Artista Marco Paulo, Cantor Português, artistas, Portugueses, Marco Paulo, Artista Marco Paulo, cantores da musica portuguesa, Espectaculos para festas, Musica Portuguesa, contactos de artistas, contactos de bandas, contactos de grupos musicais, Contactos de Bandas, Artista, Cantor, Espectáculos, contactos
Marco Paulo
27 Março, 2017
Madredeus, Banda portuguesa, Grupos Portugueses, Musica portuguesa, Os Madredeus, Teresa Salgueiro, Pedro Ayres Magalhães, Grupos, Musicas, Canções
Madredeus
24 Março, 2017

Artistas, Ana Bacalhau, Deolinda, Os Deolinda, Banda, contactos

Os Deolinda

Após dez anos de profunda atividade os Deolinda anunciam uma pausa na carreira por tempo indeterminado.

A banda de Ana Bacalhau, Luís José Martins, Pedro da Silva Martins e Zé Pedro Leitão encerra assim um ciclo de uma década que permitiu editar quatro discos de estúdio e um CD/DVD ao vivo, para além de cerca de mil concertos espalhados por 31 países e quatro continentes. Esta pausa servirá para que os elementos do grupo se dediquem a outros projetos artísticos que neste momento necessitam da sua total atenção.

Os Deolinda desejam ainda agradecer a todas as pessoas que os ajudaram a cumprir o seu projecto ao longo de todos estes anos, com especial destaque para o público que acarinhou a banda de uma forma única e inesquecível.

in Facebook 2018

Deolinda

Veja também no portal:
Ana Bacalhau

OS DEOLINDA
Ana Bacalhau, voz
Pedro da Silva Martins, guitarra
Luís José Martins, guitarra
Zé Pedro Leitão, contrabaixo

 

 

Regresso 2016 Live

 

Os Deolinda estão de volta! Três anos após terem partilhado connosco o seu “Mundo Pequenino” e terem tornado o seu Mundo mesmo pequenino com uma extensa digressão que os fez pisar muitos palcos portugueses e internacionais, a banda regressa agora com um novo disco que promete voltar a instalar-se nas gargantas e nos corações do público.

É impossível fazer a banda sonora dos últimos 8 anos em Portugal sem que os Deolinda protagonizem um papel muito relevante. São cerca de 600 concertos espalhados por inúmeros países, 7 galardões de platina, 4 discos de ouro, 3 Globos de Ouro, 1 Prémio Amália Rodrigues, 1 Prémio José Afonso, 1 Songlines Music Award entre muitas outras distinções. Porém, mais que os números, é a profunda relação afectiva entre a banda e o público que tem assegurado uma das carreiras mais bem sucedidas da música portuguesa. Terminamos como começámos: Os Deolinda estão de volta! Será já no dia 22 de Abril que os Deolinda se apresentarão em Lisboa, no Teatro Tivoli e no dia 6 de Maio rumarão à Casa da Música, no Porto.

Dois concertos imperdíveis!

 

Ana Bacalhau – voz

José Pedro Leitão – contrabaixo

Luís José Martins – guitarra

Pedro da Silva Martins – guitarra

Sérgio Nascimento – percussão

(6 Maio 2016 in Casa da Musica)

Formado em 2006

“…O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho…”
.. Deolinda é um original projecto de música popular portuguesa (MPP), inspirado pelo fado e as suas origens tradicionais. Formado em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo. … Deolinda is a project from Lisbon inspired by fado and its traditional roots in order to create original songs based on portuguese traditional and popular music. It came to life in 2006, by the hands of 4 young musicians with diverse musical backgrounds and experiences (such as classical music, jazz, ethnical and traditional music), searching to recreate a sound rooted in popular music through the crossing of different musical languages and musical research serving as a base for the group’s original compositions.

Wikipedia

Deolinda é um grupo de música popular portuguesa inspirado pelo fado e pelas suas origens tradicionais.

Carreira
O projeto musical surgiu em 2006 quando os irmãos Pedro da Silva Martins e Luís José Martins (ex-Bicho de 7 Cabeças), a prima, Ana Bacalhau, então vocalista dos Lupanar e José Pedro Leitão, contrabaixista dos Lupanar (actual marido de Ana Bacalhau), se juntaram à volta de quatro canções que Pedro tinha escrito, nascendo assim os Deolinda. Pedro da Silva Martins é o autor de todas as letras e canções da banda.

O tema “Contado Ninguém Acredita” foi incluído na compilação Novos Talentos de 2007, lançado pelas lojas FNAC.

