Grupo Folclórico da Casa do Povo de Água Retorta, Povoação, São Miguel, Açores

Os Campinos de Remscheid, Rancho Ribatejano, Rancho Português, Alemanha; Ranchos Portugueses na Alemanha, Ranchos Portugueses, Folclore Português, Cantactos dos Ranchos, Folclore, alemanha, Portugueses, Contactos
Rancho Folclorico Os Campinos de Remscheid, Alemanha
12 Dezembro, 2016
Grupo de Balhos e Cantares da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Açores, Ranchos, Folclore, Azores, Grupos Folclóricos, Açorianos, Contactos, Angra do Heroísmo, Terceira
Grupo de Balhos e Cantares da Ilha Terceira, Angra do Heroísmo, Açores
12 Dezembro, 2016

VI Festival de Folclore de Água Retorta 2017

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Água Retorta volta às atuações 2015

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Água Retorta

 

O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Água Retorta, Concelho da Povoação, Ilha de S. Miguel – Açores, foi fundado no último quartel do século XX, nomeadamente, no ano de 1979, por Maria de Lourdes Cabral e Maria Beatriz de Melo Pereira.

Esta agremiação cultural, que é constituída por cerca de 37 elementos, entre tocadores, cantadores e dançarinos, com idades que rondam os 5 e os 45 anos, tem como objetivos transmitir, ensinar e preservar as tradições da terra, para que as mesmas se mantenham vivas no futuro.

Com uma média anual de 10 atuações, destacam-se no seu curriculum participações nos mais importantes festivais de folclore realizados na ilha de S. Miguel, em festas e arraiais e outros eventos culturais.

Fora da ilha, o grupo atuou em 1991, no Canadá e Estados Unidos da América; em 1994, efetuou apresentações na ilha de Santa Maria; em 1995, voltou a apresentar-se nos Estados Unidos da América; no ano de 1996, deslocou-se a Portugal continental no âmbito de um intercâmbio com o Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, tendo atuado em vários distritos do continente, com destaque para a participação no Festival Internacional de Folclore realizado na EXPOFACIC – Cantanhede; no ano seguinte, 1997, realizou atuações na ilha da Madeira integradas num intercâmbio com o Grupo Folclórico de Machico e em 2000, deslocou-se a Portugal continental, no âmbito de um intercâmbio realizado com o Grupo Folclórico da Sanguinheira – Cantanhede.

O Grupo Folclórico de Água Retorta iniciou a sua atividade em 1979, com a exibição de alguns balhos, realizados por um grupo de crianças, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Criança.

Passadas mais de três décadas, após a sua apresentação em público e a sua integração na Casa do Povo de Água Retorta, o Grupo tem passado por momentos altos e baixos ao longo da sua existência.

Depois de uma interrupção de 15 anos nas suas atividades, o Grupo voltou aos palcos no ano de 2015. Do seu repertório fazem parte 18 bailes, destacando-se o Balho de Santa Maria e o Balho Furado da Terra, ambos originários da freguesia, sendo o último dançado por altura das domingas do Espírito Santo e das matanças do porco.
(in: folcloreazores.com)

Grupo Folcolórico de Água Retorta 2015

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Água Retorta, Povoação, São Miguel, Açores, Ranchos, Folclore, Azores, Grupos Folclóricos, Açorianos, Contactos

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Água Retorta