, sobre a actuação dos Azeitonas e António Zambujo no Rock in Rio 2010.
“Um belíssimo grupo de músicos, com um nível pouco vulgar na música portuguesa” Rui Veloso, in Visão.
“um fenómeno de popularidade no Porto” Time Out, sobre o concerto esgotado no Teatro Sá da Bandeira em Dezembro de 2010.
“Bem antes das 22 horas já se tornava impossível circular no largo passeio de frente à fachada do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, tamanha era a multidão que ali se ia aglomerando (…) Os AZEITONAS são um fenómeno de popularidade (…) Imagem do Som
“(canções) sobre a desilusão, sobre a condescendência, sobre o aburguesamento e o conservadorismo na sociedade portuguesa.” in Quadratura do Círculo, sic notícias, sobre uma nova geração de autores portugueses.
“Canções que ficam a marinar no ouvido por tempo indeterminado, num português amigo da decência” Jornal BLitz, sobre o álbum “Rádio Alegria”, 4/5 estrelas no jornal Blitz

(in facebook oficial)

Os Azeitonas - Concerto exclusivo TVI24

Marlon- Voz
AJ- Guitarra e Voz
Salsa- Teclados, acordeão, Harmónicas e voz
Nena- Voz

Notas de Imprensa:
– “Algumas das canções são das mais frescas do ano, cantadas em português” Luis Guerra, in Blitz, sobre o álbum “Salão América”
– “Um verdadeiro fenómeno de culto em Portugal” Blitz especial rock in rio 2010
“Um dos momentos altos de um festival que agora começou, mas que dificilmente será superado” RFM, sobre a actuação dos Azeitonas e António Zambujo no Rock in Rio 2010
– ” Um belíssimo grupo de músicos, com um nível pouco vulgar na música portuguesa” Rui Veloso, in Visão
– “um fenómeno de popularidade no Porto” Time Out, sobre o concerto esgotado no Teatro Sá da Bandeira em Dezembro de 2010
– “Canções que ficam a marinar no ouvido por tempo indeterminado, num português amigo da decência” Jornal BLitz, sobre o álbum “Rádio Alegria”, 4/5 estrelas no jornal Blitz

Sobre o Rádio Alegria

Nós somos os Azeitonas. Reivindicamos para nós próprios o estatuto de fiéis depositários de um Nacional-Cançonetismo perdido algures nas brumas do tempo, pelo direito alienánel à pretensão que assiste qualquer artista que se preze. Fazemos do “formato-canção” a tocha que nos alumia pelos trilhos perdidos da Música Ligeira Portuguesa, e usamos versos de amor como arma de arremesso e insurreição. A nossa banda é a maturação de muitos anos a ouvir em segredo Neil Diamond na estereofonia dos nossos pais, a disfarçar a emoção perante a batida dançante dos ABBA e a esconder o embaraço dos pelos iriçados pelas baladas mais românticas da Bonnie Tyler. A semente fica e continua, teimosa e autonoma, a crescer, acabando por medrar. Floresce inevitavelmente, assim que o medo e a insegurança estejam devidamente resolvidos. A bitola da estética reinante lança sobre o povo a sua tirania feroz, tentando matar as sensibilidades. Gostar de música romântica é hoje proibido por estas leis. É punível com sanções que podem ir até à exclusão total dos mais concorridos grupos sociais. Aceita o nosso humilde convite a esse acto de rebeldia sublime, que é o regresso às origens da apreciação afectiva da música, como se não existisse uma logica estética (nem sequer ética) a toldar os ouvidos de quem sintoniza uma frequência alternativa. Pois o homem em quem a emoção domina a inteligência recua a feição do seu ser a um estádio da evolução anterior, em que as faculdades da inibição dormiam ainda no embrião da mente.

