Rancho Folclórico As Cerejeiras de Fetais, Sobral de Monte Agrasso

Rancho Folclórico Camponeses do Vale do Brejo, Azambuja, Folclore, Ribatejo, Ranchos Portugueses, Contactos, Ranchos Folclóricos, grupos, ribatejanos
Rancho Folclórico Camponeses do Vale do Brejo, Azambuja
26 Dezembro, 2016
Rancho Folclórico Praias do Sado, Setúbal, Litoral alentejano, Estremadura, Ranchos Folclóricos, Folclore Português, Grupos folclóricos, contactos, Praias Sado
Rancho Folclórico Praias do Sado, Setúbal
26 Dezembro, 2016

Rancho Folclórico As Cerejeiras de Fetais

O Rancho Folclórico “As Cerejeiras de Fetais” está inserido na região saloia, mais concretamente na aldeia de Fetais, concelho de Sobral de Monte Agraço.
O primeiro documento do concelho data de 1186, todavia só em 1518, durante o reinado de D. Manuel I, recebe o seu foral.
O concelho de Sobral de Monte Agraço notabilizou-se durante as invasões francesas nos anos de 1809 e 1810, pois do seu Forte de Alqueidão fez frente e expulsou as tropas de Napoleão. Feito heróico do seu povo durante a ocupação: o silêncio, pois com esta atitude nenhuma informação passava ao seu inimigo.
Sabemos que a aldeia de Fetais é muito antiga, mas ainda não foi possível saber a data da sua fundação.
Predominava (e ainda hoje se pode observar nas encostas da nossa aldeia) o cultivo da cereja, daí a derivação do nome do Grupo: “As Cerejeiras de Fetais”O Rancho foi fundado em 1983 por José Tomás, António Franco, Maria Clotilde e Delfina Cunha.
O primeiro objectivo foi uma brincadeira de Carnaval, mas depois tornou-se um projecto mais sério dado o sucesso do evento e a vontade das pessoas.
Devido á falta de conhecimentos sobre folclore, inicialmente não tomámos a direção certa, mas depois de um trabalho de pesquisa e recolhas, tomámos consciência do vasto património etnográfico e cultural da nossa região e invertermos o rumo no sentido de o dignificar.
Temos desenvolvido ao longo destes anos uma actividade de promoção cutural no domínio do folclore e da investigação etnográfica, tendo como base uma organização de recolha de trajes, danças, utensílios, usos e costumes e posterior divulgação.

Atualmente reconstituímos balharicos e algumas fainas agrícolas bem como cenas da vida quotidiano do nosso povo saloio.

Somos sócios efectivos da Associação do Distrito de Lisboa para a defesa da cultura tradicional Portuguesa e vice-presidente da direcção da mesma, CCD do Inatel e membros efectivos da Federação do Folclore Português.

30º Aniversário das "Cerejeiras de Fetais" (2014)

Entrevista Rancho Folclórico "As Cerejeiras de Fetais" Oásis Fm (2012)

Rancho Folclórico As Cerejeiras de Fetais