Festival da Canção, 2019, Portugal (1ª semi-final)

Fama de Alfama (Bairro afamado), Ricardo Ribeiro, Letra
15 Fevereiro, 2019
Quim Barreiros, Joaquim Barreiros, 100 anos, Musica Portuguesa, Artistas, consagrados, acordeão, Minho, Viana do Castelo, Vila Praia de Ancora, Tradições
Joaquim Barreiros fez 100 anos
20 Fevereiro, 2019
+

Festival da Canção, 2019, Portugal (1ª semi-final)

Festival da Canção 2019, RTP, finalistas, Matay, Conan Osíris, Calema, Ana Cláudia, Festival da Canção, musica portuguesa

Foram escolhido no passado fim-de-semana os primeiros finalistas 4 candidatos a representar Portugal no Festival da Euro-visão da Canção 2019.

São eles Matay,

Conan Osíris,

Calema

e Ana Cláudia

Festival Canção 2019

Ana Cláudia com “Inércia”, João Campos com “É o que é”, Soraia Tavares com “O Meu Sonho”, Calema com “A Dois”, Conan Osíris com “Telemóveis”, Ela Limão com “Debaixo de Mil Sóis”, Filipe Keil com “Hoje” e Matay com “Perfeito” foram os concorrentes da primeira semifinal do Festival da Canção 2019.

Foi o candidato mais votado pelo público na primeira semifinal. Extravagante e difícil de classificar, não tem deixado indiferente quem acompanha o Festival da Canção. De onde vem Tiago Miranda que na música responde por Conan Osiris?

 

resceu entre Lisboa e o Cacém, foi maioritariamente criado por mulheres, e as manhãs de sábado ficaram-lhe gravadas na memória com a mãe a aspirar a casa enquanto ouvia Amália, kizomba ou a dupla Leandro e Leonardo. Cresceu depois a ouvir hip hop na MTV e, mais tarde, a descobrir nomes como Björk. Virá em parte daí, talvez, a panóplia de referências que soam na sua música.

Conan Osiris, nome artístico de Tiago Miranda, inspirado na série pós-apocalítica Conan, o Rapaz do Futuro, de Hayao Miyazaki, já dava que falar antes de ser convidado para a edição de 2019 do Festival da Canção. Apareceu com a sua música difícil de classificar, entre techno, fado, algo de António Variações e outro tanto de oriental. Durante e depois da semifinal de ontem do Festival da Canção, rara será a combinação de duas palavras que tenha sido tão criticada ou elogiada nas redes sociais como o seu nome neste fim de semana.

Na primeira semifinal viu-se apurado para a final de dia 2 de março do Festival da Canção em segundo lugar, depois de Matay, e seguido por Calema, e D’Alva/Ana Cláudia. Conan Osiris foi o candidato com mais votos do público. O vídeo do YouTube da canção que levou ao festival, “Telemóveis”, já conta mais de um milhão e meio de visualizações, e comentários vindos de toda a parte, muitos deles confirmando-o numa afinidade ao mundo da Eurovisão, cuja final se realiza em maio em Telavive, Israel.

(in DN)