Artistas, Ana Bacalhau, Deolinda, Os Deolinda, Banda, contactos
Deolinda
26 Março, 2017
Fadista, Maria Ana Bobone, Cantora, Fado, Fados, Fadistas, Musica Portuguesa, Fadista Maria Ana Bobone, Artista da musica Portuguesa, canções
Fadista, Maria Ana Bobone
9 Março, 2017

Madredeus, Banda portuguesa, Grupos Portugueses, Musica portuguesa, Os Madredeus, Teresa Salgueiro, Pedro Ayres Magalhães, Grupos, Musicas, Canções

Madredeus

Os Madredeus são um dos grupos musicais portugueses de maior projecção mundial. A sua música combina influências da música popular portuguesa e do fado, com a música erudita e com a música popular contemporânea.

A musicalidade do grupo foi erroneamente referida como fado de gaiola, género musical português mais conhecido internacionalmente, sobretudo pela imprensa fora de Portugal.

Nos seus vinte anos de carreira, os Madredeus lançaram 14 álbuns e estiveram em “tour” em 41 países — incluindo a Coreia do Norte e um festival de música na Noruega, dentro do Círculo Polar Árctico, vendendo mais de três milhões de cópias.

 

Surgimento

Os elementos fundadores do grupo foram: Pedro Ayres Magalhães (guitarra clássica), Rodrigo Leão (teclados), Francisco Ribeiro (violoncelo) falecido em Setembro de 2010, Gabriel Gomes (acordeão) e Teresa Salgueiro (voz). Magalhães e Leão formaram o grupo em 1985, Ribeiro e Gomes juntaram-se a eles em 1986. Na sua busca por uma vocalista, descobriram Teresa Salgueiro numa casa nocturna de Lisboa, quando esta cantava alguns fados numa reunião informal de amigos. Teresa foi convidada para uma audição e aí surgia o grupo, o qual ainda não tinha um nome. A proposta inicial era a de uma oficina criativa, à qual todos os músicos levavam suas ideias e compunham em conjunto os temas e arranjos. Em 1987, o local de trabalho do grupo, o Teatro Ibérico (antiga igreja do Convento das Xabregas, num bairro de Lisboa chamado Madredeus) serviu de estúdio de gravação para mais de quinze temas reunidos à época em um LP duplo, depois convertido para o formato de CD. Chamaram-no de Os Dias da MadreDeus e daí viria o nome do grupo. O carácter inovador do álbum fez com que os Madredeus se tornasse um fenómeno instantâneo de popularidade em Portugal à época.

Primeira fase

Em 1990 foi editado o segundo disco dos Madredeus, Existir, que teve na canção O Pastor um grande sucesso. Apesar disso, o grupo era relativamente desconhecido no estrangeiro. Isto mudou quando os Madredeus deram uma série de concertos na Bélgica onde decorria a Europália, uma exposição que no ano de 1991 foi dedicada à cultura portuguesa. Outro facto que contribuiu para que os Madredeus se tornassem conhecidos no estrangeiro foi o uso da canção “O Pastor” num filme publicitário na Grécia, à revelia do grupo. Seguiu-se um disco gravado ao vivo em Lisboa, no qual o grupo interpretava canções dos dois primeiros discos e incluía novos temas, um dos quais (“Mudar de Vida”) com a participação dos guitarristas Carlos Paredes e Luísa Amaro.

Em 1994 a banda lança O Espírito da Paz, um álbum que consolida o grupo no estrangeiro. O disco alcançou o primeiro lugar das tabelas de Espanha e levou o grupo a uma longa digressão internacional, a qual incluiu o Brasil e alguns países do Extremo Oriente .

Durante as sessões de gravação de O Espírito da Paz, que decorreram em Inglaterra, os Madredeus gravaram outro disco, que seria editado em 1995. Wim Wenders, impressionado com a música do grupo, tinha-os convidado para musicarem um filme sobre Lisboa, chamado Lisbon Story (no Brasil, “O Céu de Lisboa”; em Portugal, “Viagem a Lisboa”), do qual o grupo participou como personagens também. A banda sonora deu ao grupo ainda maior projecção internacional.

(…)
(leia mais em wikipedia)

MADREDEUS - As Brumas Do Futuro - [Official Music Video ]

Estrada da Montanha - Madredeus

Madredeus - Sei Lá

Madredeus e a Banda Cósmica - Estrada da montanha (Metafonia)

Madredeus e a Banda Cósmica - Uma Caipirinha (ao vivo no Teatro Ibérico)

Madredeus Depois de ti (estúdio)

Haja o que houver - Madredeus

A Vaca de Fogo - Madredeus

Madredeus - O Pastor

Madredeus - a andorinha da primavera . não muito distante . alma (letra)

Madredeus - Céu da mouraria (lisbon story . letra)

Madredeus - Ao Crepúsculo (At Twilight)

Madredeus - Alfama

Madredeus - Ao Vivo No Japão 1994