SFESA, Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva, Praia da Vitória, Terceira, Açores

Banda Filarmónica, Fraternidade Rural Água de Pau, Lagoa, São Miguel, Açores, Banda de Musica, Água de Pau, Ilha de São Miguel, Bandas do Açores, Contactos
Banda Filarmónica, Fraternidade Rural Água de Pau, Lagoa, São Miguel, Açores
17 Outubro, 2016
Banda Municipal de Santana, Ilha da Madeira, Bandas Portuguesas, Banda de Santana, Madeira, contactos, Bandas de Musica, bandas filarmónicas, Bandas de Portugal
Banda Municipal de Santana, Ilha da Madeira
16 Outubro, 2016

Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva, Praia da Vitória, Terceira, Açores, Banda de Agualva, Bandas Açorianas, Bandas Filarmónicas, Portuguesas, Contactos

Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva

A Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva (SFESA) foi fundada a 19 de março de 1922.
Os primeiros instrumentos da filarmónica foram comprados através de um peditório realizado na freguesia e com o apoio do Dr. Ávila Gonçalves. A SFESA era constituída, à altura, por pouco mais de dez elementos que serviam o Espírito Santo e abrilhantavam as festividades em honra da padroeira da freguesia, Nossa Senhora do Guadalupe.
A atual sede, que foi alvo de várias remodelações ao longo dos anos, foi construída por voluntários num espaço cedido por um habitante da Agualva.
A filarmónica iniciou as suas digressões em 1995, sob regência de Avelino Lourenço, tendo-se deslocado à ilha Graciosa, mais propriamente à freguesia da Luz. Também sob a sua regência, fez digressões pelo Pico (Lajes, 1996), São Jorge (Topo, 2001), São Miguel (2002), Estados Unidos da América (2005) e São Jorge (Santo Antão, 2008).
Em 2010, assumiu a regência Hélder Lourenço, tendo a banda realizado outra digressão à Graciosa naquele ano.
Com a nova regência, a Banda da Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva, iniciou um percurso que incluiu algumas actuações na Praça de Toiros da Ilha Terceira que reverteram a favor das vítimas das enxurradas da freguesia da Agualva ocorridas em dezembro do ano anterior. A partir daí, as tocatas em touradas de praça passaram a ocorrer mais frequentemente.
De facto, a 4 de agosto de 2014 a SFESA tocou na tourada da edição daquele ano das Festas da Praia, que teve transmissão em direto na RTP1.
Nesse mesmo ano, a filarmónica desdobrou-se em vários projetos de iniciativa própria, tendo realizado, por exemplo, uma formação musical nos dias 10, 11 e 12 de outubro com os formadores Paulo Almeida (clarinetes e saxofones), Edgar Marques (metais) e o próprio maestro Hélder Lourenço (percussão).
Para além disso, realizou na sua sede o “I Concurso de Bandas Filarmónicas” da SFESA (dias 8 e 9 de novembro), que contou com a participação de sete bandas da ilha, incluindo a Orquestra de Sopros da Ilha Terceira e a própria SFESA (extraconcurso), e de um júri composto pelo professor Hugo Costa, pelo compositor Hélder Bettencourt e pelo presidente da Federação de Bandas Filarmónicas dos Açores, Marco Torre.
Para fechar o ano de 2014 em grande, a SFESA realizou, a 14 de Dezembro, um concerto de Natal na igreja da sua freguesia, com um repertório adequado à quadra.
Actualmente, a filarmónica conta com cerca de 55 elementos empenhados e que continuam a abrilhantar as festividades dentro e fora da ilha, com a previsão de entrada de mais elementos jovens brevemente dada a sua forte vertente formadora.
(in facebook da banda)

Concerto pela Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva 2019

SFESA - Sociedade Filarmónica Espírito Santo da Agualva