Filarmónica de Muge, Banda Sociedade Filarmónica de Muge, Salvaterra de Magos, Distrito, Santarém, Bandas de Musica, Bandas Filarmónicas, Ribatejo, Ribatejanas, Contactos
Banda da Sociedade Filarmónica de Muge, Salvaterra de Magos
10 Outubro, 2016
Sociedade Filarmónica Avelarense, bandas, Avelar, Ansião, Distrito Leiria, Contactos, Bandas Filarmónicas, Bandas de Musica, Contactos de Bandas, Centro
Sociedade Filarmónica Avelarense, Avelar (Ansião)
10 Outubro, 2016

Associação Filarmónica Bidoeirense, Bidoeira de Cima, Leiria, AFILBI

Filarmónica Bidoeirense

Associação Filarmónica Bidoeirense (AFILBI), com sede na freguesia de Bidoeira de Cima, Concelho de Leiria, foi fundada em 1920 tendo estado em actividade até 1954, ano em que se iniciou um interregno até ser refundada em 1978, após um antigo músico, Manuel Agostinho e Sousa, ter começado a formar jovens músicos nos finais de 1975, tendo apresentado a nova Banda Filarmónica à população num concerto realizado a 28/5/1978 na Bidoeira de Cima. Erguida de novo, a Banda começou a participar em festas religiosas e a fazer concertos para interagir com a população.

A partir de 1993, eram os Maestros da Banda que tinham a missão de formar , musicalmente , os vários jovens que pretendiam ingressar na Filarmónica. Este modelo de formação, por se ter verificado não ser o mais adequado, dá a origem, em 2004, á criação da Escola de Música da AFILBI, que tem vindo a evoluir gradualmente, contando agora com cerca de 40 alunos, na aprendizagem de vários instrumentos de Sopro, Cordas e Percussão, com a coordenação do actual Maestro Sérgio de Sousa Ventura.

As actividades predominantes da Banda são eventos religiosos, concertos, festivais de música, concursos e outras festividades de cariz civil, sendo de destacar a presença no Festival de Música de Villiers-França, em Abril de 1995, nas comemorações do Dia de Portugal, em Maio de 2002, na cidade de New Jersey-E.U.A. e recentemente em 2009, na Ilha do Faial-Açores, na comemoração do aniversário da Banda Filarmónica Unânime Praiense, na Praia do Almoxarife.

Em 2006, a Associação Filarmónica Bidoeirense participou no 1º Concurso Internacional de Bandas Filarmónicas realizado pelo Ateneu Artístico Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, sob a Direcção do Maestro Luis Miguel Antunes Casalinho, voltando a participar em 2008 na 2ª edição e em 2010 na 3ª edição do mesmo concurso, sob a Direcção do actual Maestro Sérgio de Sousa Ventura, obtendo na última edição um 4º lugar.

Actualmente , a Banda tem cerca de 40 músicos e 140 sócios.

A AFILBI tem a sua sede e sala de ensaio no edificio do Centro Cultural e Recreativo Bidoeirense, existindo um projecto, a curto prazo, de remodelação do edificio sede , de forma a proporcionar uma melhoria no funcionamento, quer da Escola de Música, com a abertura de novas disciplinas e novas abordagens de ensino, como toda a actividade da Banda Filarmónica.

(in)

A Associação Filarmónica Bidoeirense (AFILBI), com sede no lugar e freguesia de Bidoeira de Cima, Concelho de Leiria, foi fundada em 1920 tendo estado em actividade até 1954, ano em que se iniciou um interregno até ser refundada em 1978, após um antigo músico, Manuel Agostinho e Sousa, ter começado a formar jovens músicos, nos finais de 1975, e ter apresentado a nova Banda à população num concerto realizado em 28/05/1978 na Bidoeira de Cima sob a sua regência. A satisfação gerada por este renascimento da Filarmónica Bidoeirense, após 24 anos de inactividade, levou a que um grupo de Bidoeirenses se juntasse e a refundasse nesse dia 28/05/1078, tendo no entanto apenas sido constituída oficialmente em 07/06/1982, em escritura realizada no
Cartório Notarial da Batalha.
Erguida de novo, a Banda começou a participar em festas religiosas e a fazer concertos para interagir com a população e mostrar o trabalho desenvolvido.
Após o Sr. Manuel Agostinho e Sousa ter deixado de ser professor, em 1993, os maestros da banda ficaram, também, com a missão de formar musicalmente os vários jovens que pretendiam aprender música e ingressar na Filarmónica. Este modelo de formação obteve um desenvolvimento progressivo dando origem, em 2004, à criação da escola de música da AFILBI, que conta agora com cerca de 40 alunos, na aprendizagem de vários instrumentos de sopro, cordas e teclas, sob a coordenação do actual Maestro Sérgio de Sousa Ventura.
As actividades predominantes da Banda são os eventos religiosos, concertos, festivais de música e outras festividades de cariz civil, sendo de destacar a presença no Festival de Música de Villiers – França, em Abril de 1995, e nas Comemorações do Dia de Portugal, em Maio de 2002, na cidade de New Jersey – Estados Unidos da América.
Mais recentemente, em 2006, a Associação Filarmónica Bidoeirense participou no 1º Concurso Internacional de Bandas Filarmónicas realizado pelo Ateneu Artístico Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, sob a direcção do Maestro Luís Miguel Antunes Casalinho, voltando a participar em 2008 e 2010, na 2ª e 3ª edição do mesmo concurso, sob a regência do actual Maestro Sérgio de Sousa Ventura.
Em Outubro de 2009, a convite da Sociedade Filarmónica Unânime Praiense, participou nas comemorações do 128º aniversário desta Sociedade localizada na Praia do Almoxarife, na Ilha do Faial nos Açores. Actualmente, esta Associação tem 198 sócios e a Banda de Música conta com 35 músicos. A AFILBI tem a sua sede e sala de ensaios no edifício do Centro Cultural e Recreativo Bidoeirense. (in)

Concerto de Homenagem ao Mestre Manuel Agostinho e Sousa, pela Banda Filarmónica Bidoeirense a 27 de Setembro de 2009.

” Forcados do Sul” de David Costa pela Associação Filarmónica Bidoeirense no IV Concurso Internacional de Banda de Vila Franca de Xira 2012

Filarmónica Bidoeirense, Associação Filarmónica Bidoeirense, Bidoeira de Cima, Leiria, AFILBI, Banda de Musica, Filarmónicas, Centro, Portugal, Bandas, Associação Filarmónica Bidoeirense, Bidoeira de Cima, Leiria, AFILBI

Associação Filarmónica Bidoeirense, Bidoeira de Cima, Leiria, AFILBI

Associação Filarmónica Bidoeirense