No ano de 1967, Manuel Ferreira Pio, coadjuvado por um grupo de aficionados do folclore e tradições, funda, no Sítio da Levada da Corujeira, um agrupamento de folclore com o nome de MonteVerde. Este grupo exibiu-se em vários eventos da Ilha, incluindo a bordo de navios, hotéis e em recintos públicos. Teve ainda o privilégio de poder editar, em vinil, vinte e duas músicas de cariz folclórico e popular.
Em Novembro de 1973, movidos por uma série de adversidades, o grupo cessa a sua atividade.
A 14 de Fevereiro de 2002, A Senhora Natividade Mendonça, esposo, e alguns filhos, empenharam-se arduamente na recuperação do então extinto grupo. Foram caminhos sinuosos, lutas aguerridas, para outorgar ao Monte um grupo que dignificasse e representasse de forma autêntica a cultura popular tradicional do Monte.
O grupo já conta com consideráveis pergaminhos que certamente farão jus à sua história: desde uma recolha aprofundada sobre a indumentária, e aqui realça-se o mérito e empenho do seu diretor artístico, Alexandre Rodrigues, na pesquisa e reprodução de trajes, cuja penúria dos tempos e resistência de alguns “velhos do restelo” teimava em cair no esquecimento; a recuperação dos reportórios clássicos dos antigos grupos de folclore do MonteVerde e Livramento, bem como algumas recolhas efetuadas.
Desde o ano de 2011, o Grupo de Folclore MonteVerde realiza a Gala Internacional de Etnografia e Folclore “Manuel Ferreira Pio”, um justo e merecido tributo ao seu fundador; A 9 de Agosto de 2012, durante a cerimónia de abertura da II Gala Internacional de Etnografia e Folclore Manuel Ferreira Pio com o tema a Gastronomia, o grupo lançou o seu primeiro CD com o nome “Anda Comigo Maria Ver a Senhora do Monte”.
O Grupo já efetuou algumas digressões a nível nacional, além destes, participou em outros festivais internacionais e nacionais, organizados por Grupos de Folclore da Ilha da Madeira, como são os casos da Semana Europeia de Folclore, organizada pelo Grupo Folclórico e Etnográfico da Boa Nova, o Festival Internacional de Folclore da Ponta do Sol, organizado pelo Grupo de Folclore da Casa do Povo da Ponta do Sol, O Festival Regional de Folclore “48 Horas a Bailar”, organizado pelo Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana.
O grupo também promove outras atividades, como é o caso do “Cantar os Reis”, as marchas populares, festas populares, etc.
Em 2014, o Grupo de Folclore MonteVerde participou no seu primeiro festival internacional de folclore fora de território Português, especificamente, a 47ª edição do Festival de Folkloreen el Mediterráneo realizado em Múrcia-Espanha.
Em 2015, o Grupo voltou a Espanha e a um festival internacional desta vez em Tenerife nas ilhas Canárias.
No dia 30 de Abril de 2016 o Grupo de Folclore MonteVerde participou no IPC Swimming European Open Championships Funchal. Também participou na novela (telenovela) da SIC “Rainha das Flores” na comemoração da Festa da Flor.
No dia 14 de Maio de 2016, fez o lançamento da coleção de postais intitulada “Já os antigos diziam”, na data comemorativa do dia da Freguesia do Monte.
Atuações, na Baixa do Funchal, nas festividades de Natal 2016 e de Ano Novo de 2017.
Cantar dos Reis porta a porta.
Varrer dos armários – Festas de Santo Amaro.
Grupo de dança de Carnaval – Trupe MonteVerde.
Participação na Festa da Flor 2017.
Participação na Festa da Cereja.
Participação em alguns arraiais Madeirenses.
17 e 31 de julho de 2017 – Digressão à Grécia e Bulgária, onde participámos em vários Festivais Internacionais de Folclore. A nossa passagem por estes Países foi um sucesso e foi com todo o prazer que, mais uma vez, o Grupo de Folclore Monteverde promoveu o nome da freguesia do Monte, do concelho do Funchal e da Ilha da Madeira.
18-08-2017 – VII.ª Gala Internacional de Etnografia e Folclore Manuel Ferreira Pio, com o tema “O Vinho Madeira” (que acabou por não se realizar devido à tragédia ocorrida no Monte no dia 15 de agosto). Nos anos anteriores, a grande dimensão deste Festival e a diversificação de culturas e tradições de outros povos, nomeadamente através dos Grupos Internacionais e Nacionais convidados para o evento, demos a conhecer aos madeirenses, especialmente aos Funchalenses e aos turistas que nos visitaram, as danças, os jogos tradicionais, a indumentária, os cantares e tocares tradicionais das várias culturas mundiais, sendo que no corrente ano os Países participantes seriam os seguintes: Senegal, Polónia, Índia, Marrocos, França, Espanha, Estónia e Colômbia.
O Grupo conta também com a presença a bordo de navios como parte integrante da animação dos mesmos na rede de cruzeiros AIDA, sendo estas atuções efetuadas com contrato.
De 20 a 30 de julho de 2018 – participação no Festival “Danças do Mundo”, realizado em Santa Maria da Feira.
17-08-2018 – VII Gala Internacional de Etnografia e Folclore Manuel Ferreira Pio, com o tema “O Vinho Madeira” (visto que no ano transato esta Gala não se realizou), com a participação de grupos oriundos da Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Hungria, República Checa, México e Portugal (Riachos).
14 a 16 de setembro de 2018 – participação no “Festival CIOFF de Culturas Mediterrânicas”, realizado em Lisboa.