Novos discos, Madredeus, Maria Joao Pires

Musica Portuguesa, Divulgação Musica Portuguesa, Televisão, rádio, Jazz, Português, musicos portugueses, Musica na Radio, Musica na Televisão, Portuguesa
Divulgação Música portuguesa
10 Julho, 2008
Mariza, Marisa, Fadista Mariza, Artistas, banda, contactos, Musica Portuguesa, Espectáculos, musica ao vivo, Mariza, Fado, Musicas, musica portuguesa, fadistas
Mariza é nomeada para Grammy
11 Setembro, 2008
+

Novos discos, Madredeus, Maria Joao Pires

Chopin, Novos discos, Madredeus, Maria João Pires

Madredeus, Maria João Pires e Os Pontos Negros marcam “rentrée” discográfica

Depois de uma pausa sabática e da saída de Teresa Salgueiro, os Madredeus preparam-se para lançar este ano um novo álbum de originais, sem data de edição, que contará com três vozes femininas e percussão, disse à Lusa fonte da editora Farol.

Nos Madredeus permanecem apenas Pedro Ayres Magalhães, o autor da maioria dos temas do grupo, e o teclista Carlos Maria Trindade, que estiveram ao longo do último ano a trabalhar em novos temas para o projecto.

A pianista Maria João Pires, que nos próximos meses dará três concertos em Lisboa, edita a 15 de Setembro, na Deutsche Grammophon, ao fim de três anos sem gravar qualquer disco, um duplo álbum com o repertório tardio de Chopin.

No álbum, no qual Maria João Pires interpreta temas que Chopin compôs nos últimos anos de vida (até 1849), participa ainda o violoncelista Pavel Gomziakov.

Até ao final do ano, meses fortes para a edição discográfica, estão previstos dezenas de lançamentos de música portuguesa, com particular destaque para o pop-rock e para o jazz.

No pop-rock assinala-se a estreia da banda Os Pontos Negros, já este mês pela editora independente Flor Caveira, com “Maravilhoso Material Inútil”, rock cantado em português por um grupo nascido em Queluz.

Deles já são conhecidos temas como “Conto de fadas de Sintra a Lisboa”, “Lili” e “Numerologia”.

Os Buraka Som Sistema, que reinventaram o kuduro com a modernidade da electrónica, editam o primeiro álbum, “Black Diamond”, no dia 29, enquanto que o rapper Boss AC promete novo álbum, mas ainda sem data.

Para Outubro, está prevista a estreia a solo de Rui Reininho, com “Companhia das Índias”, que conta com a participação de nomes como Paulo Furtado, Jorge Palma e Rodrigo Leão.

Até ao final do ano, esperam-se ainda os álbuns de estreia dos 2008 e dos The Guys From The Caravan, novos discos de João Gil, X-Wife, Rose Blanket, Tim, João Pedro Pais, André Sardet, das Just Girls e de Angélico Vieira e Vintém, dos D`zrt.

No jazz, a cantora Sara Serpa edita em Outubro o álbum de estreia “Praia”, com produção do saxofonista Greg Osby, e os Tetterapadequ, projecto de improvisação de músicos portugueses e italianos, lançam “And the Missing R”.

Os guitarristas Afonso Pais e André Matos lançam “Subsequências” (pela alemã Enja) e “Rosa Shock”, respectivamente, e o trompetista Laurent Filipe propõe “Flick Music”.

O pianista Bernardo Sassetti e o Will Holshouser Trio, que actuaram este ano nos Dias da Música no CCB, gravaram um álbum que a Clean Feed editará em breve.

Destaque ainda para o novo álbum de Maria João e Mário Laginha, ainda sem data de edição, que assinala os 25 anos de carreira da cantora.

No fado, estão previstos lançamentos de novos discos de Mafalda Arnauth (“Flor do Fado”), Joana Amendoeira, Hélder Moutinho e Cristina Nóbrega (“Palavras do meu fado”).

João Afonso e João Lucas prepararam “Um redondo vocábulo” para sair em Outubro e a editora Farol irá lançar um disco tributo a Carlos Paião que contará com Balla, Pólo Norte, Tiago Bettencourt, entre outros.

Nos próximos meses haverá ainda “El fad”, do guitarrista José Peixoto, “Caminho Longi”, de Dany Silva, e novos álbuns de Tony Carreira e Dulce Pontes.

A editora Numérica irá lançar, entre outros, “Variedades de Proteu”, com música de Armando Teixeira a partir de um texto de António José da Silva, “Madrigais Camonianos”, de Luís de Freitas Branco, e música coral de Fernando Lopes-Graça, ambos pelo Coro Gulbenkian.

O pianista João Paulo Santos e o violinista Bruno Monteiro voltam a colaborar no álbum “20th century expressions”, a editar este mês.

Setembro 2008

in : RTP