Biografia
Junho de 2002: nascem “Os Azeitonas”, numas férias em Ibiza.
Julho de 2002: a primeira actuação, na discoteca “Pop”, no Porto.
Setembro de 2003: Gravação da primeira maquete, na ESMAE, no Porto.
Setembro de 2004: Convite, por parte de Rui Veloso, para gravar pela sua recém-formada editora “Maria Records”.
Julho de 2005: Lançamento do disco “Um Tanto ou Quanto Atarantado”.
Junho de 2006: Momento histórico na carreira da banda: Concerto com Os Azeitonas, José Cid e Rui Veloso no Teatro Sá da Bandeira. “Pai, Mãe e filhos bastardos do Rock Luso – juntos e ao vivo”. Arranque da primeira Digressão Nacional dos Azeitonas, com concertos de norte a sul do país. Nesta digressão, os Azeitonas tiveram a honra de contar com convidados como Rui Veloso, José Cid, Taxi, Trabalhadores do Comérico, Armando Gama e Adiafa, em alguns dos seus concertos.
Agosto de 2006: Lançamento do single online “Sílvia Alberto”, que permanceceu algumas semanas em 1º lugar no top de downloads.
Novembro de 2006: Os Azeitonas actuam no Coliseu do Porto, no concerto de 25 anos de carreira de Rui Veloso, ao lado de Mariza, Tim, Jorge Palma, João Gil, Vitorino e Luz Casal.
Dezembro de 2006: Lançamento exclusivo no site dos Azeitonas do single de Natal “Queixa ao Pai Natal”.
Fevereiro de 2007: Lançamento exclusivo no site dos Azeitonas do single de S. Valentim “Queixa a Cupido” (que em Novembro de 2008 integraria a Banda Sonoroa da Telenovela “Despertar”, da TVI).
Dezembro de 2007: Lançamento do “Livro com oferta de CD” “Rádio Alegria”. Edição limitada em livro com oferta de CD que esgota rapidamente. 4 estrelas em 5 na revista Blitz, considerado o 2ª melhor disco do ano por uma Rádio Luso-Canadiana, 4 estrelas em 5 no jornal “Metro”, considerado um dos melhors 10 álbuns do ano no site “Frequência Jovem”, inclusão da maior parte dos temas em séries de ficção de várias estações nacionais, presença assídua da banda em todas as estações de televisão nacionais.
Janeiro de 2008: Inclusão da música “Quem és tu miúda” na telenovela “Morangos com Açúcar” e da música “Tu Pertences a mim” na telenovela “Deixa-me Amar”, ambas da TVI.
Maio de 2008: Arranque da 2ª Digressão Nacional dos Azeitonas, com mais de 30 datas em todo o país que incluíram festivais, queimas das fitas, festas académicas, casinos, teatros, recintos ao ar livre, etc.
Junho de 2008: Inclusão da música “Um Tanto ou Quanto Atarantado” na banda sonora de “Morangos com Açúcar – série verão”.
Julho de 2008: Inclusão das músicas “Falo Chinês” e “Tu Pertences a mim” na telenovela “Rebelde Way” da Sic.
Novembro de 2008: Inclusão da música “Queixa a Cupido” na telenovela “Despertar” da TVI. Os Azeitonas entram em estúdio para a gravação do sucessor de “Rádio Alegria”.
Abril de 2009: Estreia do álbum “Salão América”, no site www.osazeitonas.com. Os Azeitonas avançam para a edição de um site exclusivamente online e gratuito, onde serão disponibilizadas as músicas à medida que vão sendo gravadas.
Maio de 2009: A digressão do “Salão América” arranca no Porto. Esta digressão, que haveria de levar a banda aos principais palcos nacionais, passará pelas queimas das fitas de Braga, Coimbra e Porto, Festival Marés Vivas, Rock in Rio Lisboa 2010, Festival Felipop ca Coruña e Encontro de Culturas em Badajoz, numa agenda com mais de 50 concertos.
Junho de 2009: As rádios nacionais decidem incluir “Quem és tu miúda” nas suas playlists, e este tema torna-se num dos mais badalados do verão. Passa a fazer dos tops das principais rádios do país (TNT da Rádio Comercial, “As mais pedidas” da RFM), figura durante largas semanas no top “Hitlist” da MTV como o tema português mais bem posicionado. O tema é incluído no jogo “Singstar”, da Playstation.
Julho de 2009: O single de estreia do álbum Salão América é estreado nas rádios nacionais. “Café Hollywood” passa na RFM, Comercial, MTV, fazendo parte das mais pedidas e dos tops das mais ouvidas.
Setembro de 2009: Inclusão dos temas “Cantigas de Amor (Homenagem a Tony de Matos) e “Quem és Tu Miúda” na série de ficção “Meu Amor”, da Tvi, que haveria de arrecadar o Emmy para melhor telenovela do mundo em 2010.
Abril de 2010: Os Azeitonas gravam uma versão do tema “Anda Comigo ver os Aviões” com António Zambujo
Julho de 2010: O álbum “Salão América” atinge, em downloads, o equivalente a 70.000 álbums descarregados.
Dezembro de 2010: A banda prepara a gravação do seu primeiro DVD ao vivo, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, a ser editado en fins de Março de 2011, juntamente com a primeira edição física (em CD) do álbum “Salão América”. O concerto, a 15 de Dezembro, esgota completamente o Teatro (mais de 1200 pessoas) e revela-se um grande sucesso.