Em 2011, editou o seu álbum de estreia “Sinceramente”, que foi também o nome do primeiro single, cujo vídeo atingiu mais de 500.000 visualizações no YouTube. Do mesmo álbum, foi também extraído o single “Podes Ser Tu”, que fez parte da banda sonora da novela “Mar de Paixão” da TVI.
Em 2014, surgiu com o novo trabalho, ao qual deu o nome de “Aqui Mando Eu” e que inclui o single “Quero-te Dizer”, uma das canções mais tocadas nas rádios nacionais e cujo videoclip se revelou um sucesso, com mais de 1 milhão de visualizações no Youtube, tendo atingido o 1º lugar do “Top 25” da RFM.
A história repete-se e “Eu Sou Assim”, o 1º single de “Acústico” somou quase 150.000 visualizações no Youtube em apenas 1 mês.
Dono de um talento indiscutível e de uma voz peculiar, Alberto Indio tem consolidado o seu percurso na música e este seu 3º álbum representa, certamente, o firmar de uma duradoura carreira.
Os temas “Quero-te dizer”, “Eu sou Assim” e os duetos “Não sou de mais ninguém” (com a participação de Pedro Abrunhosa) e “Sinceramente” (com Mikkel Solnado) são alguns dos êxitos que podemos encontrar em “Acústico”.
Revelando uma maior maturidade, Alberto Indio assume as rédeas de mais um disco, aproximando-se, cada vez mais, das suas origens e mantendo sempre a genuinidade musical e a honestidade da mensagem.
Em maio de 2020, lançou aquele que é o tema de apresentação que marca o regresso do artista aos discos: ” Simples Assim”, entrou directamente para TOP 25 de uma das principais rádios nacionais e para a tabela das 100 músicas mais ouvidas em Portugal.
Já com espetáculos agendados para 2021, Alberto Indio, autor e intérprete de vários êxitos de rádio apresentará ainda este ano, o seu quarto álbum de originais
Na primeira pessoa
“Trabalho, dedicação, persistência, perseverança e paixão pela música” são os mandamentos de Alberto Indio. O músico, de 33 anos, acabou de lançar o segundo álbum, “Aqui mando Eu”, que foi apresentado no passado dia 24 de maio, no Porto. O single “Quero-te Dizer” está no número um do Top da rádio RFM. Tudo coisas boas que estão a acontecer.
À boleia deste sucesso, a Move Notícias sentou-se para uma conversa com Alberto Indio, que contou que se apaixonou pela música na adolescência: “Durante umas férias, no Algarve, e na praia, vi rapazes a tocar guitarra com muitas miúdas à volta deles. Quando regressei a casa pedi ao meu pai para me ensinar a tocar, porque ele sabia. Nesse ano lectivo em vez de levar a bola de futebol debaixo do braço para a escola, levava a guitarra”.
A partir destas férias o futuro profissional do músico ficou traçado, juntou-se a bandas de garagem e com 16 anos começou a tocar em bares. “Como tocava e cantava, comecei a atuar em bares ao fim de semana, das 22h00 às duas da manhã”, recordou. Quando terminou o 12º ano não foi difícil decidir que iria seguir música: “Passou a ser um objetivo de vida para mim”.
Mais tarde fez parte dos DR Sax, banda que atingiu sucesso nos anos 90, como guitarrista, e ainda fez parte de um projeto de música electrónica, antes de dar os primeiros passos na carreira a solo. “O facto de cantar e tocar impulsionou a minha carreira a solo. Como escrevo e componho as minhas canções… acabou por ser um percurso natural”, referiu. Apesar de ter “a maior responsabilidade”, Alberto Indio disse que a sua carreira é um trabalho de equipa, com a banda que o acompanha.
O cantor acredita que o segundo álbum “é mais maduro e fruto de uma aprendizagem”. Apesar do recente sucesso, viver da música nem sempre é fácil, mas desistir nunca lhe passou pela cabeça. “Se as coisas correrem bem, ótimo, senão ótimo na mesma, porque gosto daquilo que faço. Neste momento, as coisas estão a correr bem, mas há bem pouco tempo não estavam a correr assim tão bem a nível profissional, foi mais de luta do que colher frutos”, confessou. Por isso, “Aqui Mando Eu” deu um “novo fôlego” à carreira de Alberto Indio, que não esconde a alegria por ter o single no top de uma rádio nacional. “Fico muito contente, por saber que as pessoas votam na minha canção como aquela que mais gostam de ouvir. É um orgulho para mim”, acrescentou.
(leia mais)