Sociedade Filarmónica recreativa e Beneficente Vilanovense, Filarmónica Vilanovense, Vila Nova de Anços, Soure, Distrito de Coimbra, Bandas Filarmónicas, Bandas de Musica, Contactos, Bandas Portuguesas
Filarmónica Vilanovense, Vila Nova de Anços, Soure
30 Outubro, 2016
Orquestra de Sopros de Chaves, Academia de Artes de Chaves, Bandas de Musica, Portugal, bandas filarmónicas, Nordeste, Transmontano, Trás-os-Montes, Distrito de Vila Real, Contactos de Bandas, Bandas Musica, banda filarmónica, Distrito Vila Real
Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves
30 Outubro, 2016

Phylarmonica Ançanense, Filarmónica, Ançã, Cantanhede, Bandas, Distrito, Coimbra, Filarmonicas, Bandas de Musica, Filarmónica de Ançã, Contactos, musical

Phylarmonica Ançanense

Ao longo de 138 anos de existência a Phylarmonica Ançanense tem conseguido afirmar-se com mérito no meio cultural, artístico e musical, através de inúmeras apresentações em território nacional e algumas no estrangeiro.

Afigura-se ainda enquanto escola de formação, proporcionando a um significativo número de crianças e jovens, um conjunto de experiências musicais em formação de filarmónica, importantes para o seu desenvolvimento pessoal e musical.

Esta afirmação tem sido igualmente conseguida no plano do relacionamento institucional com inúmeras entidades que colaboraram e que se demonstram disponíveis para manter relações de parceria.

Por iniciativa de um grupo de trabalhadores do campo, amantes da arte dos sons, apoiados e liderados por um senhor da terra, foi constituída uma sociedade a 24 de Setembro de 1879 a que chamaram Phylarmonica Ançanense. A 1 de Outubro do mesmo ano, a banda de música iniciou de vez a sua actividade.

Desde a sua fundação, tem desenvolvido diversas actividades, sendo efectivamente dentro do ensino e da divulgação da música filarmónica que o seu trabalho mais se tem evidenciado. A sua Escola de Música tem-se mantido em funcionamento constante, contando actualmente com cerca de 80 alunos. Estes jovens permitem a continuidade da banda filarmónica, prosseguindo muitos deles a sua formação em conservatórios e escolas superiores.

Tem efectuado actuações essencialmente pela Região Centro, abrilhantando diversas festividades religiosas e outras manifestações culturais e recreativas, concertos e representações oficiais, tendo ultimamente actuado em espaços emblemáticos: Grande Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, Centro de Artes de Espectáculos da Figueira da Foz e Casino da Figueira da Foz.

Conta já com algumas deslocações: França – Encontro de Bandas a convite da comunidade franco-portuguesa em Graulhet (1995); Açores – Ponta Delgada, Festas do Senhor Santo Cristo (1996), Madeira – Machico (2003), França – Alfortville (cidade geminada de Cantanhede) e Eurodisney (2008), Açores- S.Miguel (2012).

A nível de trabalho discográfico gravou o LP Banda de Ançã – Sociedade Filarmonica Ançanense (1998) e o CD comemorativo do seu 125º Aniversário: Phylarmonica Ançanense – 125 anos (2002). Participou também nas gravações de As melhores Bandas Filarmónicas da Região Centro (2004) e Bandas Filarmónicas do Concelho de Cantanhede (2006).
Em 2015 apresenta Caminhos, um projecto artístico distinto, composto exclusivamente por obras originais e enriquecido com uma selecção de aguarelas da Vila de Ançã.

Foi-lhe reconhecido pelo Governo, em 26 de Fevereiro de 1998, o mérito de pessoa colectiva de utilidade pública, nos termos do artº 3º do Dec. Lei nº 460/77. Foi filiada no Inatel e associada da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio e é membro fundador da Federação de Filarmónicas do Distrito de Coimbra.

Com grande empenho e dedicação da equipa directiva e dos actuais 60 elementos e sob a direcção artística do Maestro Rui Pedro Lúcio das Neves, continua a ser um baluarte cultural e da região da Vila de Ançã. (in facebook)

JOÃO VILÃO e a PHYLARMÓNICA ANÇANENSE no TEATRO LOUCOMOTIVA

ADRIANO FRANCO e a PHYLARMÓNICA ANÇANENSE no TEATRO LOUCOMOTIVA

Phylarmonica Ançanense (Ançã - Cantanhede)