SFAVA, Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer, Banda da Calceteira, Alcácer do Sal, bandas de musica, Bandas Filarmónicas, Bandas Portuguesas, Distrito, Setúbal, Contactos
SFAVA, Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer, Banda da Calceteira, Alcácer do Sal
4 Outubro, 2016
Banda de Música de Moreira da Maia, Bandas Filarmónicas, Concelho da Maia, Distrito do Porto, Bandas de Musica, Contactos, Bandas, Norte, Porto, Maia, Banda, Filarmónica
Banda de Música de Moreira da Maia, Distrito do Porto
4 Outubro, 2016

Banda de Paços de Ferreira, Banda Marcial, Banda Musical, Paços de Ferreira, Distrito do Porto, Bandas Filarmónicas, Bandas de Musica, Norte, Contactos

Banda de Paços de Ferreira

A fundação da Banda Marcial de Paços de Ferreira é incerta, mas pensa-se, através de bibliografia diversa, que remonta ao período de 1855 e 1865, presumindo-se que tenha sido efectivamente fundada no ano de 1859.

Como qualquer agrupamento do género, a sua vida tem sido irregular, vivendo quase sempre da carolice de um punhado de Pacences , que a ela se votaram de alma e coração. Em 1978, um grupo de “Bons Homens” resolveu proceder à legalização da Associação, tendo o processo concluído em 1979. Neste processo estiveram envolvidos os seguintes elementos da banda: António Manuel Pereira da Silva Matos; Alexandre Nunes da Costa; Reinaldo Brandão Pacheco.

Não podem ser esquecidos os Senhores António Abreu, Bernardino Carneiro Reinaldo Campos e José Maria Gonçalves.
Tendo-lhe sido concedido o direito de superfície do terreno onde funcionava a Sede provisória pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira, deu-se, em 1994, inicio à construção da sede.

Funciona nela também uma Escola de Música, que conta actualmente com cerca de 40 alunos, e da qual já saíram quase meia centena de bons executantes para Bandas Militares e Civis. Destes elementos há a salientar um embrião da Banda “Big Band Swing Machine”.

Entretanto, a banda mudou a sua denominação para Banda Musical de Paços de Ferreira.

Setembro de 2018, tomada de posse dos órgãos diretivos para o triénio 2018/21.

(in facebook)

Maestro

Inicia os seus estudos musicais em Nespereira – Cinfães, e, em 1988, ingressa no Exército, na Banda da Região Militar Norte, como executante de flauta transversal.
Após a conclusão do 18.º Curso de Formação de Sargentos (CFS), esteve colocado nas Bandas do Governo Militar de Lisboa (1991), do Exército (1994) e da Região Militar Norte (1997), onde é promovido a sargento-ajudante.
Em 2006 concluiu o curso técnico de direção musical na Escola Superior Politécnica do Exército, sendo promovido ao posto de Alferes e nomeado chefe da Banda Militar dos Açores. Entre 2008 e 2010, desempenhou a função de chefe da Banda Militar do Porto, com o posto de Tenente da Banda de Música. Entre julho de 2011 e outubro de 2012 desempenhou a função de chefe da Orquestra Ligeira do Exército, e, de outubro de 2012 até 2018, com o posto de Capitão da Banda de Música, desempenhou funções como chefe da Banda Militar do Porto e chefe da Banda do Exército – Destacamento do Porto. Desde 11 de setembro de 2018, com o posto de Major, desempenha a função de chefe da Banda Sinfónica do Exército.
Paralelamente à carreira militar, frequentou a Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa (curso de flauta transversal), concluindo o curso no Conservatório de Música do Porto. Possui o grau de bacharel em composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto e o Curso de Mestrado em Direção de Orquestra de Sopros pelo Instituto Piaget de Viseu, na classe do maestro Paulo Martins.
Teve como docentes diversas personalidades do meio musical, destacando-se: Carlos Franco, Iwona Saiote e Olavo Barros (flauta transversal); Cândido Lima, Luís Filipe Pires, Virgílio Melo, Fernando Lapa, Carlos Guedes e João Madureira (composição).
No âmbito da direção de banda de música, participou em cursos e estágios com os maestros Alberto Roque, José Brito, Teo Aparicio Barberán e Douglas Bostock.
Foi maestro da Banda Marcial de Nespereira (Cinfães) onde também desempenhou o cargo de diretor pedagógico da escola de música.
Atualmente é maestro titular da Banda de Paços de Ferreira.

Concerto Igreja dos Clérigos - Soprano Daniela Nunes 2018

As Nossas Tradições - Banda Musical de Paços de Ferreira 2015

Banda Musical de Paços de Ferreira interpreta o Pasodoble "AUGUSTO ALVES" de Nuno Osório

Banda Musical de Paços de Ferreira - Entrada nas festas (marcha "PELA AMIZADE" de Ilidio Costa) 2019

Banda Musical de Paços de Ferreira