Banda Alegretense, Alegrete, Portalagre, Bandas, Filarmonicas, Norte Alentejano, Alentejo, bandas Alentejanas, Banda Filarmónica da Sociedade Recreativa Musical Alegretense, contactos
Banda Filarmónica Alegretense, Alegrete, Portalegre
9 Outubro, 2016
Orquestra Desigual da Bairrada, Bandas, Orquestras, Portuguesas, Musicos, Bandas, Grupos Típicos, Grupos de Musica popular, contactos, Bandas Portuguesas
Orquestra Desigual da Bairrada, Anadia
8 Outubro, 2016

Banda de Musica de Arcos Valdevez, Bandas de Musica, Bandas, Distrito Viana do Castelo, Filarmónicas, Contactos, Bandas Viana do Castelo, Orquestras, Banda de Arcos Valdevez, Arcuense

Banda de Musica de Arcos de Valdevez

A Centenária Banda de Arcos de Valdevez tem sede na bonita Vila de Arcos de Valdevez, em pleno coração do Alto Minho. É a única Filarmónica do concelho e, ao longo da sua existência, tem procurado através da Música, dar a conhecer um pouco mais a nossa terra, tanto em Portugal como no país vizinho.

Atualmente a Banda é composta por cerca de 65 músicos: mais de metade deles tiveram/têm formação musical e de instrumento na própria Banda, uma outra parte frequenta academias e escolas profissionais de música e existe ainda o grupo de músicos com formação superior.

Atualmente sob regência do Maestro e Professor Gil Magalhães, a Banda dispõe de um vasto, renovado e variado repertório, especialmente vocacionado para animar festas e romarias, e dispõe igualmente de um coral de música sacra que apoia o culto religioso.

Sociedade Musical de Arcos de Valdevez – Concerto ao Vivo
2014

Festas de S. Bartolomeu 2018 – Banda de Arcos de Valdevez

CBF Braga 2016 | Banda de Arcos de Valdevez | Bonaparte
2017

Historial

A “Banda Arcuense” foi fundada a 1 de Dezembro de 1880 e iniciou a sua atividade sob a regência de João Rodrigues, conhecido por “Maestro Cristina”.
No dia 30 de Dezembro de 1974 foi formada a Sociedade Musical de Arcos de Valdevez com o intuito de proporcionar a instrução musical, cultural e recreio aos seus sócios e familiares, e onde foi inserida a “Banda Arcuense” que, já nessa altura e fruto do prestígio que foi granjeando, era conhecida como a BANDA DE ARCOS DE VALDEVEZ, situação que se mantém até aos dias de hoje.
Sendo uma das mais conceituadas Bandas do país, a “Banda de Arcos de Valdevez” atingiu este patamar graças aos vários maestros e direções que ao longo do tempo por lá passaram e deram muito de si em prol da Cultura e do Concelho. Pela direção artística passaram grandes nomes do meio musical entre os quais o Maestro Cristina, Alves Amorim, Idílio Nunes, Avelino Ramos e, atualmente, Gil Magalhães.

A Sociedade Musical de Arcos de Valdevez, tem também uma Escola de Música que garante a formação permanente de crianças e jovens do concelho e concelhos vizinhos, bem como a renovação da própria Banda. Tem ao seu serviço vários professores dos vários instrumentos.

Em 2006, a Banda participou na gravação de um CD com temas originais de Afonso Alves, promovido pela empresa Cardoso & Conceição, numa publicação da Molennar Editions (Holanda).

No mês de Março de 2007, realizou-se em Arcos de Valdevez um Curso de Direção organizado pela Cardoso & Conceição, que contou com a participação do Maestro e Professor António Saiote, uma das figuras de maior prestígio internacional do mundo musical português.
No mês de Novembro deste mesmo ano, a Banda de Arcos de Valdevez participou no I Festival de Bandas no Europarque, em Santa Maria da Feira, tendo sido, fervorosamente, elogiada.
A Banda de Musica Arcos de Valdevez participou ainda, no grandioso Festival do Clarinete, “Clarinefest”, organizado pela Associação Internacional do Clarinete e que decorreu na Casa da Música, no mês de Agosto de 2009. Sob a direção do Maestro Idílio Nunes, a Banda subiu ao palco da Sala Suggia e acompanhou os prestigiados solistas Cristelle Pochet, Emilie Pinel e Philippe Cuper.
Em parceria com o Município, a Banda realizou, em Fevereiro de 2010, um concerto de beneficência de apoio à tragédia no Haiti, tendo sido angariada uma importante quantia que, posteriormente, foi transferida para a Assistência Médica Internacional (AMI).
No dia 25 de Novembro de 2012 e já sob a regência do Maestro Gil Magalhães, a Banda volta ao Europarque para participar no II Ciclo Do Festival de Bandas “A Filarmonia ao mais Alto Nível”, sendo uma das poucas Bandas a ter a honra de marcar presença por duas vezes neste evento, e onde uma vez mais, foi muito elogiada.

Em 2016 atingiu mais um patamar de elevada importância no mundo filarmónico vencendo no mês de novembro desse ano o III Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, entre 15 bandas, sendo a Banda muito elogiada por todos os presentes (público e júri). Tendo com isto a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovado por unanimidade um voto de louvor por mais uma suprema demonstração de qualidade da banda, pelos músicos e maestro Gil Magalhães, bem como o trabalho árduo de toda a direção que tem como presidente o Sr. João Costa.
A Banda atualmente é composta por cerca de 65 músicos que interpretam um vasto e variado reportório, especialmente para animar festas e romarias, e dispõe de um instrumental totalmente renovado. A Banda dispõe igualmente de um coral de música sacra que apoia o culto religioso. É importante sublinhar ainda, a existência de uma miniorquestra ligeira, cuja atividade é apoiada pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
Atualmente, a Banda é dirigida pelo Maestro e Professor Gil Magalhães.
A Banda de Musica Arcos de Valdevez é um dos altos expoentes da rica tradição cultural do Concelho de Arcos de Valdevez.
“A Banda de Arcos de Valdevez é uma jóia preciosa escondida em Valdevez.”- Kevin Wauldron

Banda de Arcos de Valdevez