Banda Filarmónica do Crato, Bandas Filarmónica, Bandas Alentejanas, Contactos, Distrito Portalegre, Bandas de Musica, Filarmónica do Crato, Alentejo, Crato
Banda Filarmónica do Crato, Distrito de Portalegre, Alentejo
9 Outubro, 2016
Banda de Musica de Arcos Valdevez, Bandas de Musica, Bandas, Distrito Viana do Castelo, Filarmónicas, Contactos, Bandas Viana do Castelo, Orquestras, Banda de Arcos Valdevez, Arcuense
Banda de Musica de Arcos Valdevez
8 Outubro, 2016

Banda Alegretense, Alegrete, Portalagre, Bandas, Filarmonicas, Norte Alentejano, Alentejo, bandas Alentejanas, Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical Alegretense, contactos

Banda Filarmónica Alegretense

 

A Banda de Alegrete, vulgarmente denominada de Banda Filarmónica Alegretense, Alegrete, Portalegre, começou a sua actividade no ano de 1867.

Quanto à data exacta não há certeza, mas como de há longa data se vem comemorando o dia 8 de Dezembro como sendo o da sua fundação, é ponto assente que essa teria sido efectivamente a data da fundação da Banda Musical de Alegrete. Teve inicialmente cerca de 20 elementos e desde então eram as actividades artesanais (sapateiros, alfaiates, carpinteiros, ferreiros, etc) que funcionava como alfobre da Colectividade.

A sua primeira sede foi uma pequena sala cedida por um dos executantes e fundador da Filarmónica, posteriormente conseguiu melhorar a sua situação, ocupando a antiga Capela do Espírito Santo, onde permaneceu até 1981, ano em que se instalou no novo edifício construído com essa finalidade.

Foi seu primeiro Regente e Fundador , José Augusto Servo, natural de Alegrete, salvo um pequeno interregno de cerca de 2 anos a sua actividade tem sido constante e permanente, tendo sido reorganizada em 1919, pelo Capitão do Exército Manuel Miranda Branco.

Durante a sua actividade entrou em diversos concursos para Bandas Civis, destacando-se:

1º Lugar alcançado em Évora em 1966, no Concurso de Filarmónicas do Alentejo
2º Lugar em Setúbal 1969
As suas actuações estem-se por muitas terras do País, especialmente na zona onde se insere, actuando ainda regularmente em Festas na vizinha Espanha.

Ao longo de todos estes anos tem existido uma Escola de Música que tem preparado todos os executantes naturais de Alegrete, daqui tem saído um rol de músicos que fizeram da música profissão.

Em 1996 a Colectividade fundou a Escola de Música dirigida por um professor do ensino oficial que contou com a colaboração de dois jovens profissionais em Bandas Militares.

No ano de 2001 e novamente sob a regência do Sr. Luís Correia, no período de 19 a 23 de Julho, efectuou diversas actuações em França, mais concretamente na Cidade de Selles-Sur-Celles.

Em Março de 2002 a Colectividade recomeçou novamente com Escola de Música, com 30 alunos de ambos os sexos, sendo o professor, o Regente da Banda, Sr.º Hugo Guedelha.

A Banda da Sociedade Recreativa Musical Alegretense tem 48 elementos de ambos os sexos.

(in wikipédia)

Arruada da Banda Alegretense 2015

Banda de Música da Sociedade Recreativa Musical Alegretense

A Banda de Música da Sociedade Recreativa Musical Alegretense foi fundada em 1867, comemorando-se o seu aniversário a 8 de dezembro, data provável da sua primeira atuação.
A Banda de Música iniciou as suas atividades com vinte alegretenses – sapateiros, alfaiates, carpinteiros, ferreiros… – e foi seu primeiro maestro e um dos fundadores o senhor Sérvulo (Servo) Maria Fernandes.

A Banda Filarmónica Alegretense teve como primeira sede uma pequena sala cedida por um dos músicos fundadores. Posteriormente instalou-se na antiga capela do Espírito Santo onde permaneceu até 1981, data em que ocupou as atuais instalações construídas para o efeito. Inaugurada a 7 de março de 1981, a Sede da Sociedade foi construída graças a ajudas monetárias e técnicas por parte de entidades oficiais e particulares e ao envolvimento da população de Alegrete.

Após um período de instabilidade (1910–1919) provocada por razões políticas no seio dos músicos (uns adeptos da Monarquia, outros, adeptos da República), do qual apenas existem relatos verbais, a Banda foi reorganizada pelo ilustre alegretense Capitão Manuel Miranda Branco, em 1919, passando a denominar-se Sociedade Recreativa Musical Alegretense. Os seus Estatutos foram aprovados pelo Governo Civil de Portalegre em 1933.

Por falta de suporte documental não se conhece, em pormenor, em que tipo de actividades a Banda participava, no seu passado mais remoto. Sabe-se, no entanto, que atuava em festas e romarias quer em Alegrete quer nas suas imediações.

A partir dos anos sessenta (Séc XX) a Banda começou a expandir-se mais para o exterior, participando em atividades culturais de natureza diversa. Assim, entre outros, conquistou o 1º lugar no Concurso de Filarmónicas do Alentejo, em 1966 (Évora); o 2º lugar no Concurso Nacional de Bandas Civis, em 1969 (Setúbal); em 1996, participou no programa “À Volta do Coreto”, da RTP; em julho de 2001, a convite de uma Filarmónica local, atuou em Selles-Sur-Celles (França); em agosto de 2002, num Programa de Intercâmbio, esteve presente em S. Bartolomeu de Regatos (Açores).

A Banda Filarmónica Alegretense tem mantido ao longo dos anos uma atividade intensa, atuando nos mais diversos pontos de Portugal – Concertos, Festivais, Festas e Romarias, Cerimónias Públicas e Religiosas – e diversas atuações em Espanha. Realizou e participou em diversos Festivais de Bandas Civis. Na sua sede, tem realizado espectáculos culturais e recreativos: Concertos de música erudita, ligeira e etnográfica, Cinema, Teatro, Folclore, Ballet, Saraus Desportivos, Colóquios, Reuniões, Convívios e outros.

A Sociedade Recreativa Musical Alegretense possui um Museu com um espólio histórico que atesta o seu passado. Adstrita à Banda funciona uma Escola de Música frequentada por cerca de 20 alunos. A Banda conta atualmente com 50 executantes, com idades compreendidas entre os 11 e os 58 anos.

(2018-in: anossamusica.web.ua.pt)

Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical Alegretense

Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical Alegretense