Expofacic 2008, Cantanhede

Um Porto de Fado, Fadista ao vivo, Concerto, Porto 2008, Casa da Musica
Um Porto de Fado
1 Julho, 2008
Musica Portuguesa, Divulgação Musica Portuguesa, Televisão, rádio, Jazz, Português, musicos portugueses, Musica na Radio, Musica na Televisão, Portuguesa
Divulgação Música portuguesa
10 Julho, 2008
+

Expofacic 2008, Cantanhede

Cantanhede, Expofacic 2008, Cantanhede, concertos, Whitesnake, Blasted Mechanism, Da Weasel, David Fonseca, Mariza, Pedro Abrunhosa, Xutos & Pontapés, Portugal

Expofacic 2008

Concertos para todos os gostos no maior certame do País

O programa de espectáculos da XVIII Expofacic tem como cabeça de cartaz os míticos Whitesnake liderados pelo lendário David Coverdale, que no dia 2 de Agosto vão realizar em Cantanhede o mais aguardado dos concertos de Verão em Portugal. Conhecida como uma das melhores bandas de hard rock do mundo, os Whitesnake vão apresentar na penúltima noite da Expofacic uma antologia dos seus êxitos mais conhecidos, como Is This Love, Would I Lie to You, Here I Go Again ou Love Ain´t no Stranger, bem como os temas mais emblemáticos dos seus últimos trabalhos discográficos. Na primeira parte actuam ainda os Blasted Mechanism, banda de heavy metal com grande sucesso junto do público. A noite termina com o Dj Motiv8 From Black Eyed Peas no palco quatro.

Mas antes disso o público terá oportunidade de assistir a espectáculos de grande qualidade ao longo de oito dias. Logo na abertura, a 25 de Julho, a Expofacic começa ao ritmo do hip-hop com os Da Weasel, estando agendado para o dia seguinte outro nome importante do panorama da música internacional. Trata-se de Bob Sinclar, considerado como um dos maiores produtores mundiais e cujos êxitos têm figurado nos primeiros lugares dos top´s de todo o mundo, com destaque para o hit Love Generation, a música oficial do Mundial de Futebol de 2006 que vendeu mais de 120.000 cópias só nas duas primeiras semanas após o lançamento. Também a 26 de Julho, sobem ainda ao palco Squeeze Theeze Pleeze, que asseguram a primeira parte da actuação de Bob Sinclar.

Depois segue-se uma semana de grandes concertos com alguns dos artistas e bandas nacionais de maior sucesso, como Tony Carreira (27 de Julho), David Fonseca (28 de Julho), Mariza, que apresenta em Cantanhede “Terra”, o seu último disco (29 de Julho), Quim Barreiros (30 de Julho), Mickael Carreira (31 de Julho), Pedro Abrunhosa (1 de Agosto) e os já habituais Xutos & Pontapés, que encerram a Expofacic a (3 de Agosto), depois da muito esperada actuação dos Whitesnake, com David Coverdale e companhia, na noite anterior.

O bilhete para assistir ao concerto da conhecida banda britânica pode ser adquirido por apenas 10 euros, preço muito inferior ao que normalmente é praticado neste género de acontecimentos em Portugal, enquanto a entrada no dia em que actua Tony Carreira custa cinco euros, mantendo-se o preço social de 2,5 Euros nas restantes datas. Quem quiser visitar a XVIII Expofacic durante os 10 dias pode aproveitar o desconto do bilhete único, ao preço de 30 euros, uma opção que se justifica pelos múltiplos motivos de interesse do certame e pela qualidade da oferta do programa de animação.

No Parque Expo-Desportivo de S. Mateus foram introduzidas este ano alterações na organização dos espaços de exposição e de algumas estruturas, de modo a tirar melhor partido dos oito hectares do recinto onde vai decorrer o certame. Segundo os responsáveis, pretendeu-se criar uma maior centralidade na área de exposição dos sectores económicos, através de uma solução que trará grandes benefícios no que diz respeito às condições de circulação e de acesso aos vários sectores de exposição, proporcionando ao público uma melhor perspectiva global do certame qualquer que seja a zona onde se encontre.

XVIII Expofacic

A XVIII Expofacic envolve a participação dos principais agentes económicos e socioculturais do Concelho e a representação de um significativo número de prestigiadas empresas do País. Nesta edição haverá 600 espaços de exposição, 75 % dos quais ocupados por empresas dos sectores industrial, comercial e agrícola, sendo os restantes atribuídos às juntas de freguesia, associações e escolas do Município.

O lugar de destaque que a gastronomia regional assume durante a feira fica a dever muito ao papel das associações na dinamização das tasquinhas, onde acorrem diariamente milhares de visitantes interessados em apreciar alguns dos mais afamados pratos regionais. Pode mesmo dizer-se que está perfeitamente institucionalizado o hábito de as famílias aproveitarem a visita à Expofacic para jantar, facto a que não é alheio a qualidade da oferta gastronómica e a criatividade com que se apresentam decoradas as tasquinhas, que durante dez dias são seguramente o mais apetecível centro de convívio da região. Neste sector de visita obrigatória, o público pode escolher entre uma oferta gastronómica rica e variada, onde pontificam a excelência do leitão à Bairrada, a chanfana, o robalo, a sardinha na telha, as caldeiradas e outras propostas típicas da Gândara e da Bairrada.

Por outro lado, a dinamização cultural da feira está a cargo das juntas de freguesia, associações e escolas do Concelho, numa intervenção que acentua o carácter de grande acontecimento festivo do Município: as juntas de freguesia fazem-se representar com elementos alusivos ao dinamismo das suas gentes, através de mostras da sua capacidade de realização e trabalho nas mais diversas vertentes; as escolas marcam uma presença com exposições respeitantes às actividades pedagógicas e didácticas que desenvolvem no âmbito da sua acção cultural, social e científica, promovendo assim a troca de saberes e o convívio entre professores e alunos de todo o Concelho; as associações dão um enorme contributo para a projecção sociocultural do certame, através do colorido que emprestaram a algumas iniciativas relacionadas com as acções regulares de recolha e preservação das tradições populares; os ranchos folclóricos, os grupos etnográficos e as bandas filarmónicas do concelho têm uma acção importante no programa das festas, realizando espectáculos no palco que lhes está reservado, contribuindo para que a animação do recinto seja uma constante.

Julho 2008

In: Portal da C. M . Cantanhede

Programa Expofacic 2008, Cantanhede

Cantanhede, Expofacic 2008, Cantanhede, concertos, Whitesnake, Blasted Mechanism, Da Weasel, David Fonseca, Mariza, Pedro Abrunhosa, Xutos & Pontapés, Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *