Grupo Folclórico Alegria do Minho da Casa de Portugal de Plaisir, França

Grupo de Folclore Cantares da Eira, Vila das Lajes, Ilha Terceira, Açores, Grupo Folclórico Cantares da Eira, Praia da Vitória, Ranchos dos Açores, Açorianos, Contactos, Folclore
Grupo de Folclore Cantares da Eira, Vila das Lajes, Ilha Terceira, Açores
11 Dezembro, 2016
Grupo Folclórico Ilha Verde, Ponta Delgada, São Miguel, Açores, Rancho Ilha Verde, Ilha de São Miguel, Ranchos dos Açores, Açorianos, Contactos, Grupos Folclóricos, Musica Portuguesa
Grupo Folclórico Ilha Verde, Ponta Delgada, São Miguel, Açores
11 Dezembro, 2016

Historial do

Grupo Folclórico Alegria do Minho

da Casa de Portugal de Plaisir

Na década dos anos 70 os fluxos emigratórios eram intensos. Um dos países escolhidos era a França.
Os Portugueses deixavam a Pátria para angariar o sustento para si e seus familiares.
No entanto, o corpo trabalhava em França mas o coração e o pensamento vagueavam pela terra que os viu nascer e pela família que deixaram.
As dificuldades de adaptação eram enormes … sobretudo a língua ! As saudades dos filhos, da mulher, dos pais e da sua língua materna…
Os Portugueses ansiavam pelo fim de semana para se refugiarem em local onde pudessem falar português, falar da sua família …
Foi assim que estes grupinhos que se iam formando aqui e acolá, originaram o nascimento das “Associações”, tendo como principal actividade o Folclore : maneira simples de matar saudades e de manifestar o seu portugalismo, divulgando assim os seus usos e costumes junto da sociedade de acolhimento.

Assim aconteceu em Plaisir, em 22 de Setembro de 1975, um desses “grupinhos” fez nascer a nossa Associação, com a criação de um Grupo Folclórico denominado “Portugueses de Plaisir”.
Destacou-se como fundador deste Grupo o Sr. Professor (cujo nome e apelido se desconhece).
Fez a sua estreia fóra de Plaisir em fins de Dezembro de 1975 na cidade vizinha de “Puteaux”.

Vários ensaiadores se sucederam tais como João Paulo Correia, Joaquim Barros, Fernando Cardoso, Sandra Machado e José Barros.
É de destacar o período em que o Sr. Joaquim Barros foi ensaiador : homem dinâmico, alegre, nativo da Ponte da Barca …
Como ensaiador do Grupo e com a presença de outros componentes Barquenses, as influências minhotas rápidamente se tornaram notórias nas danças, nos cantares e na alteração do nome do Grupo para “Alegria do Minho”.

E ainda foi neste período que o grupo se tornou membro efectivo da Federação de Folclore Português em 18 de Julho de 1992, representando, a partir dessa data, a vila de Ponte da Barca e sua região.

Em 29 de Abril de 1995 concretizou-se o sonho desta Associação ao inaugurar a Casa de Portugal.
Obra única na Europa, construída exclusivamente com dons da Comunidade Portuguesa e que passou a ser a sede do Rancho.

Com a alegria esfuziante que caracteriza o Folclore da região de Ponte da Barca, o Grupo “Alegria do Minho” tem feito inúmeras actuações dentro de França e, além fronteiras : Ponte da Barca em Agosto de 1985 e 2002, Arcos de Valdevez e Suiça em 1987, Viseu em Agosto de 1988, Guimarães a 18 de Julho de 1992, data em que se tornou membro efectivo da Federação de Folclore Português, no Mónaco em Junho de 2006 e Casfreires de Ferreira de Aves em Agosto de 2009.

