Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Luzia, São Roque do Pico, Açores

Grupo Folclórico de Vila Verde, Ranchos Minhotos, Portugal, Rancho Vila Verde, Braga, Minho, contactos, Grupos folcloricos, Minhotos, Folclore do minho
Grupo Folclórico de Vila Verde, Braga
12 Dezembro, 2016
Os Campinos de Remscheid, Rancho Ribatejano, Rancho Português, Alemanha; Ranchos Portugueses na Alemanha, Ranchos Portugueses, Folclore Português, Cantactos dos Ranchos, Folclore, alemanha, Portugueses, Contactos
Rancho Folclorico Os Campinos de Remscheid, Alemanha
12 Dezembro, 2016

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Luzia

O grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Luzia, freguesia de Santa Luzia, Concelho de São Roque – ilha do Pico, foi fundado em 10 de julho de 1999 e é constituído por cerca de 42 elementos distribuídos pelas áreas dos toques, dança e cantares.

Esta agremiação cultural realiza uma média anual de 10 atuações integradas em programas de eventos de natureza cultural, profanos e religiosos, realizados na ilha do Pico.

Este grupo já efetuou diversos intercâmbios, em Portugal continental e em outras parcelas do arquipélago.

No concernente às vestimentas, os seus elementos usam trajes de trabalho, de tarde e domingueiros e utilizam chapéus de palha, de feltro, alparcas e sandálias, bem como sapatos mais finos de homem e senhora.

O seu repertório é constituído por modas típicas do Pico e por outras comuns a diversas ilhas dos Açores, nomeadamente: O pézinho, a Tirana, a Chamarrita do Caracol, as Vacas, o Manjericão, o Ladrão, a Sapateia de Cadeia, o Hino intitulado “Cantares de Santa Luzia” e a tão popular Chamarrita do Pico.

(in: folcloreazores.com)

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Luzia, actuando nas Festas de Cais Agosto 2019

Grupo Folclórico Casa do Povo Santa Luzia Ilha do Pico 2017

Santa Luzia do Pico

Terra de Fortes Tradições baleeiras, a Ilha do Pico divide-se por 3 concelhos, Lajes do Pico, Madalena e São Roque do Pico, ao qual é pertencente a freguesia de Santa Luzia.

Dominando toda a paisagem rural da ilha, a majestosa Montanha do Pico, classificada desde 1972 como Reserva Natural, é o elemento marcante e sempre presente no seu panorama paisagístico.

Santa Luzia é, tal como indica o topónimo, a padroeira desta freguesia. Sabe-se que Santa Luzia foi martirizada em Siraucusa, em Itália, provavelmente durante a perseguição do Imperador Diocleciano. É inúmeras vezes retratada como filha de pais ricos e nobres, virgem dedicada que deu os seus bens para alimentar os pobres e recusou todas as ofertas de casamento. A certa altura arrancou os seus olhos para desencorajar um admirador; motivo pelo qual o nome de Santa Luzia, sugestivo de luz, é popularmente invocado contra doenças dos olhos. A sua memória foi venerada em data antiga e o seu nome encontra-se no cânon da Missa Romana. Na altura da celebração de Santa Luzia, realiza-se também na freguesia uma tradição local, designada Festa da Galinha.

A aproximadamente 12 quilómetros da sede do concelho, a freguesia de Santa Luzia é constituída pelos lugar do Cabrito, Arcos e Lagido. Uma das grandes erupções vulcânicas que ocorreu no local, em meados do século XVI, constitui um grande mistério, que tem o mesmo nome da freguesia, sendo um dos seus pontos de interesse turístico mais visitado.Quanto ao património cultural e edificado na freguesia é merecedor de destaque, a Igreja Matriz, consagrada à padroeira da freguesia, que foi edificada em 1723. Anterior a esta é o pequeno templo dedicado a Nossa Senhora Rainha do Mundo, mandado edificar por Diogo Berquó Del Rio e por sua mulher, D.Joana de Mendonça. De referir ainda outros locais de interesse turístico: toda a zona da costa e o parque das merendas e de lazer.

A economia de Santa Luzia tem por base actividades do sector primário essencialmente, sendo de referir dentro das mais praticadas pelos locais: a agro-pecuária, a fruticultura, a vinicultura e o pequeno comércio. No artesanato local é tradicional a manufactura de chapéus de palha, bonecos em casca de milho e as rendas.

(in: santaluziapico.pt)

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Luzia