O Grupo de Folclore do Rochão foi fundado a 17-12-86 por Alexandre Rodrigues e um grupo de jovens aficionados pelo folclore. Este grupo surge a partir da cisão com outro grupo já existente no Rochão, devido essencialmente à necessidade de uma interpretação mais correta e assertiva do papel de um grupo de folclore que deve assentar nos seguintes pilares: recolher, registar, divulgar e preservar.
Desde a sua fundação, o grupo tem-se debruçado e empenhado no aprofundamento das diversas áreas de índole etno-folclóricas, desde a dança, a música, o canto, o traje, os jogos tradicionais, entre outras.
Em 1989, o grupo promove o primeiro intercâmbio com um grupo do continente português e, desde então, incessantemente, tem promovido diversas permutas, quer com grupos nacionais, quer internacionais; a nível nacional, o grupo já percorreu de Norte a Sul e algumas ilhas do Arquipélago dos Açores; a nível internacional destacam-se as presenças em: Espanha; Arquipélago da Canárias; França; Alemanha; Brasil; Itália e Inglaterra.
A partir do ano 1990, o grupo realiza bianualmente o seu Festival de Folclore, evento cuja dimensão, em 1997, atingiu um patamar internacional – os palcos e as suas respetivas decorações tornaram-se uma marca de registo amplamente reconhecida.
Ao longo do seu percurso tem realizado diversas iniciativas designadamente: conferências inerentes a várias temáticas no âmbito da Etnografia e do Folclore, onde se destacam, “O nosso folclore no limiar do Século XXI”, “Os remédios d’outrora”; “Os tocadores de harmónica e o entretenimento popular”; recuperou e dinamiza anualmente usos e costumes como: o São João da Eira da Cruz; o São Martinho; alvorada da missa do parto, entre outros que vão surgindo à medida que são recolhidos.
Em 2006, aquando do vigésimo aniversário, o Grupo editou o seu primeiro CD, com o título “Meia valsinha”.
Em 2016, pelo seu 30.º aniversário, o grupo constituiu-se Sócio Efetivo da Federação do Folclore Português, é sócio fundador da AFERAM. Colabora em todas os eventos de promoção da Região e atua regularmente em unidades hoteleiras.
(in)
O Grupo de Folclore do Rochão foi fundado a 17-12-86 por Alexandre Rodrigues e um grupo de jovens aficionados pelo folclore. Este grupo surge a partir da cisão com outro grupo já existente no Rochão, devido mormente a discrepâncias relativamente à interpretação e representatividade dos usos e costumes das gentes do Rochão e da Camacha.
Desde a sua fundação, o grupo tem se debruçado e empenhado no aprofundamento das diversas áreas de índole étno-folclóricas, desde: a dança, a música, o canto, o traje, entre outras.
Em 1989, o grupo promove o primeiro intercâmbio com um grupo do continente português e, desde então, o grupo, incessantemente, tem promovido diversas permutas, quer com grupos nacionais, quer internacionais; a nível nacional, o grupo já percorreu de Norte a Sul e algumas ilhas do Arquipélago dos Açores; a nível internacional destacam-se as presenças em: Espanha; Arquipélago da Canárias; França; Alemanha; Brasil; Itália e Inglaterra.
Também digno de registo é a realização de festivais de folclore bianuais, que já conta com a XI edição a nível nacional e IX a nível internacional e conferências inerentes a várias temáticas no âmbito da Etnografia e do Folclore, onde se destacam, “Os remédios d’outrora”; “O nosso folclore no limiar do Século XXI”; “Os tocadores de harmónica e o entretinimento popular”; etc.
Em 2006, a quando do vigésimo aniversário, o Grupo editou o seu primeiro CD, cujo título foi “Meia valsinha”.
Atualmente, com cerca de quarenta elementos, o grupo desempenha um papel importante na preservação da cultura popular tradicional do Rochão e da Camacha.(in)