Do seu reportório fazem parte danças e cantares da região de Ponte da Barca, tendo como suporte musical uma ronda composta por concertinas, bombo, ferrinhos e reco-reco.
A “Alegria do Minho” tem :

-28 Dançadores (Grupo Adulto)
– 24 Dançadores (Grupo Infantil)
– 9 Cantadores (3 solistas e 7 no coro)
– 5 Tocadores de concertina
– 1 Tocador de bombo
– 1 Tocador de reco-reco
– 1 Tocador de ferrinho
– 1 Viola

Actualmente o Grupo continua a manter vivas as tradições da região que representa, sendo a Presidente do Centro Cultural e Recreativo dos Portugueses de Plaisir – Casa de Portugal, Maria Odília de Figueiredo, o responsável do Grupo Folclórico o Sr. João Vilas Boas e o ensaiador o Sr. Manuel Alves.

O Grupo gravou 1 CD em 2007.

Grupo Folclorico Alegria do Minho da Casa de Portugal de Plaisir - França

Historial do Centro Cultural e Recreativo dos Portugueses de Plaisir
O Centro Cultural e Recreativo dos Portugueses de Plaisir (C.C.R.P.P.), nasceu como tantas outras associações, na época em que os portugueses deixavam a pátria e emigravam para países estrangeiros, com a finalidade de angariar o seu sustento e o da sua família.

A França era um dos países escolhidos, no entanto, sempre com o pensamento na família que deixavam em Portugal, os emigrantes ansiavam pelos fins-de-semana, para se refugiarem em locais onde pudessem falar português e encontrar o ambiente familiar da terra que os viu nascer. Foi com este intuito que a nossa associação nasceu, em 1975, com a criação inicialmente de um grupo folclórico, ao qual se veio juntar mais tarde, em 1986, um grupo de teatro.

Por volta de 1988, começou uma longa maratona, que teve inicio na necessidade e na ambição dos elementos do Centro Cultural, em terem um espaço próprio, espaço este, que proporcionasse um centro de divulgação e promoção da Cultura e da Língua Portuguesa.

Com o pensamento nas palavras de Fernando Pessoa, “Deus quer, o Homem sonha e a Obra nasce…”, lançou-se em 2 de Junho de 1990, com o apoio da Câmara Municipal de Plaisir que cedeu o terreno, a 1ª Pedra do actual C.C.R.P.P.

Em 29 de Abril de 1995 o sonho tornou-se numa realidade, com a inauguração da Casa de Portugal em Plaisir, primeira obra na Europa construída exclusivamente pelo C.C.R.P.P. e com apoios angariados junto da comunidade portuguesa.

Hoje em dia, o C.C.R.P.P. atravessa um período de expansão, estando a actual direcção empenhada em fomentar a adesão da comunidade portuguesa, através de diversas actividades que tem ao dispor de todos. Promovendo deste modo, os nossos usos e costumes junto da sociedade francesa, bem como, a preservação e divulgação da Cultura e Língua Portuguesa, salvaguardando e valorizando assim a nossa identidade cultural. Prova disso, é o elevado número de jovens que têm aderido e promovido as nossas actividades com um orgulho imenso de serem portugueses.

O C.C.R.P.P. tem ao dispor de todos e dos associados:

– Grupo Folclórico Adulto e Infantil « Alegria do Minho », integrado na Federação de Folclore Português desde 1992

– Grupo de Teatro “ Os Lusitanos”

– Grupo Coral Adulto “ Vozes Lusíadas”

– Grupo Coral Infantil ” Os Pirolitos”

– Grupo de Avós “Memórias do passado”

– Cursos de Português para Crianças e Adultos

– Trabalhos Manuais para Crianças e Avós

– Em parceria com a Câmara Municipal de Plaisir, permanência com animadores especializados para acolhimento de jovens de segunda a sexta-feira.

(textos in ccrpp.free.fr

Rancho Folclórico Casa de Portugal - Plaisir - 2007

Rancho de Plaisir - Casa de Portugal - 16-03-2008

Entrada do Grupo Alegria do Minho Da Casa de Portugal de Plaisir no Festival de Foclore em Trappes

Grupo Folclórico Alegria do Minho da Casa de Portugal de Plaisir