Em 21 de abril de 2008, foi lançado o disco de estreia, Canção ao Lado. Desde então, em finais de Outubro de 2008, chegou à sua posição cimeira, o 3.º lugar, do top oficial da AFP, a tabela semanal dos 30 álbuns mais vendidos em Portugal, tendo saído (e reentrado) por duas vezes nos primeiros tempos, ficado um total de quatro semanas fora desta tabela.

Em outubro de 2008, o disco Canção ao Lado tornou-se “disco de ouro”. Em Dezembro de 2008, tornou-se “disco de platina”.
Durante o ano de 2009, o disco “canção ao lado” atinge o galardão de dupla-platina, correspondente à venda de mais de 40 mil unidades.

Em 2 de março de 2009, o disco Canção ao Lado foi lançado no mercado europeu pela editora World Connection. Em abril de 2009, entrou diretamente para o 8º lugar da tabela de vendas discográficas World Music Charts Europe e em Maio subiu ao 4º lugar dessa mesma tabela.

Ainda em abril de 2009 o grupo deu início à sua primeira digressão europeia.
Atuaram em diversos países, entre eles Holanda, Alemanha e Suíça, regressando a Portugal para diversos concertos em cidades como Porto, Braga e Barcelos.

O álbum Canção ao Lado ficou em 10.º lugar nas preferências dos ouvintes da rádio Antena 3, numa votação levada a cabo por esta estação em abril de 2009, na qual se perguntava qual seria o melhor álbum de música portuguesa editado entre 1994 e 2009, tendo como base uma lista de 100 álbuns lançados nesse período.

Em 23 de Abril de 2010 a banda estreou um novo álbum (Dois Selos e Um Carimbo) que teve como single de apresentação “Um Contra o Outro”.

A prestigiada revista francesa Monocle considerou os Deolinda uma das mais importantes referências culturais da lusofonia no mundo, em outubro de 2010.

O seu segundo álbum, Dois Selos e Um Carimbo, entrou diretamente para nº 1 do top de vendas português e recebeu o galardão de platina em Novembro de 2010.

Em Dezembro de 2010, o disco Dois Selos e Um Carimbo é considerado o 2.º melhor disco de 2010 para a revista portuguesa Blitz.

Em Dezembro também, o disco “Dois Selos e Um Carimbo” fica entre os 10 melhores discos de World Music de 2010 para o jornal inglês Sunday Times.

A canção Parva que Sou, estreada nos quatro concertos feitos nos Coliseus de Lisboa e Porto, em Janeiro de 2011, foi imediatamente considerada um hino de uma geração.

O tema “Parva que Sou” inspira o movimento “Geração à Rasca” que no dia 12 de Março de 2011, realiza as maiores manifestações não vinculadas a partidos políticos desde a Revolução dos Cravos.

Em 21 de novembro de 2011 é lançado o primeiro DVD do grupo “Deolinda ao Vivo no Coliseu dos Recreios”.

Num extenso artigo, a publicação alemã deutsche welle referiu que os Deolinda, com sua música “Parva que Sou”, “encorajaram os protestos em massa por todo o país”, apelidando-os de “trilha sonora da crise”.

Em 12 de Maio de 2012, o jornal britânico “The Times” publica uma crítica ao concerto dos Deolinda em Londres onde os considera “uma das grandes bandas da Europa”.

O álbum de estreia “Canção ao Lado” é galardoado com quádrupla platina, correspondente a 80.000 unidades vendidas e o disco “Dois Selos e Um Carimbo” obteve dois discos de platina (40.000 unidades), em Novembro de 2012.

No dia 18 de março de 2013, lançam o 3.º álbum de originais “Mundo Pequenino” que na primeira semana de vendas se torna disco de ouro.

Em maio atuam nos Coliseus de Lisboa e Porto esgotados: “…caso raro que são os Deolinda: um grupo capaz de resultar nos contextos mais intimistas e nos espaços mais amplos; um quarteto suficientemente elástico e generoso para crescer até às dez pessoas em palco sem perder a direção; uma banda, enfim, que gostamos de ter por perto e a que temos a sorte de chamar “nossa””.

Em 25 de julho de 2013 se apresentaram pela primeira vez no Brasil, durante o Festival de Inverno de Garanhuns e em São Paulo. Recebem excelentes críticas da imprensa brasileira.

A publicação brasileira Pergunte ao Pop considerou o álbum “Mundo Pequenino” o melhor disco internacional de 2013, em dezembro.

Em 14 de outubro de 2014 se apresentaram pela primeira vez no México, durante o 42.º Festival Internacional Cervantino em Guanajuato.

Em Novembro de 2017 anunciaram uma pausa por tempo indeterminado

(in wikipedia)