Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, Madeira

Grupo Etnográfico da Beira, Velas, Ilha de São Jorge, Açores, Ranchos dos Açores, Folclore Açoriano, Folclore do Açores, Ranchos Folclóricos, Ranchos Açorianos, Contactos, São Jorge
Grupo Etnográfico da Beira, Velas, Ilha de São Jorge, Açores
31 Dezembro, 2016
Grupo Danças e Cantares Perre, Viana do Castelo, Folclore minhoto, Musica, Minho, Portugal, ranchos folclóricos, Ranchos Minho, Ranchos Minhotos, Ranchos Folclóricos do Minho, Grupos Folclóricos da Região de Minho e Alto Minho, Danças e Cantares, Norte, Portugal, tradições das regiões, musicas populares e tradicionais
Grupo Danças e Cantares de Perre, Viana do Castelo
29 Dezembro, 2016

Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha

Nascido a 1 de Novembro de 1948, sob a orientação do Sr. Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior, com o objetivo de representar a Madeira no Concurso Internacional de Danças Populares em Madrid – Espanha, onde obteve o 2º Prémio na modalidade de Danças Mistas.
Logo de inicio teve a honra de ter como 1º Diretor artístico o ilustre Madeirense Carlos Maria dos Santos, que muito contribuiu para a projeção do Grupo quer na Região, quer além fronteiras.
Graças a um grande número de homens e mulheres que por ele passaram, o Grupo permaneceu ininterruptamente em atividade durante estes 60 anos, tornando-se assim, no mais antigo Grupo de Folclore da Região Autónoma da Madeira.
Com a alegria que o caracteriza, transmite através dos seus cantares, bailes e outras manifestações, a alma do seu povo, o sentir das suas gentes.
Num mundo de crescentes interações globais, o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha assegura a sobrevivência de um importante património cultural legado pelos seus antepassados.
(in)

Principais canções e danças tradicionais:

Baile das Camacheiras
Baile Pesado
Baile Corrido
Baile da Ponta do Sol
Baile dos Canhas
Baile da Chama-Rita de Gaula
Baile da Mourisca
Baille das Romarias
Baile de Alla Moda
Brinco D’ Oito
Baile da Viuvinha
Baile da Chama Rita da Camacha
Muito Chorei Eu
Jogo da Viuvinha está Triste
Canção da Cava
Canção da Carga
Canção das Fiandeiras …

Trajes

Tendo o Grupo surgido com o objetivo de representar a Madeira e as suas tradições, o traje artístico escolhido, foi aquele que se generalizou por todas as freguesias do Sul da Ilha nos séculos XVIII e inícios do século XIX.
Traje Feminino:
– Camisa de linho da terra; Colete ou corpete de cor vermelha debruado a liga verde, atado à frente com um cordel amarelo, bordado à frente e atrás; Saia listada, tecida de lã, fundo vermelho com riscas na vertical; Capa curta de baeta vermelha e romeira recortada em bicos e debruada a liga verde; Carapuça azul-escuro; Bota chã com debrum vermelho no cano.
Traje de Homem:
Trajo de Seriguilha – Calça comprida de seriguilha; Colete ou Jaleco do mesmo tecido; Camisa de linho da terra; Barreto de lã de ovelha (Castanho)
Traje de Vilão – Camisa de linho da terra, mangas compridas; Calções de linho; Carapuça azul; Bota chã e Faixa de linho na cintura

Representações Nacionais:

De Norte a Sul de Portugal Continental e Açores.

Representações internacionais:

Europa
África
América do Norte
América do Sul
Austrália

Outras atividades:

Cantar dos Reis
Jogos tradicionais da Quaresma
Participação nas Festas do Espírito Santo
Enfeites na fonte de S. João
Gala de Folclore “Maria Ascensão”
Animação na Missa do Parto
Romagem dos Pastores na noite de Natal
Elaboração da Lapinha de Escadinha
Exposições temáticas
Convívios, passeios a pé, etc…

Publicações/Edições
– 6 Discos de vinil com 33 rotações com 4 temas cada um, gravados na década de 50/60;
– LP vinil com 12 temas gravado na década de 70;
– CD – Baile das Camacheiras gravado em 1996;
– CD – 50º Aniversário, 1998;
– Cassete de vídeo Tradições de Natal;
– Medalha comemorativa do 50º aniversário.
– CD “Baile da Camacha” – reedição dos discos de vinil gravados na década de 50/60
– CD “Baile da Chama-rita da Camacha” – comemorações do 65º aniversário.

Camacha

A Camacha é uma vila do Concelho de Santa Cruz, dista 10km do Funchal e situa-se a 700m de altitude, na zona montanhosa do interior da Ilha da Madeira.
Pertenceu à paróquia do Caniço até ao ano da sua criação ficando definitivamente constituída no ano de 1680.
“Parece muito antiga a denominação Camacha, supondo-se que o seu nome provenha de algum Sesmeiro ou povoador de apelido Camacho, que porventura ali possuísse terrenos ou tivesse moradia”.
É uma das freguesias mais pitorescas da Ilha da Madeira, sendo conhecida essencialmente pelas suas flores, artesanato e folclore. “Na zona baixa abundam os terrenos férteis, onde se produzem os mais variados produtos hortícolas. A Norte, a serra, onde vegetam espécies indígenas e exóticas”. Possui numerosas Quintas, muitas destas construídas por ingleses que aqui se fixaram e que tinham predileção por esta freguesia, sendo por sua influência, onde se jogou futebol pela primeira vez em Portugal.
A obra de vimes da Camacha, constitui outrora uma indústria quase privativa desta Vila, empregando famílias inteiras, cerca de 60% da população dos 7000 habitantes. A população atual ronda os 10.000 habitantes repartindo as mais diversas profissões.
Devido ao seu difícil acesso, durante muitos anos, foi uma freguesia onde se conservou um infindável leque de tradições que o Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha se orgulha de recolher, preservar e divulgar.

Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha