Caçador situa-se a escassa meia dúzia de quilómetros da cidade de Viriato. Segundo a tradição, o seu topónimo nasceu no segundo quartel do século passado, mercê da destreza dum rapaz em agarrar coelhos “à unha”, o que lhe valeu o epíteto de Caçador.
A Beira Alta é uma zona bastante rica nas suas tradições e foi a necessidade de preservar os valores da sua identidade que levou, a 8 de Dezembro de 1983, um grupo de homens de boa vontade a juntarem-se e a formar a Associação Cultural e Recreativa do Rancho Folclórico do Caçador que engloba outros sectores da Cultura, Recreio e Desporto e da qual é hoje parte integrante o Rancho Folclórico do Caçador.
São objectivos do Rancho Folclórico do Caçador:
· Recolher, preservar e divulgar toda a herança cultural popular da sua região;
· Defender e valorizar o património cultural em geral;
· Promover a valorização cultural e social das pessoas ligadas a ele;
· Representar, da melhor maneira possível, a cultura da nossa região, por todos os locais do continente, regiões autónomas e estrangeiro, por onde tem passado e onde tem deixado sempre um vasto grupo de amigos e saudades. (+)
“Caçador…a Alma das suas gentes” é o título de um trabalho discográfico que constitui uma homenagem às nossas gentes e uma herança aos vindouros. É desta forma singela e despretensiosa, que com a participação de todos os componentes do rancho elaboramos este trabalho, no âmbito das comemorações das bodas de prata desta associação. Neste trabalho discográfico regista-se a reconstrução de algumas das vivências do povo da nossa região por alturas do primeiro quartel do século XX.
(in: www.rancho-folclorico-cacador.com)