Historial
Em 1830 existia na Vila de Alcácer do Sal uma charanga denominada “SETE ESTRELAS” a qual se dedicava a exploração de festas e outros divertimentos. Nesta época a música tornou-se indispensável para o brilhantismo e entusiasmo de todos os actos da vida pública do Povo, originando o início da popularidade das filarmónicas.
– O Visconde de Alcácer, grande político e chefe do Partido Regenerador, impelido pela acção política e pelo ambiente da música popular, chama a si o velho grupo musical “SETE ESTRELAS” e em 11 de Julho de 1830 funda a sua Sociedade Filarmónica, comprando instrumental e abrindo aulas de música. Ao fim de pouco tempo pode apresentar uma Banda de Música que passou a ser considerada das melhores da região e grande orgulho da população Alcacerense.
– Em 15 de Março de 1842, dado o grande desenvolvimento das Sociedades Filarmónicas, o Visconde de Alcácer, resolve dotar a sua Filarmónica com os primeiros Estatutos, onde ficou consignado que a Sociedade de destinava à Cultura e Recreio Popular, abrindo assim a toda a população a sua Sociedade, dando-lhe meios para se tornar o centro de reunião dos Alcacerenses.
Mais tarde, em data que se desconhece, mas que se calcula ter sido por volta do ano de 1860, a Sociedade passou a denominar-se SOCIEDADE FILARMÓNICA AMIZADE, em virtude da reconciliação havida entre facções divergentes dentro da colectividade e que sob o signo da “Amizade” resolveram todos os seus diferendos para bem da Sociedade.
– Em 1880, um incêndio destruiu a sede da Sociedade, na emergência, o Visconde de Alcácer, mais uma vez, salvou a sua querida Banda de Música, dando-lhe alojamento no seu “Clube Pedro Nunes”, onde foram instaladas todas as actividades da “Sociedade Filarmónica Amizade”, sede onde se encontra actualmente como proprietária do edifício.
– Nas festas de 11 de Julho de 1880, foi deliberado, por aclamação, como preito de homenagem e gratidão ao seu fundador e grande benemérito que bastantes serviços prestou à Arte e Humanidade, que a Sociedade de passasse a denominar “SOCIEDADE FILARMÓNICA AMIZADE VISCONDE DE ALCÁCER”, designação que se mantém.
– Esta colectividade é vulgarmente conhecida por “CALCETEIRA”. Qual a origem deste nome? Consta que em tempos de antanho, eram grandes as disputas entre as sociedades locais. A Sociedade de Visconde tinha uma aguerrida defensora, qual padeira de Aljubarrota, discutia, praguejava, agitava a bandeira da sua querida banda de música, que por isso passou a ser conhecida como a Sociedade da Calceteira.
– Actualmente a banda é composta por 40 elementos e é dirigida pelo maestro Nelson Caetano desde 1 de Abril de 2015.
(texto actualizado em 2019)